sábado, 30 de março de 2013

deus deseja usar você= parte =ii


TEXTO BASE FP 2: 3

INTRODUÇÃO 

TEMA: DEUS DESEJA USAR VOCE=PARTE=II
Jesus nos ensina uma segunda coisa:
Será que não há tempos em que quando amara a alguém - uma filha, um filho, marido, esposa, amido, colega de trabalho, o máximo que podemos e mesmo assim não é suficiente?
Jesus disse: Procure uma nova maneira de fortalecer o seu amor por outras pessoas.
William Morris escreveu um poema certa vez entitulado: "Amor é Suficiente".
Um crítico, escreveu um comentário bem breve quando escreveu estas duas palavras:
"Não é"  E nunca é suficiente o nosso amor humano.



Precisamos de uma força maior. Jesus deseja dar-nos uma força maior.
Nós vimos o grande mandamento e o segundo mandamento, Jesus disse: Eu quero dar a vocês um novo mandamento. Veja o que Ele disse em João 13: 34:
"Por isso Eu estou dando a vocês agora um novo mandamento - amem-se tanto uns aos outros quanto Eu amo a vocês."  Jo. 13: 34 (BV)
Veja isso e pergunte-se a si mesmo:
O que é tão novo acerca disso? Amar o seu próximo, amar uns aos outros. O que é novo acerca desses mandamentos?
A qualidade do amor é o que é novo. No maior de todos os mandamentos
Ele disse: Ame com o seu todo -- seu coração, sua mente, sua alma e suas forças.
O segundo mandamento diz: Ame como você se ama.
A única maneira como serei capaz de amar desta maneira é buscando e dependendo da força que Jesus nos dá para amar.

Jesus apenas deseja que entendamos quão grande é este amor.
Em Lucas 6: Ele nos dá esta direção. Ouça como se você fosse um dos discípulos, sentados diante de Jesus, ouvindo isso pela primeira vez. O que é que eles devem ter pensado?
Jesus olha para eles e diz:
"Amem seus inimigos!" Isso é bem difícil! Como é que eu vou amar aos meus inimigos.
Então ele diz: Deixe-me fazer isso mais prático: "Faça-lhes o bem." Uma coisa é amar os meus inimigos, mas agora tenho que fazer o bem a eles também, Senhor? Isso é muito difícil.
Como é que eu vou fazer isso?
Então Jesus diz: "Emprestem a eles! " Isso é demais, Senhor.
Emprestar a eles? Emprestar aos meus inimigos? Será que isso deixa você chocado?
Será que a maior parte de vocês está emprestando aos seus inimigos regularmente?
Então Jesus continua: "Não se preocupem com o fato de que eles não pagarão de volta."
Jesus, eu não posso acreditar nisto que estou ouvindo!  -- Aqueles discípulos devem ter pensado.
Como é que posso amar desta maneira?
Jesus está tentando nos dar uma ilustração Ele está tentando dizer:
O tipo de amor que eu estou desafiando vocês a demonstrarem, não é algo que vocês fazem por si mesmos, com suas próprias forças.

Você terá que encontrar uma força maior.
Veja como é que ele termina este verso e põe tudo em perspectiva.
 "Assim a recompensa que virá do céu para vocês será muito grande, e verdadeiramente você estão agindo como filhos de Deus; porque Ele é bondoso com os mal-agradecidos e com aqueles que são muito maus." Lc. 6: 35 (BV)
Estou feliz com o que Deus  me deu quando eu não estava nem prestando atenção a Ele.
Romanos 5: 8 diz: "Enquanto éramos ainda inimigos de Deus, Ele enviou Jesus Cristo para morrer na cruz por nós." Este é o exemplo, Jesus diz.
Este é o novo tipo de amor que pode acontecer em nossas vidas.
Você deseja melhorar sua habilidade de amar?
Eu desejo. Como é que fazemos isso?

