terça-feira, 2 de outubro de 2012
a magestade de deus
TEXTO BASE IS 40: 12: 27
INTRODUÇÃO
TEMA: A MAGESTADE DE DEUS =I
1° O profeta Isaías há dois mil e setecentos anos anunciou, de forma eloquente, a majestade de Deus.
Destacou a supremacia de Deus em relação à criação (Is 40.12: 27),
Á ciência (Is 40.13,14),
Ás nações (Is 40.15-18),
Aos ídolos (Is 40.19,20),
Aos moradores da terra (Is 40: 21,22),
Aos príncipes (Is 40.23,24). Deus é incomparavelmente grande e majestoso.
2° Deus infatigavelmente fortalece ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor.
O profeta Daniel diz que o povo que conhece a Deus é um povo forte e ativo (Dn 11.32).
O conhecimento de Deus é a própria essência da vida eterna.
3° Deus é o nosso criador, provedor, redentor, protetor, consolador e galardoador.
Destacaremos, três aspectos da majestade de Deus:
I° Em primeiro lugar, Deus é majestoso pela obra da criação.
Desde que Charles Darwin publicou seu livro “Origem das Espécies” em Londres em 1959, a teoria da evolução tem se tornado muito popular.
Muitos confundem a teoria da evolução com as verdades científicas.
1° Há aqueles que pensam que o universo veio à existência por geração espontânea.
Outros entendem que o universo é resultado de uma colossal explosão.
2° Outros, ainda, defendem que o universo é resultado de uma evolução de bilhões e bilhões de anos.
Faltam a essas teorias a evidência das provas.
1° Sabemos que o universo é composto de matéria e energia; isso a ciência prova.
2° Sabemos que o universo é governado por leis; isso a ciência prova.
3° Sabemos que massa e energia não geram leis; isso a ciência prova. Logo, alguém fora do universo criou essas leis que governam o universo.
4° O criacionismo tem a evidência das provas. O relato da criação, conforme registrado em Gênesis 1 e 2 está em estreita sintonia com os ditames da ciência.
5° O mesmo autor da criação é o autor das Escrituras.
Embora haja sobejas evidências do criacionismo, comprovadas pela ciência, cremos pela fé, que Deus o criou o universo.
Antes do início só Deus existia.
A matéria não é eterna. Deus trouxe à existência as coisas que não existiam.
Ele do nada tudo criou, tudo sustenta e tudo governa.
II. Em segundo lugar, Deus é majestoso pela obra da providência.
1° Deus não apenas criou o universo, mas também o sustenta.
Ele não é apenas transcendente, mas também imanente.
2° Os deístas acreditavam na transcendência de Deus, mas negavam sua imanência.
Imaginavam Deus como um ser absolutamente soberano, que havia criado o universo como um relojeiro que fabrica um relógio, dá corda nele e o deixa trabalhando sozinho.
3° Como teístas que somos, cremos também na imanência divina. Deus está presente. Nele nos movemos e existimos.
4° É Deus quem nos dá a respiração e tudo o mais.
5° É Deus quem nos dá o sol e a chuva.
6° É Deus quem nos dá saúde e a cura da enfermidade.
7° É Deus quem nos dá o alimento e o apetite.
8° É Deus quem nos dá proteção e livramento.
9° É Deus quem nos dá paz no vale e alegria em meio às lutas.
10° É Deus quem enche a terra de fartura e os mares de riquezas insondáveis.
11° É Deus quem veste os lírios do campo e alimenta as aves do céu.
Deus é a fonte de todo bem e a origem de toda boa dádiva.
III. Em terceiro lugar, Deus é majestoso pela obra da redenção.
1° O mesmo Deus que criou o universo e o sustenta pela palavra do seu poder, também providenciou para seu povo eterna redenção.
2° A salvação não é fruto do esforço humano nem mesmo o resultado de uma parceria entre Deus e o homem.
3° A salvação é uma obra exclusiva de Deus. Tudo provém de Deus que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo.
4° Estávamos mortos em nossos delitos e pecados e Deus nos deu vida. Estávamos longe e fomos atraídos para Deus com cordas de amor.
5° Estávamos manchados pelo pecado e fomos lavados pelo sangue de Cristo.
6° Éramos fracos, ímpios, pecadores e inimigos de Deus, mas fomos alcançados pela graça divina.
7° Éramos filhos da ira, mas agora somos membros da família de Deus, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo.
AUTOR: Rev. Hernandes Dias Lopes
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