quarta-feira, 19 de setembro de 2012

desafios e oportunidades



TEXTO BASE 

INTRODUÇÃO

TEMA: JOVEM, VENÇA A IMPUREZA!!!




Atravéz de uma perceria firmada com o Blog da debora  quero mais uma vez publicar mais um excelente texto de nossa querida irmã Debora Zibordi e agradecê-la por tão rico texto. Este texto tão bem elaborado certamente irá tocar vidas e enrriquecer a todos que amam a boa e Fiel Palavra do Senhor.





POR DEBORA ZIBORDI:

É tão bom ser jovem! O apóstolo João escreveu que o jovem tem uma qualidade muito importante: a força, portanto, ele é um vencedor (1 Jo 2:14)!
Infelizmente, há jovens cheios de vigor e inteligência cujo caráter não agrada a Deus. Mesmo sabendo da verdade, muitos ainda continuam traçando seus próprios caminhos - caminhos de morte (Pv 14:12). Na Bíblia, temos o exemplo de dois jovens que se tornaram reis e seguiram por direções opostas.

JOÁS E JOSIAS
Você já leu sobre o jovem Joás? Ele começou a reinar aos 7 anos no lugar de Atalia, sua avó, que desejava matar toda a descendência real. Joás foi salvo pela bondosa Jeosebate, que escondeu o menino por 6 anos no templo, até que ele se tornasse o rei (2 Cr 22:10-12). Com a ajuda do sacerdote Joiada, Joás agradava ao Senhor (2 Cr 24:2). Josias também foi coroado ainda jovem, ele tinha apenas 8 anos (2 Cr 34:1). Seus ancestrais não tiveram um reinado nada atraente aos olhos do Senhor. Manassés, seu avô, levantou altares a Baal, sacrificou um filho seu, praticou encantamentos e adivinhações (2 Cr 33).

Já Amom, o pai de Josias, adorou falsos deuses e só reinou por 2 anos, pois foi assassinado por seus próprios servos (2 Rs 21:19-24). Apesar de tudo, Josias fez o que era reto aos olhos de Deus e andou em Seus caminhos (2 Cr 34:2).
Puxa! Que passado a família desses jovens tiveram, não é? E como conseqüência dele, muito cedo na vida, Joás e Josias tiveram que assumir uma grande responsabilidade: a de ser rei! Talvez, o passado de nossa família também não mereça ser relembrado e algumas ações cometidas ontem, nos são reprovadas agora, quando olhamos as consequências! Mas, hoje podemos nos alegrar com Cristo ao nosso lado e construir o mais lindo presente.

O AVIVAMENTO ATRAVÉS DO JOVEM

Será que você, desde jovem, já tem responsabilidades na igreja? Quando temos um compromisso sério com Deus, Ele nos abençoa muito mais do que imaginamos! As bênçãos materiais são conseqüências de nossa dedicação ao Senhor, e as bênçãos espirituais caem como chuva em nossa vida! Isso nos move a desejar um maior avivamento na presença do Senhor. Joás e Josias tomaram uma decisão muito importante durante o reinado: renovar a Casa do Senhor (2 Cr 24:4 e 2 Cr 34:8).

Renovar a Casa do Senhor não significou estabelecer novas regras ou cultos, mas reedificar o templo, fazer com que ele voltasse a ser puro e santo como Deus desejava que fosse. Isso incluiu tirar da nação toda a idolatria estabelecida nos reinados passados (2 Cr 24:7,8 e 34:4)! Quando aceitamos a Jesus, nosso coração deve ser transformado momento após momento! Ansiamos pela renovação espiritual! Para isso, precisamos abandonar a impureza: o pecado que tão de perto nos rodeia (Hb 12:1). Que com nossa fé em Jesus, possamos alcançar o avivamento pessoal, de nossa família, igreja e nação, reparando o templo do Espírito Santo: nossas vidas.

