domingo, 10 de fevereiro de 2013

um arauto chamado paulo = porta voz


TEXTO BASE ATOS 18: 9=10

INTRODUÇÃO

TEMA: UM ARAUTO CHAMADO PAULO (Mensageiro, porta-voz) =I

“E disse o Senhor em visão a Paulo: Não temas, mas fala e não te cales.”
“Porque Eu sou contigo, e ninguém lançará mão de ti para te fazer mal, pois tenho muito povo nesta cidade.”
Paulo em Corinto foi alvo de muitas lutas que o deixaram abatido.
Mas, o Senhor vem ao seu encontro, decifrando seu estado emocional, confortando-lhe ao dizer:
NÃO TEMAS.  
Em seguida, após acalmar seu coração, também lhe diz: FALA, E NÃO TE CALES




1ª Porque voce não vai sozinho – Pois Eu sou contigo
At 18: 10 – Mostra-nos tres razões dadas pelo Senhor a Paulo para ser um pregador:
2ª Porque Eu vou te proteger – E ninguém lançará mão de ti para te fazer mal
3ª Porque Eu vou salvar – Pois Eu tenho muito povo nesta cidade
Todos aqueles que desejam ter um Ministério aprovado – encontram na vida exemplar de Paulo, um precioso exemplo.
Em Paulo, nós encontramos o protótipo inspirador, do que um homem totalmente confiado nas mãos de Deus pode realizar na sua geração e influenciar as futuras.
O apóstolo Paulo é um verdeiro exemplo de abnegação, despreendimento e prontidão como pregador do Evangelho.
1º Pronto para ministrar – 2° Co 12: 14 “Eis aqui estou pronto, para pela terceira vez ir Ter convosco e não vos serei pesado, pois que não busco o que é vosso, mas sim a vós; porque não devem os filhos entesourar para os pais, mas os pais para os filhos.”

2º Pronto para sofrer e pronto para morrer – Atos 21: 13 
“Mas Paulo respondeu: Que fazeis vós, chorando e magoando-me o coração?   Porque eu estou pronto, não só a ser ligado, mas ainda a morrer em Jerusalém pelo Nome do Senhor Jesus.”
3º. Pronto para pregar – Rm 1:15 “E assim, quanto está em mim, estou pronto para também vos anunciar o Evangelho...”
Algumas das principais razões porque Paulo foi um pregador eficaz:

Iª PAULO FOI UM PREGADOR CHAMADO
1° Tm 1: 12 E dou graças ao que me tem confortado, a Cristo Jesus, Senhor nosso, porque me teve por fiel pondo-me no ministério.
Dois aspectos na chamada de Paulo:
1º Primeiro - Deus o chamou para Si – At 9:15,   13: 2 / Lc 6:12,13
2º Depois – Deus o chama para a Obra – At 9:15 / 13: 2

 TIPOS DE CHAMADAS OU FORMAS DE SER POSTO NO MINISTÉRIO:

 1. POSTO POR SI MESMO – Hb 5:4
 2. POSTO PELOS AMIGOS – Gn 12:4
 3. POSTO POR ORGANIZAÇÕES
4.. POSTO POR NEGOCIATAS
5.  POSTO POR DEUS – 1 Tm 1:12

II.  PAULO FOI UM PREGADOR HUMILDE
 Se considerava incapaz – 1° Co 3: 5
 Reconhecia que o que pregava vinha do Senhor – 1° Co 11: 23
 Pedia oração da Igreja para que não lhe faltassem mensagens – Ef 6: 19
1° Dos pecadores – o principal – 1° Tm 1:15
2° Dos santos – o mínimo – Ef 3: 8
3° Dos apóstolos – o menor – 1° Co 15: 9

III. PAULO FOI UM PREGADOR COMPLETO
Um pregador para ser considerado completo ele precisa atender a 3 requisitos:
1° Bíblico – At 20: 27,   2° Tm 4:13
2° Evangélico – Rm 1:16, 1 Co 9:16
3° Profético – 1 Co 15:1-58, 1° Ts 4:13 =18,5:1-5

IV. PAULO FOI UM PREGADOR DE ORAÇÃO
“Paulo dispunha de muitas forças singulares em seu ministério.
Sua conversão tão notável e radical, foi um perfeito depósito de munições de guerra ofensiva e defensiva.    
Seu chamado para o apostolado foi claro, luminoso e convincente.    
Mas, essas forças não foram as mais poderosas energias, que produziriam os maiores resultados em seu ministério.     O curso de Paulo foi mais distintamente moldado e sua carreira se tornou mais poderosamente bem-sucedida pela ORAÇÃO, do que por qualquer outra força.”
(Edward M. Bounds)

V° CARACTERÍSTICAS DA ORAÇÃO DE PAULO:
1° Era perseverante – 2° Tm 1: 3; 1° Ts 5: 17; Ef 6:18; Rm 12:12
° Era diligentes – Cl 2: 1
3° Era submissas – 2° Co 12: 8,9
4° Era inspirada pelo Espírito Santo – Ef 6:18
5° Era estratégica – Ef 3:14 =20; Cl 2:1 =3
A ser viço do rei Pr. João Nunes Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Obrigado por visitar nosso blog, com mensagens inspirativas, baseado na Bíblia, e vídeos ao seu alcance.