quarta-feira, 20 de março de 2013

O Senhor é o Meu Pastor; Nada me Faltará


TEXTO BASE SL 23: 1=6

INTRODUÇÃO 

TEM: O Senhor é o Meu Pastor; Nada me Faltará

1° O Senhor é o meu pastor; nada me faltará.
2° Deitar-me faz em pastos verdejantes; guia-me mansamente a águas tranqüilas.
3° Refrigera a minha alma; guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome.
4° Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.
5° Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos; unges com óleo a minha cabeça, o meu cálice transborda.
6° “Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida, e habitarei na casa do Senhor por longos dias”.



Publicado em Abundãncia, Alegria, Comunhão, Dependência, Esperança, Fidelidade, Misericórdia, Proteção e Segurança, Providência, Provisão, Regozijo, segurança, Vitória, tagged davi, escritura, maravilha, relacionamento, salmo 23.
O salmo 23 foi escrito por Davi na visão e perspectiva de um pastor de ovelhas.
E como tal, Davi conhecia todas as implicações e realidades desse trabalho.
Ele olha para Deus e vê que assim como ele lidava e tratava suas ovelhas, era também cuidado e tratado por Deus que era o seu pastor.
Desta forma com muita propriedade ele apresenta realidades que eram vividas no cotidiano de seu trabalho e as aplica ao contexto espiritual, observando assim a maravilhosa forma como Deus cuidava de sua vida.
O mesmo cuidado Deus continua dispensando às suas ovelhas ainda hoje.
Ele continua sendo e sempre será o nosso grande Pastor.
O texto nos afirma: “O Senhor é o meu Pastor; nada me faltará.” Ele supre todas as nossas necessidades.
Portanto, temos a certeza de sua presença plena em nossas vidas cuidando de nós.
Muita das vezes como ovelhas nos distanciamos do aprisco e nos afastamos do nosso Pastor.
Contudo, Ele é fiel e nunca nos abandona.
Ele sempre virá em busca de suas ovelhas.
Duas verdades são aqui destacadas:

1° Pastor Pessoal.
Ele é o “meu pastor…”. Ele tem conosco uma relação pessoal.
Ele conhece chama pelos nomes as suas próprias ovelhas. (Jo 10: 3).
Ele nos conhece pessoalmente.
Ele conhece suas ovelhas intimamente, uma por uma, e cuida delas individualmente.
Ele conhece as ovelhas uma por uma, tratando-as bondosamente, como indivíduos.
As ovelhas têm contato pessoal com o pastor.
A Escritura Sagrada diz:
“As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; e dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará das minhas mãos.” (Jo 10: 27,28).
Isto é relacionamento pessoal:
“O Senhor é o meu Pastor…” Isto fala também de comunhão pessoal com Ele.

2° Pastor Suficiente.
“… nada me faltará.” Ele é o pastor que supre suas ovelhas em quaisquer circunstâncias.
A ovelha é um animal indefeso, míope e incapaz de cuidar de si mesma.
Ela necessita do cuidado do pastor.
E Cristo tem toda a condição para suprir suas ovelhas de forma plena.
Descanse e confie no Senhor, pois na hora certa Ele sempre tem a resposta de suprimento para suas ovelhas. Ele tem suprimento abundante e suficiente. “… nada me faltará.”
Não faltará alimento. (SL 23: 2). – “Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas”.
Não faltará refrigério. (SL 23: 3ª). – “Refrigera a minha alma…”
Não faltará direção. (SL 23: 3b). – “… guia-me pelas veredas da justiça…”
Não faltará segurança. (SL 23: 4a). – “Ainda que eu andasse pelo vale da sobra da morte, não temeria mal algum…”

Não faltará companhia. (SL 23: 4b). – “pois tu estás comigo”
Não faltará Consolo. (SL 23: 4c). – “… a tua vara e o teu cajado me consolam.”
Não faltará suprimento. (SL 23: 5a). – “Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus adversários…”    
Não faltará unção. (SL 23: 5b). – “… unges-me a cabeça com óleo…”
Não falta regozijo. (SL 23: 5c). – “… o meu cálice transborda.”
Não faltará bondade e misericórdia (SL 23: 6a). – “Certamente que a bondade e a misericórdia me seguiram todos os dias da minha vida…”
Não faltará convicção. (SL 23: 6b). – “… habitarei na casa do Senhor por longos dias.”
Ele faz tudo quanto pode para cuidar delas, por possuir por elas um afeto genuíno, protegendo-as do perigo, suprindo-lhes todas as necessidades.

