terça-feira, 2 de outubro de 2012

ÓSCULO DE AMOR: SÍMBOLO DE AFETIVIDADE CRISTÃ

TEXTO BASE 1° PD 5: 14 

INTRODUÇÃO

1. Você gosta de ir a um lugar onde desde a sua chegada e mesmo na sua saída ninguém te cumprimenta?


2. Você voltaria à igreja se ninguém desse a mínima para você? Tertuliano escreveu no século III d.C.: “Que classe de oração pode estar completa se dela se excluir o ósculo santo? Que tipo de sacrifício é aquele do qual os homens se retiram sem a paz?”

3. Você se sentiria amado sem um gesto de amor dos membros da igreja? E se este gesto fosse hipócrita, fingido ou sem amor? A palavra “ósculo” é popularmente “beijo”, do latim “osculum”. 

Era o símbolo do amor fraternal revelado na saudação sem malícia. 

O gesto varia de acordo com a época e a cultura, mas a saudação de uns aos outros é uma ordem bíblica.


I.A SAUDAÇÃO DE UNS PARA COM OUTROS PODE SER FINGIDA – I Pedro 5:14

Pelo fato de existir a possibilidade de ser fingida a saudação do cristão, o apóstolo Pedro ordena: 
“Cumprimentem uns aos outros com beijo de irmão” (NTLH, I Pedro 5:14).

1. A saudação com beijo é cultural refere-se a outros métodos de cumprimentos: O beijo, o abraço, o aperto de mão, o tapinha nas costas são os diversos tipos de saudações entre as mais variadas culturas. 

Embora cada cultura tenha sua própria forma, entre os cristãos a saudação vai além da educação e da ética, é o primeiro passo para a unidade do corpo de Cristo.

2. A saudação com beijo poderia ser sem amor, tanto quanto qualquer outra forma de cumprimento: O beijo de Judas não deve ser a maneira de cumprimentar dos cristãos (Mateus 26:48-49). 

O afeto comunitário na comunidade da fé não deve ser uma lei externa, mas uma atitude interna; do contrário, não há sinceridade; mas malícia e hipocrisia.

3.A saudação fingida revela a verdadeira falta de amor: Judas traiu seu Mestre por não permitiu que o amoroso Deus moldasse seu coração; então, quem moldou seu coração foi o diabo, o qual é mestre em destruir relacionamentos. Tristemente, a saudação de muitos membros do corpo de Cristo é semelhante ao beijo fingido de Judas: destrutível!

II. A SAUDAÇÃO DE UNS PARA COM OUTROS REVELA A CONDIÇÃO ESPIRITUAL DA IGREJA – I Pedro 5:14

1. A falta de saudação na igreja indica que há problemas de relacionamentos: Quando membros ignoram outros membros ou quando a saudação é feita com ironia ou falsidade há problemas; porque onde não há amor também não há humildade e nem harmonia. 

O mesmo espírito que dominou o coração de Judas está dominando o coração de quem causa contendas, dissenções, discórdias e facções dentro da igreja.

2. A falta de amor na saudação é evidente na frieza de uns para com outros: Os líderes da igreja devem estar atentos a fim de impedir que as características de Judas e o mestre da destruição não encontrem espaço no corpo de Cristo. Todos devem ser orientandos com amor cristão como fez Jesus com o traidor.

3. A falta de amor na saudação fez com que o Espírito Santo inspirasse Pedro e ordená-lo: A ordem de saldar uns aos outros com ósculo de amor revela que a saudação deve ser saudável, sincera e espontânea. 

Tal saudação deve revelar o amor divino brotando do coração. Pois, o trato com afetividade é o reconhecimento externo e visível da vida em união com Cristo.

III. A SAUDAÇÃO CALOROSA REVELA AO MUNDO O CARÁTER DE CRISTO NOS MEMBROS DA IGREJA – I Pedro 5:14

1. A igreja é uma comunidade de amor, e o sinal deste afeto é a saudação calorosa: O beijo externava a amizade na comunidade cristã; independente da forma, a saudação deve ser praticada com amor genuíno e sinceridade de coração para revelar a nobreza do caráter de Cristo.

2. A igreja é a família da fé mais forte que a família carnal: Se entre os membros de uma família física há o afeto manifestado na saudação, quanto mais na família espiritual, onde todos são irmãos, cheios do amor divino, filhos do Pai Celestial!

3. A igreja é o corpo de Cristo que deve refletir ao mundo Seu caráter amoroso: A saudação não deve ser uma cerimônia cristã ou uma prática formal, deve ser uma atitude de amor pelos outros; amar como Cristo amou. 

A saudação calorosa é o início da demonstração deste amor.

CONCLUSÃO:

1. A igreja é mais que um local para realizar programas ou uma sociedade com princípios; é uma comunidade em que seus membros revelam o amor de Cristo uns aos outros desde o início, com a saudação, até a despedida, com calorosos cumprimentos (Atos 20:37-38).

2. A igreja é mais que um local de culto, é um grupo de pessoas que vivem o protótipo do que será o Céu, pois o amor cristão no saudar uns aos outros produz um clima celestial.

3. A igreja é mais que uma reunião familiar, é uma agência de amor onde se pratica a fraternidade e a afetividade cristã. Por isso, a saudação afetiva é um dever de cada cristão.

APELO:

1. Não permita que o Diabo, o destruidor de relacionamentos, encontre espaço onde o Deus de amor deveria estar: em teu coração!

2. Não espere que alguém te cumprimente, seja você o primeiro a fazê-lo com sinceridade, espontaneidade e cheio do amor de Deus.

3. Não seja passivo, frio ou indiferente diante das pessoas que Deus tanto ama e instituiu você para revelar esse amor a elas. 

Faça com que cada beijo, abraço ou aperto de mão para com seu irmão seja uma expressão do amor cristão.

Um Forte Abraço! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, PR João Nunes Machado


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Obrigado por visitar nosso blog, com mensagens inspirativas, baseado na Bíblia, e vídeos ao seu alcance.