sábado, 13 de outubro de 2012

jardim fechado


TEXTO BASE CT4: 12 = 16a

INTRODUÇÃO

TEMA: Jardim Fechado=I

I - Agentes circunstanciais positivos e negativos

Além das delícias do amor, a noiva de Salomão se preocupa com as raposinhas: (CT 2:15)
"Apanhai-nos as raposas, as raposinhas, que fazem mal às vinhas, porque as nossas vinhas estão em flor."
a) Concorrência: (CT 1: 3) "Suave é o aroma dos teus ungüentos; como o perfume é o teu nome; por isso as virgens te amam."
b) Minimização dos outros das razões da admiração pelo conjuge: (CT 5: 9)
"Ó tu, a mais bonita entre as mulheres, diga-nos uma coisa: o que há de tão especial no homem que você ama?





Que nenhum outro homem tem?"      
Com isto se diz que um deles merecia coisa melhor; e que se está exagerando na admiração.
c) O desnível social pode gerar complexos, como vergonha e inferioridade: (CT 8:1)
"AH! quem me dera que foras como meu irmão, que mamou aos seios de minha mãe! Quando te encontrasse lá fora, beijar-te-ia, e não me desprezariam!"    surgem frases como: eu não mereço você.
d) A família que as vezes de protetora vira protecionista: (CT 1: 6)
"Os filhos de minha mãe indignaram-se contra mim, puseram-me por guarda das vinhas; a minha vinha, porém, não guardei."
É bom Ter pais e parentes que se preocupam e abram sua casa o que não pode é haver gerência deles no casamento.    Por isso é um:

II - O jardim fechado – tudo o que acontece nele, tanto bom quanto ruim, embora muito mais coisas boas, deve ser mantido na reclusão de seu perfume e beleza

Como se mantém o jardim fechado:
1° Fidelidade: “Eu sou um muro,... fui tida por digna do meu amado.” (8: 10)
2° Amizade: “Abre a porta, minha IRMÃ.” (5: 2)
3° Santidade: fidelidade e amizade desembocam no rio da santidade: “...imaculada minha” (5.2);  
Deve ser horizontal de vertical.
4° Honra: (CT 3:11) "Saí, ó filhas de Sião, e contemplai ao rei Salomão com a coroa com que o coroou sua mãe no dia do seu desposório e no dia do júbilo do seu coração."    
Quem ama ve motivos suficientes para honrar o outro.
5° Submissão: não clara com em “Leva-me após ti.” (1.4), porém em todo o livro há indícios de submissão.
6ª Amor: a submissão da esposa é estimulada pelo amor do marido.

A ser viço do rei Pr. João Nunes Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Obrigado por visitar nosso blog, com mensagens inspirativas, baseado na Bíblia, e vídeos ao seu alcance.