sexta-feira, 12 de outubro de 2012

ser cheio do espirito santo



TEXTO BASE Is. 35:7a

INTRODUÇÃO

TEMA: A SEDE PRECEDE O SER CHEIO DO ESPÍRITO SANTO=I



A atuação e o  enchimento do Espírito Santo é de conformidade com a indiferença ou desejo de ser cheio.

I - TERRA SECA

1° Crente vazio, indiferente, sem comprometimento com Cristo;
2° Não produz quase nenhuma vegetação
3° Produz abrolhos, cactos cheios de espinhos, não se pode tocar nele;
4° Quando é dia o calor é tórrido, a noite é fria (crente instável).

II - SE TRANSFORMARÁ EM TANQUES OU LAGOS





1ª Água estagnada é sinônimo de que a muito tempo não acontece nada (experiências passadas);
2° Com o decorrer do tempo, água estagnada produz podridão;
3ª  “O meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas.” (Jer.2:13). Ídolos.

III - TERRA SEDENTA (“Ó Deus, tu és o meu Deus, eu te busco ansiosamente; a minha alma tem sede de ti, o meu corpo te deseja muito em uma terra seca e cansada, onde não há água. Sal 63:1). (mundo)

1ª  Desejo profundo de satisfazer a necessidade de água, ouvir/ler os ensinamentos das escrituras, como Israel na volta do cativeiro (“...todo o povo se ajuntou como um só homem, na praça, diante da Porta das Águas, e disseram a Esdras, o escriba, que trouxesse o livro da lei...” Nee 8:1b);
2ª Tristeza,  arrependimento e contrição, ao se compararem ao padrão da palavra, por terem andado longe, e terem adorado ídolos, como Israel chorou quando ouviu a leitura de Neemias (“...Pois todo o povo chorava, ouvindo as palavras da Lei.” Nee 8: 9b);
3ª O sedento não mitiga a sua sede em prazeres efêmeros (“Porque gastais o dinheiro naquilo que não é pão, e o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? Ouvi-me atentamente, e comei o que é bom, e a vossa alma se deleite com a gordura.” Is. 55: 2);
4ª A sede se manifesta no crente que tem desejo de crescer mais (“desejai ardentemente, como meninos recém nascidos, o puro leite espiritual, para por ele crescerdes para a salvação,” I Ped 2: 2);
5ª Todos os avivamentos espirituais da história bíblica e secular foram precedidos por uma grande valorização à Palavra. Ex.: Esdras, Josias (achei o livro da lei), Asa, Nínive / Martinho Luthero, Wesley, etc.
O verdadeiro avivamento não traz emocionalismo.

IV - SE TRANSFORMARÁ EM MANANCIAIS DE ÁGUAS

1° Pedro. Luc. 22: 32
2° E Espírito Santo é o vento para nossas velas. Percebe-se a diferença num crente cheio - o bêbado é diferente.
a) No modo de falar: “com salmos, uma nova canção”. Ef. 5.19
b) Não gasta tempo à toa.
c) Começa a dar graças.
d) Se torna um servo.
3° Embora representado por símbolos (azeite, pomba, água, selo) Ele é Deus.
4ª “Quando eu for, enviarei outro consolador.” A atuação da trindade na história. VT o Pai, Evangelhos o Filho, Atos o Espírito Santo.
5ª A cia do Espírito Santo: “Quem crê em Mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva”. Jo 7:38.
Qual é a sua escolha: o conformismo de terra seca e água estagnada ou o desejo constante e consumidor pelas águas vivas.
(Espírito, enche a minha vida.)

A ser viço do rei Pr. João Nunes Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Obrigado por visitar nosso blog, com mensagens inspirativas, baseado na Bíblia, e vídeos ao seu alcance.