CONCLUSÃO
O resultado destas certezas na vida daqueles que foram lavados e remidos pelo Sangue de Cristo, sem dúvida é Alegria completa por pertencer ao rebanho de Cristo.
Um rebanho cuidado pelo Sumo Pastor e caminha para os céus.
A ser viço do rei Pr. João Nunes Machado

TEXTO BASE 2ª CRONICAS 32: 7=8 / IS 41: 10

INTRODUÇÃO 

TEM: Não Temas, Deus Está no Controle

7° “Sede corajosos, e tende bom ânimo; não temais, nem vos espanteis, por causa do rei da Assíria, nem por causa de toda a multidão que está com ele, pois há conosco um maior do que o que está com ele”.
8° “Com ele está um braço de carne, mas conosco o Senhor nosso Deus, para nos ajudar e para guerrear por nós. E o povo descansou nas palavras de Ezequias, rei de Judá”.
IS 41: 10 “Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça”.

Avivamento, Combate, Confiança, Coragem, Esperança, Fé, Graça, Guerra, Livramento, Medo e Desespero, Paciência, Perseverança e Determinação, Proteção e Segurança, Virtude, Coragem, Corajoso, Medo e Desespero, Perseverança e Determinação, segurança, Vitória em julho, http://eloizio.wordpress.com/category/paciencia/
Numa época em que as notícias ruins nos rodeiam, pode parecer até contraditório este mandamento de Deus, especialmente para as pessoas que crêem nesta verdade.
Não é toa, que a expressão “Não Temas,” aparece 365 vezes nas Escrituras, ou seja, uma para cada dia do ano.
Este mandamento, como via de regra, antecede uma promessa para as nossas vidas.

