quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

O SENHOR É A SALVAÇÃO

VOLTAR-SE PARA DEUS


TEXTO BESE IS 45: 22

Isaías que quer dizer : “O SENHOR É A SALVAÇÃO”.


O cenário político que vivia o povo de Israel era o seguinte: era uma época de opressão e caos total. Muitas alianças foram estabelecidas com potências estrangeiras a fim de protelar a sujeição total à Assíria.

 Em relação ao cenário espiritual, o momento vivido era: deterioração total, pois o rei Acaz começou a cortejar alianças estrangeiras em vez de confiar no Senhor(Is.7: 12).

Isaías enfatizou energicamente a necessidade de um coração reto e a existência de justiça social.

A queixa inicial do Senhor era que Israel tinha substituído a justiça por maldade, violência, assassínio e roubo(Is.1:16-23).

Diante da situação vivida por Israel naquele momento, Deus se apresenta para o povo como o único Deus verdadeiro e justo, e que todo o povo olhe para Ele para alcançar a Salvação que vem dEle mesmo.

INTERROGATIVA: Quais seriam então os propósitos de Deus em apresentar-se dessa maneira, em especial ao seu povo e as demais nações?

TRANSITIVA: Dentro do contexto, veremos três propósitos revelados neste versículo, pelos quais Deus assim se apresenta:


DESENVOLVIMENTO:

I° PORQUE ELE É O DEUS QUE SE REVELA IS 45: 18 =19

IS 45: 18 - Porque assim diz o Senhor que criou os céus, o único Deus.

O Criador é o único Deus.

Ele formou a terra e tudo quanto há nela; Ele estabeleceu a terra por meio de Seus decretos e de acordo com a Sua soberana vontade. Ele instituiu a boa ordem e a harmonia.

Criou a terra para que fosse habitada. Aos habitantes da terra Ele revelou Sua vontade e Sua salvação.

As promessas do pacto, combinadas à afirmação monoteísta(Dt. 6: 4), constituem a base da esperança sobre o estado eterno.

IS 45: 19 - Não falei em segredo, nem em lugar algum de trevas. Embora Deus seja transcendental

 IS 45: 15, deixou certas coisas abundantemente claras; elas não são referidas nem em segredo nem nas trevas.

O que Deus se revelou, é suficiente para que todos possam crer que Ele existe.

Ele instruiu o povo de Israel, os descendentes de Jacó, para que O busquem em meio ao caos deste mundo; pois, se assim fizerem, encontrarão bênçãos em Sua revelação harmoniosa e também descobrirão o que é moralmente correto.

 Portanto, Deus não se acha nas doutrinas caóticas dos pagãos (Is. 41: 29).

As palavras de Deus são práticas, tratando do que é reto, da justiça e da salvação, com benefícios para os homens.

IS 45: 19 - Em lugar algum de trevas da terra. Não é em qualquer lugar oculto ou obscuro que os homens buscam e encontrarão Deus.

Os pagãos gostavam de buscar suas divindades em lugares escuros e em condições misteriosas.

Estrabam, historiador e filósofo grego, disse que o lugar das pessoas saberem sobre o seu destino futuro ficava em uma caverna de considerável profundidade.

Diodoro, outro filósofo e historiador grego, disse que para as pessoas saberem sobre o seu futuro, esse lugar era um dos grandes abismos da terra.

Ambos estavam equivocados; para se saber sobre o futuro não se precisa ir em tais lugares.

A revelação de Deus é franqueada a todos, está disponível para todos e é eficaz para todos(Is.52:10).

II° PORQUE OS DEUSES NÃO PODEM SALVAR IS 45: 20 -21

IS 45: 20 - Congregai-vos, e vinde; chegai-vos todos juntos.

Os sobreviventes das nações são convidados a abandonar, de uma vez por todas, as práticas idólatras e voltar-se para Deus, que é o único e verdadeiro Deus.

Aquele que é capaz de salvar e, realmente, salvará todos que se achegarem a Ele.

Esses devem abandonar o caminho do “nenhum conhecimento” e adotar o “conhecimento do Senhor”(Is.11: 9).

IS 45: 21 Declarai e apresentai as vossas razões.

O único e verdadeiro Deus é o Salvador; e, se os homens querem salvação, devem voltar-se para Ele.

As pessoas sempre apresentam suas justificativas por orar a deuses que não podem salvar.

Por essa razão, Deus os convida a aconselhar-se com Ele(
Ap.3:18); reunir-se de forma razoável, buscando verdadeiramente a verdade; ouvir as verdades antigas sobre as quais Israel falava o tempo todo, visto que esse povo tinha revelações e verdadeiros profetas.

III° PORQUE ELE É SENHOR , SALVADOR E JUIZ IS 45: 22 -23

 IS 45: 22 – Olhai para mim, e sede salvos, vós, todos os homens da terra. 

Deus convidou as nações a aconselhar-se com Ele

IS 45: 21; e agora Ele as chama para voltar-se a Ele em arrependimento(At.17:30), buscando a salvação no Único que pode concede-la, porquanto não existe outro Deus nem outro Salvador.

IS 45: 23 – Por mim mesmo tenho jurado; da minha boca saiu o que é justo. Haverá sujeição universal a Deus.

Todos os joelhos se dobrarão diante Dele. Fp.2: 10

“Ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra.”

Há de chegar o Dia em que todo joelho, tanto nos céus(seres celestiais), na terra(seres humanos) e debaixo da terra(espíritos dos mortos), irão se dobrar diante do Rei dos reis e Senhor dos senhores, JESUS CRISTO.

CONCLUSÃO:

 Diante da revelação divina através de Jesus Cristo, para ser o Senhor e Salvador de todo aquele que nele crer; diante da impossibilidade do homem tentar chegar a Deus por outro caminho, pelo qual não o Senhor Jesus; diante da perspectiva que um dia todos compareceremos diante do tribunal de Deus para sermos julgados conforme nossas atitudes; não nos resta outra alternativa, a qual é verdadeira, de abraçarmos os propósitos de Deus, voltarmo-nos para Ele, recebermos pela Seu Filho, a purificação dos pecados, a justificação dos nossos atos, isto antecipadamente, pois Ele já consumou na cruz tudo que era para nós. 

Rendamo-nos aos pés do Senhor Jesus, pois, “ouve, ó Brasil, o SENHOR nosso DEUS, é o ÚNICO DEUS”. AMÉM!!!


Um Forte Abraço! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, PR João Nunes Machado


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Obrigado por visitar nosso blog, com mensagens inspirativas, baseado na Bíblia, e vídeos ao seu alcance.