Precisamos de pelo menos quatro coisas:
1° Precisamos de um exemplo melhor para melhorar o nosso amor.
Todos tendemos a seguir o exemplo com o qual crescemos.
Tendemos a criar os filhos da maneira como fomos criados.
Tendemos ter o mesmo tipo de relacionamento no casamento que vimos enquanto crescíamos.
Tendemos a nos relacionar com outros crentes como víamos as pessoas se relacionarem com outros crentes. Tendemos a fazer isto.
O problema é, e se tivemos um mal exemplo?
A verdade é que todos tivemos exemplos imperfeitos. Nós precisamos de um exemplo melhor.
Jesus diz: "Eu quero oferecer isto para você."
Ele diz que isso funciona da seguinte maneira:
"O Pai me amou e como o Pai me amou, o exemplo que vi no Seu amor, eu amei vocês da mesma maneira.
Eu tomei aquele poder e usei para amar a vocês.
Vamos dar um passo adiante.
O amor que eu amei a vocês, quero que vocês o tomem e quero que vocês amem uns aos outros com esse mesmo tipo de amor.
Dependa do meu poder para amarem uns aos outros.
“Assim o mundo poderá ver como é que é o Meu amor -- um exemplo melhor."
1ª Jo. 4: 19 (NVI) diz: "Nós amamos porque ele nos amou primeiro."

Eu olho para o Seu exemplo e depende das forças dEle.
2° Também preciso de uma fundação mais forte para amar.
Nenhum de nós pode dar o que não recebeu. Isso não faz sentido.
Como é que podemos dar alguma coisa que ainda não recebemos?
Eu não posso dar o perdão a alguém, a menos que eu tenha recebido o perdão.
Eu não posso dar a alguém amor incondicional ou graça, à menos que eu tenha recebido-o.
Jesus Cristo nos proporciona a fundação onde sempre podemos encontrar perdão.
Eu posso sempre descobrir nEle graça. Eu posso sempre encontrar nEle amor incondicional.
Quando eu edifico o meu amor nesta fundação, nunca irei falhar.
O amor humano vai decepcionar você mais cedo ou mais tarde.
Até mesmo os melhores relacionamentos que você tenha não são perfeitos.
Mas em Jesus Cristo eu posso encontrar um relacionamento perfeito no qual posso construir uma habilidade mais forte de amar no qual não irei falhar.
3° Também preciso de um propósito mais alto para amar.
Jesus disse: "Ame uns aos outros assim de tal maneira que o mundo possa ver que vocês são meus discípulos."

O amor precisar ter um propósito que é maior do que ele mesmo.
Isto é uma surpresa para Hollywood e para todas aquelas canções de amor que você ouve.
Às vezes parece que o amor humano é o propósito mais elevado do mundo, mas Jesus diz que Ele te um propósito que é mais alto que o amor por si mesmo.
Doutra forma ele se parecerá como aquele tipo de amor que aparece nas músicas country e quem é que deseja este tipo de amor?
Aqui está o propósito que Jesus disse: "Seu amor pode mostrar ao mundo como é que é o Meu amor."
Este é o propósito maior. Nós temos a habilidade para fazer isto.
4° Também preciso de um poder maior para amar.
Cuidado
Não tente amar desta maneira baseado em seu próprio poder.
Não tente aceitar este desafio e fazer isso baseado em sua própria energia, em suas próprias forças.
A razão pela qual Jesus nos deu este novo mandamento era para ajudar-nos a entender que temos que depender das forças dEle.
Tenho que pedir pela ajuda dEle para amar os outros dessa maneira, para procurar amar como Jesus ama.
Vemos na vida de Jesus a terceira coisa, o terceiro desafio para amar.

III° PERCEBA A MANEIRA COMO VOCÊ TRATA OS OUTROS.
Este é o mais difícil para mim. Uma coisa é valorizar os outros com o valor mais elevado.
Outra coisa é amar os outros com um amor maior, mas é muito difícil ser bonzinho com as pessoas no dia a dia da vida. Esta é a razão pela qual Jesus  deu-nos uma coisa chamada de Regra Áurea.
Tudo diz respeito à maneira como nós tratamos os outros. Lc. 6: 31 (BV)
"Trate os outros como quer que os outros tratem você."  Esta é uma regra simples.
Todos os pais sabem que há um possível buraco na Regra Áurea.
Você diz: Trate os outros da maneira que você quer que eles o tratem e os seus filhos vem a você e dizem:
 "Mas eu quero ser derrubado no chão e ter o meu rosto numa casa de formigas.
“Eu gosto disso! Portanto, seu eu gosto disso, eles devem gostar também." E esta é uma brecha.
Tenho conversado com o meu filho mais velho acerca disso freqüentemente.
Semana passada eu disse: "Ryan, você entendeu que uns versos logo depois da Regra Áurea para ajudar você a entendê-la há uma Regra de Platina no livro de Lucas?"
A Regra de Platina em Lucas 6: 36: "Procurem demonstrar tanta compaixão, como o seu Pai faz."  Lc. 6: 36 (BV)