Vejamos:
1- “… Não Temas… eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão.” (Gn 15: 1).
2- “… Não Temas, porque eu sou contigo, e abençoar-te-ei, e multiplicarei a tua semente…” (Gn 26: 24).
3- “… Não Temais… Paz seja convosco…” (Gn 43: 23).
4- “… Não Temais, pois; eu vos sustentarei…” (Gn 50: 21).                      
5- “… Não Temais… e vede o livramento do SENHOR…” (Êx 14: 13a).
6- “… Não Temais… o SENHOR pelejará por vós, e vos calareis.” (Êx 14 13b).
7- “… Não Temais, o SENHOR é conosco.” (Nm 14: 9).
8- “Não Temais, porque o SENHOR, vosso Deus, é o que peleja por vós.” (Dt 3: 22).
9- “… Não Temais… o SENHOR… não vos deixará nem vos desamparará.” (Dt 31: 6).
10- “Não Temas… O SENHOR é que vai adiante de ti…” (Dt 31: 8).
11- “… Não Temas, o SENHOR é contigo por onde quer que andares.” (Js 1: 9).
12- “… Não Temas… nenhum deles parará diante de ti.” (Js 10: 8).
13- “… Não Temas; Eu sou o SENHOR, vosso Deus…” (Juízes 6: 10).
14- “… Não Temas, e tu de contínuo comerás pão à minha mesa.” (2° Sm 9: 7).
15- “… Não Temas… mais são os que estão conosco do que os que estão com eles.” (2° Rs 6: 16).
16- “… Não Temas… Deus… há de ser contigo; não te deixará, nem te desamparará…” (1° Crô 28: 20).
17- “… Não Temais… a peleja não é vossa, senão de Deus.” (2° Crô 20: 15).
18- “… Não Temais… Nesta peleja, não tereis de pelejar…” (2° Crô 20: 17).
19- “… Não Temais… há um maior conosco do que com ele. Com ele está o braço de carne, mas conosco, o SENHOR, nosso Deus, para nos ajudar e para guerrear nossas guerras…” (2° Crô 32: 7=8).
20- “… Não Temais; eis que o vosso Deus virá… e vos salvará.” (Is 35: 4).
21- “… Não Temas… Eis aqui está o vosso Deus.” (Is 40: 9).
22- “Não Temas, porque eu sou contigo… porque eu sou o teu Deus…” (Is 41: 10).
23- “… Não Temas, que eu te ajudo.” (Is 41: 13).
24- “… Não Temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome; tu és meu.” (Is 43: 1).
25- “Não Temas… porque estou contigo… e te ajuntarei…” (Is 43: 5).
26- “… Não Temas… servo meu a quem escolhi.” (Is 44: 2).
27- “Não Temas, porque não serás envergonhada…” (Is 54: 4).
28- “Não Temas… porque eu sou contigo para te livrar…” (Jr. 1: 8).
29- “Não Temais… porque eu sou convosco, para vos salvar…” (Jr. 42: 11).
30- “Não Temas… porque o SENHOR fez grandes coisas.” (Jl 2: 21).
31- “Não Temas… o SENHOR… é poderoso para te salvar…” (Sf 3: 16,17).
32- “… Não Temais, assim vos salvarei, e sereis uma bênção…” (Zc 8: 13).
33- “Não Temas, crê somente.” (Mc 5: 36).
34- “Não Temas, porque a tua oração foi ouvida…” (Lc 1: 13).
35- “… Não Temas, porque achaste graça diante de Deus.” (Lc 1: 30).
36- “… Não Temas; crê somente, e será salva.” (Lc 8: 50).
37- “… Não Temas, mas fala e não te cales.” (At 18: 9).
38- “… Não Temas; eu sou o Primeiro e o Último.” (Ap 1: 17).
39- “Nada Temas… Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.” (Ap 2: 10).

CONCLUSÃO
O Senhor é zeloso conosco e Ele sabe que muitas das coisas deste mundo poderiam nos afligir e amedrontar, por isso, nos deixouem Sua Palavra, tamanha fonte de encorajamento.
Mesmo em meio às dificuldades, Ele está conosco, nos sustentando, guardando, protegendo e capacitando.
“… há um conosco maior…” (2° Crô 32: 7,8).
“Não Temas”! Ele está contigo em todo o tempo, em qualquer lugar e em qualquer situação.
A presença do Senhor nos envolve de forma tão tremenda e maravilhosa, que nos dá ousadia, coragem, esperança e desaparece todo o medo, mediante a presença segura e a certeza de que o Deus onipotente está conosco.
Não Temas, Deus Está no Controle. “…
“Esforça-te e tem bom ânimo; não pasmes, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo, por onde quer que andares.” (Js 1: 9).
A ser viço do rei Pr. João Nunes Machado

TEXTO BASE 2° Reis 4: 1=7

INTRODUÇÃO 

TEM: O Milagre Depende do Que se Têm

1° Ora uma dentre as mulheres dos filhos dos profetas clamou a Eliseu, dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao Senhor. Agora acaba de chegar o credor para levar-me os meus dois filhos para serem escravos.
2° Perguntou-lhe Eliseu: Que te hei de fazer? Dize-me o que tens em casa. E ela disse: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite.
3° Disse-lhe ele: Vai, pede emprestadas vasilhas a todos os teus vizinhos, vasilhas vazias, não poucas.
4° Depois entra, e fecha a porta sobre ti e sobre teus filhos; deita azeite em todas essas vasilhas, e põe à parte a que estiver cheia.
5° Então ela se apartou dele. Depois, fechada a porta sobre si e sobre seus filhos, estes lhe chegavam as vasilhas, e ela as enchia.
6° Cheias que foram as vasilhas, disse a seu filho: Chega-me ainda uma vasilha. Mas ele respondeu: Não há mais vasilha nenhuma. Então o azeite parou.