QUANDO A IMPUREZA DESEJA REGRESSAR

A causa de muitos jovens desviados é a volta para as antigas impurezas e ilusões do mundo. E aí, meu amigo? O que você faz quando a impureza deseja pintar no pedaço? Joás nos deu o exemplo do jovem fraco!
Com a morte do sacerdote Joiada, conselheiro espiritual do rei, Joás deu ouvidos aos príncipes de sua nação, que decidiram que a idolatria deveria retornar e ela voltou a tomar lugar no coração das pessoas (2 Cr 24:17).
O que não faltam são as más influências no caminho do jovem cristão! Lembre-se de que estamos no mundo, mas não somos dele (Jo 17:16)!!! Nossa missão é transformar o mundo e não ser transformado por ele!

QUANDO O AVIVAMENTO PERMANECE

Graças a Deus, existem muitos jovens que vencendo o mundo, permanecem avivados e prontos para crescer na vida espiritual! Josias é um grande exemplo.
Com a reforma no templo, um sacerdote, Hilquias, encontrou o Livro da Lei que foi lido perante o rei. Quando Josias ouviu o que estava escrito, rasgou suas vestes, pois os reis antigos e toda a nação não obedeceram ao Senhor, adorando a outros deuses (2 Cr 34:18,19). Uma mulher de Deus, Hulda, profetizou que pela desobediência a nação iria sofrer com o castigo divino (2 Cr 34:24).

Porém, por sua humildade e dedicação, Josias morreria em paz e seus olhos não veriam todo o mal que sobreviria à Jerusalém (2 Cr 34:27,28). Sabendo de tal profecia, Josias não se desviou do Senhor, mas fez um concerto com Deus para servi-Lo com toda a sua alma, ordenando que o povo fizesse o mesmo (2 Cr 34:31,32).
As adversidades e tentações não são desculpas para que um jovem desvie-se de Deus! Quando enfrentamos as lutas, mirando nossos olhos em Jesus, cresceremos espiritualmente, fazendo com que o avivamento seja permanente em nossas vidas.

ESCOLHAS E RESULTADOS

Joás decidiu ouvir as más influências e regressou à idolatria, enquanto que Josias permaneceu obediente ao Senhor em todo o tempo, enfrentando a adversidade.
Os dois reis morreram por conseqüências de guerras, mas a morte de Josias foi lembrada por toda a nação. Até mesmo Jeremias lamentou a morte desse monarca tão admirável em força e dedicação diante do Senhor (2 Cr 35:25).
Por outro lado, Joás foi tão infeliz em seu fim resultante de sua rebeldia espiritual, que terminou assassinado pelos próprios servos depois de ficar gravemente ferido em uma batalha. Joás não ganhou um sepultamento entre os reis, pois não fora digno de tal honra (2 Cr 24:25).
Caro jovem, não importa quais são as circunstâncias ao seu redor, siga puro e forte diante de Deus! Seja exemplar como Josias.

CONCLUSÃO: VENCENDO A IMPUREZA

Lembremo-nos dos segredos para que Josias prosseguisse, vencendo toda a impureza em seu caminho e tornando-se um dos mais importantes reis para a nação eleita:
1. Desde jovem decidiu-se por fazer o que era reto aos olhos do Senhor e andar em seus caminhos (2 Cr 34:2).
2. Buscou a Deus e purificou a nação (2 Cr 34:3).
3. Reparou a Casa do Senhor (2 Cr 34:8).
4. Respeitou a voz de Deus pelo Livro da Lei (2 Cr 34:18,19).
Jovem, se você deseja realmente ser avivado e mostrar ao mundo o poder de Deus em sua vida, é necessário que toda a impureza seja dissipada de seu coração! A luz não pode ter comunhão com as trevas (2 Co 6:14). Fora impureza, eu sou de Jesus!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Obrigado por visitar nosso blog, com mensagens inspirativas, baseado na Bíblia, e vídeos ao seu alcance.