Esta é uma regra totalmente nova.
Ryan teve uma nova compreensão quando eu compartilhei com ele essa Regra de Platina. Ele olhou para mim e disse:  "Ah, bem..."
Isto põe tudo em perspectiva. Isto me diz o que a Regra Áurea realmente significa.
Nisto eu descubro o amor de Deus na maneira como eu trato os outros. Isto é a parte mais difícil.
Um coisa é dizer
"Eu quero amar você." Outra coisa é tratar você bem. Uma coisa é dizer:
"Eu quero amar você" e outra coisa é quando você tem um problema e você deseja conversar comigo na hora do meu show de TV favorito. Uma coisa é dizer: "Eu amo você com todo o meu coração."
Outra coisa é decidir quem é que vai receber aquela última colher de sorvete.
Trate os outros de uma maneira completamente nova.
A Bíblia é muito clara acerca de como tratar as pessoas e acerca de como não tratar as pessoas.
Posso falar tudo o que quiser acerca de um compromisso para com um grande relacionamento, mas se minha conversa não muda a maneira como eu trato os outros, nada tem valor.
A Bíblia diz:

Aqui está uma maneira de como não tratar as pessoas em relacionamentos.
Fp. 2: 3 (NVI) "Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos."
Circule as palavras "ambição egoísta" e "vaidade".
Estas são duas atitudes que são garantidas para destruir relacionamentos.
Ambição egoísta -- O que é que receberei? Qualquer tempo em que levamos um relacionamento baseado em
 "O que é que eu vou ganhar com tudo isso?" ele será destruído. Não funcionará.
É com alguém que diz: "Terei um bebê, para que o bebê satisfaça as minhas necessidades de amor e conforto."
O que acontece quando eles acordam às 2 da manhã?
E as 3, às 4 e às 5 e as suas necessidades não são supridas porque você tem que dar amor?
Vaidade -- Como é que pareço? Algumas vezes usamos relacionamentos como um bracelete de ouro -- usando a pessoa com quem estamos para que nos sintamos melhor.
Este tipo de amor não funciona.
A Bíblia também nos diz o que funciona em relacionamentos. 1° Co. 13: 4=5 (BV)
Não dão uma lista de lavanderia, do que faz o nosso relacionamento funcionar.
"O amor é muito paciente e bondoso, "  Isto é como deveríamos tratar os outros -- com paciência e bondade. "...nunca ;e invejoso ou ciumento"  Hollywood tenta fazer-nos crer que ciúme é igual a amor, mas isso é uma mentira.

Não é verdade.
Ciúme é insegurança, não amor ; "... nunca é presunçoso nem orgulhoso, nunca é arrogante, nem egoísta, nem tampouco rude.
O amor não exige que se faça o que ele quer. Não é irritadiço, nem melindroso. .."
Este é o tipo de relacionamento que funciona. Amor é paciente. Tem que ser paciente.
Gastamos muito tempo da vida em salas de espera.
Amor genuíno terá que ser paciente com outras pessoas. Se você realmente ama a alguém, algumas vezes terá que esperar por essa pessoa. Algumas vezes terá que esperar que cresça.
Algumas vezes terá que esperar que mude. Algumas vezes terá que esperar que seja curado, ou que se motive.
Deus espera por mim para crescer e mudar e ser curado e ser motivado.
Este é o tipo de amor que Ele nos desafia em nossas vidas. É isto que é amor.
"...Não guarda rancor e dificilmente notará o mal que outros lhe fazem."  Eu tenho um segredo acerca do seu marido/ esposa/ filhos/ melhores amigos/ pais... Ele cometem erros, às vezes de propósito! Algumas vezes eles tem um coração rebelde. Eles são pecadores.
Talvez o segredo real parte disto  seja: Eles apenas são como você. Todos somos pecadores.
Todos precisamos do perdão de Deus.
Por causa disso, se relacionamentos vão funcionar, o perdão é uma das maneiras chaves que precisamos tratar as pessoas.

Dietrich Bonhoeffer era um pastor que foi aprisionado em um campo de concentração nazista alemão durante a Segunda Guerra Mundial. Eventualmente ele até morreu por causa de sua fé neste campo.
Enquanto estava lá, ele escreveu uma carta a um casal que estava se preparando para o casamento.
"Vivam juntos em perdão, pois sem isso, nenhum relacionamento permanece, muito menos um casamento pode sobreviver. Não insista em seus direitos. Não descubra faltas uns nos outros.
Aceitem um ao outro como vocês são.
“E perdoem um ao outro todos os dias do fundo do seu coração." Esta é a receita para grandes relacionamentos.

Esta é a maneira como Deus me ama. Jesus Cristo me perdoa todos os dias do fundo do Seu coração.
É isto que a cruz significa. Aquela cruz me concede o poder para perdoar os outros.
Eu jamais poderia perdoar a alguém sem aquele poder.
Mas eu posso ver na aquela cruz o início de como fazer isso em meu relacionamento.
Tratar os outros da maneira como Jesus me trata.
Quem é que você precisa perdoar por alguma coisa que aconteceu ontem, ou há vinte anos atras?
Quando se trata deste tipo de amor, Jesus é o exemplo perfeito. Ele nos mostrou a maneira. Mas é mais do que isto. Ele não apenas mostrou-nos como amar. Ele amou-nos desta maneira.
Ele nos ama com este tipo de amor.

1° Jo. 4: 9=10  (NVI)"Foi assim que Deus manifestou o amor entre nós: enviou seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por meio dele.
“Nisto consiste o amor; não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que Ele nos amou e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados."
Se você deseja ver amor real, veja a cruz de Jesus Cristo. Isto é amor real.
Todos queremos melhorar nossos relacionamentos. Não tente melhorar seu relacionamento sem um relacionamento com Jesus Cristo.

É aqui onde começa tudo. Comece com um relacionamento com Ele. Você não tem que esperar até a Páscoa ou até uma hora mágica para fazer isso.
Você pode começar este relacionamento com Jesus Cristo no Domingo de Ramos, hoje mesmo.
Também não tem que ser num Domingo. Pode ser numa Segunda ou numa terça.
Alguns de vocês, estão precisando disso agora mesmo. Se os seus relacionamentos vão melhorar, você precisa do poder e da força de Jesus cristo.
Por que não começar hoje mesmo? É muito simples.
Você simplesmente fala com Ele em oração e diz a Ele:
"Eu quero começar um relacionamento contigo, Jesus Cristo."
Deixe-me dar-lhe a oportunidade de fazer isto agora mesmo:

Oração:
"Jesus Cristo, é isso aí. Hoje eu estou começando um relacionamento contigo. Peço-Te que me perdoe pelas coisas erradas que tenho feito. Obrigado po ter-me dito que sou perdoado de tal maneira que eu posso sentir-me mais perto de Ti. Desejo que comeces a mostrar-me como viver. Dirija a minha vida. Guia-me. Tenho muita coisa para aprender. Será que podes ensinar-me?"
Alguns de vocês já tem começado este relacionamento com Jesus Cristo e hoje vocês apenas precisam olhar para Deus em seu coração e pedir a Ele por força para amar aos outros. Vocês podem até mesmo dizer a Ele: "Estou cansado de tentar fazer isso baseado em minhas próprias forças. Deus, será que poderias dar-me uma nova força para amar as pessoas à minha volta esta semana, para amar alguém que é difícil amar, amar em um relacionamento com o qual estou realmente lutando?" Peça a Ele por esta força.
"Jesus,  Te agradecemos porque Tu os amas. Te agradecemos porque nos amas tão claramente que não temos que ficar adivinhando. Foste à cruz e deste tudo por nós. Senhor, nós oramos para que possamos encontrar em Teu amor e no relacionamento que temos contigo, a habilidade de ver os relacionamentos em nossas vidas melhorarem e começarem a crescer. Nenhum de nós é perfeito, Senhor. Todos temos lutas e dificuldades. Mas podemos também crescer. Ajuda-nos a crescer em nossos relacionamentos pelo resto de nossas vidas. Na medida em que nos aproximamos de Ti, ajuda-nos a nos aproximarmos de outros. Pedimos no nome de Jesus. Amém."

A ser viço do rei Pr. João Nunes Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Obrigado por visitar nosso blog, com mensagens inspirativas, baseado na Bíblia, e vídeos ao seu alcance.