7ª” Veio ela, pois, e o fez saber ao homem de Deus. Disse-lhe ele: Vai, vende o azeite, e paga a tua dívida; e tu e teus filhos vivei do resto”.
Eliseu aumenta o azeite da viúva de um profeta.
O trecho ocupa-se com uma viúva, pobre, endividada, e ameaçada por um credor sem misericórdia.
E o seu desespero, a mulher busca alguém que possa ajudá-la.
Vai ao encontro de Eliseu, o profeta de Deus.
Esta foi à pergunta do profeta Eliseu: O que é que você tem em casa?
A uma mulher viúva que enfrentava sérios problemas.
Seu marido, da escola de profetas, havia morrido e um cobrador queria levar seus filhos como escravos a fim de quitar a dívida.

A resposta vem em um tom desanimador: “Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite”.
Deus, através de Eliseu, realiza um grande milagre na vida daquela família.
A provisão milagrosa lhe veio mediante o que ela já tinha:
 Um vaso de azeite.
A provisão foi dada na medida da fé que a mulher tinha e da sua capacidade de armazenamento.
Deus usou o que ela possuía para multiplicar-lhe os recursos e realizar o milagre de que ela precisava.
Para Deus Operar Um Milagre a Quantidade Não Faz Nenhuma Diferença.

Vejamos:
1° Moisés – Tinha uma vara:
“… e os filhos de Israel passaram pelo meio do mar em seco…” (Êx 14: 16,21, 22).
2° Sansão – Tinha uma queixada de um jumento:
 “… e feriu com ela mil homens.” (Jz 15: 15).
3° Davi – Tinha uma funda e cinco pedras:
“E assim… prevaleceu contra o gigante filisteu…” (1°Sm 17: 40,50).
4° A viúva de Sarepta – Tinha farinha na panela e azeite na botija:
 “… e assim comeu ela… e a sua casa muitos dias.” (1° Rs 17: 12,14,15).
5- Elias – Tinha uma capa:
“… e passaram ambos (Elias e Eliseu) o rio Jordão em seco.” (2° Rs 2: 8).
6- Os discípulos – Tinham cinco pães e dois peixinhos:
“… e deram de comer a quase cinco mil pessoas.” (Mc 6: 37=44).
7- O apóstolo Pedro – Tinha unção e poder e disse ao paralítico:
“Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou.
Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta e anda.” (At 3: 6).
8- A mulher do profeta – Tinha uma botija de azeite:
 “E sucedeu que, todos os vasos foram cheios…” (2° Rs 4: 2,6,7).
O milagre aconteceu! O azeite da viúva é multiplicado.
Deus fez o milagre a partir do que ela tinha: uma botija de azeite.
Foi a partir desta botija de azeite que Deus operou o milagre.
 O Milagre Depende do Que se Têm. O que é que você tem em casa?

Diante da pergunta, você poderia responder:
“Não tenho nada.” A Bíblia diz:
No princípio – “A terra era sem forma e vazia… E disse Deus: Haja…” (Gn 1: 2,3).
Indicando o meio pelo qual vida e ordem eram gerados. Deus pode usar do recurso existente, por menor que seja e em qualquer circunstância.
Deus irá operar o milagre em sua vida a partir do que você tem.
Se nada oferecemos a Deus, Ele nada terá para usar.
Mas Ele pode usar o pouco que temos e transformá-lo em muito.
Nós podemos nem ter tudo, e, contudo, podemos ter conosco alguma coisa que Deus é capaz de abençoar abundantemente. (Ef 3: 20).

-“Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera.”
Resumo: Tenha Coragem! Não Perca a Esperança!
 “O pouco pode ser transformado em muito se for colocado nas mãos do Senhor e por Ele abençoado.” (Mc 6: 30= 44).
Acredite! O Milagre Depende do Que se Têm.

A ser viço do rei Pr. João Nunes Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário