sexta-feira, 26 de abril de 2013

o poder de uma vida resolvida


TEXTO BASE  Mt. 5: 37

INTRODUÇÃO 

TEMA: O PODER DE UMA VIDA RESOLVIDA

“Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não, porque o que passa disto é de procedência maligna.”

A medida que o tempo passa, podemos definir que as pessoas que concluíram seu passado e vivem no presente por princípios, lemas, votos e resoluções são as pessoas que causam mais impacto em sua existência.

Uma das coisas que nós filhos de Deus precisamos constantemente é tomar decisões.




Watchman Nee afirma que quanto mais espiritual é o homem de Deus, mais SIM e NÃO haverá em sua vida, esta atitude aponta para aquele que amadureceu em Deus, alguém de convicção, de posicionamentos claros.

Por isso, quando Jesus fala do SIM e do NÃO, ele não está preocupado apenas com a questão da mentira. Mas com a questão de uma vida definida. O que é uma pessoa resolvida?

É alguém que já definiu o quer para sua vida, para a sua família, para o seu ministério.

Alguém que tem um projeto de vida e sabe não apenas para onde está indo, mas também sabe o caminho que deve trilhar para chegar lá.

Ser resolvido, implica não apenas em algumas áreas da vida, mas um estilo de vida onde tornamo-nos pessoas resolvidas.

O Senhor Jesus falou que na vida do crente ele precisa ser sempre SIM, sim e NÃO, não.

O que significa que não pode haver em  nós espaço para dúvidas.

Mesmo que não tenhamos a compreensão completa das coisas, em nosso espírito precisa haver o SIM e o NÃO.

Toda vez que nós fugimos desse padrão o diabo encontra espaço para agir em nossa vida, em nosso casamento ou em nosso ministério.

I° QUAIS SÃO AS MARCAS DE UMA PESSOA NÃO RESOLVIDA?:

1° Vivem na Inércia: Pessoas não resolvidas estão sempre para fazer algo, que não fazem.

A vida fica paralisada, a pessoa vive uma constante inércia. Toda decisão tem que ter um começo.

Sem começo não há decisão, e sem decisão não há começo de nada.

Decisão não é apenas boa intenção.

Boa intenção é a sepultura dos inertes que não fazem nada além de falar, falar e falar... Sem decisão toda boa intenção é morta!

2° Vivem na Oscilação (Tg. 1: 7 = 8):

7 “Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa.”

8 “O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos.”

São pessoas que vivem numa constante gangorra espiritual, ora está em cima, ora está em baixo.

Num dia fala algo com tanta convicção que é capaz de arrebatar a todos junto com ele.

No dia seguinte está deprimido e pensando em abandonar tudo. Seu comprometimento dura uma ou duas semanas.

3° Vivem na Indefinição: Indefinição é o estar sempre “em cima do muro”, a pessoa tem medo de se posicionar.

O covarde que não entrará no Reino dos Céus, covarde é todo aquele que teme decidir pelo bem revelado, pois achou mais segurança no mal como estabilidade.

Porquanto pecado não é só fazer o mal, o deixar de fazer o bem também é pecado.

“Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz, nisso está pecando” (Tg 4: 17).

17 “Aquele pois que sabe fazer o bem e o não faz, comete pecado.”

Essa situação de indefinição e medo de se definir drena as energias e a pessoa entre em situação de esgotamento.

II° POR QUE MUITOS TEMEM TOMAR DECISÕES?:

1° Porque não querem assumir responsabilidades.

2° Porque não querem arcar com as conseqüências

3° Porque não querem cobrança

Você precisa ser uma pessoa resolvida.

Mas isso é impossível senão houver uma visão correta de Deus, do governo e da soberania de Deus em nossas vidas. Todo homem de Deus na Bíblia e fora da Bíblia eram pessoas com a vida resolvida.

Essa é uma característica comum a todos:

Tinham convicção, sabiam o que queriam, e muitas vezes decidiram coisas em suas vidas para 20, 30 anos e até o final da vida.

III° EXEMPLOS DE PESSOAS RESOLVIDAS: DN 1: 1 =8

1 No ano terceiro do reinado de Jeoaquim, rei de Judá, veio Nabucodonosor, rei da Babilônia, a Jerusalém e a sitiou.

2 E o Senhor entregou nas suas mãos a Jeoaquim, rei de Judá, e uma parte dos utensílios da Casa de Deus, e ele os levou para a terra de Sinar, para a casa do seu deus, e pôs os utensílios na casa do tesouro do seu deus.

3 E disse o rei a Aspenaz, chefe dos seus eunucos, que trouxesse alguns dos filhos de Israel, e da linhagem real, e dos nobres,

4 jovens em quem não houvesse defeito algum, formosos de aparência, e instruídos em toda a sabedoria, e sábios em ciência, e entendidos no conhecimento, e que tivessem habilidade para viver no palácio do rei, a fim de que fossem ensinados nas letras e na língua dos caldeus.

5 E o rei lhes determinou a ração de cada dia, da porção do manjar do rei e do vinho que ele bebia, e que assim fossem criados por três anos, para que no fim deles pudessem estar diante do rei.

6 E entre eles se achavam, dos filhos de Judá, Daniel, Hananias, Misael e Azarias.

7 E o chefe dos eunucos lhes pôs outros nomes, a saber: a Daniel pôs o de Beltessazar, e a Hananias, o de Sadraque, e a Misael, o de Mesaque, e a Azarias, o de Abede-Nego.

8 E Daniel assentou no seu coração não se contaminar com a porção do manjar do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto, pediu ao chefe dos eunucos que lhe concedesse não se contaminar.

Vemos na Palavra de Deus, exemplos de homens que resolveram suas vidas, que resolveram não se contaminar com o que o mundo desejou lhes oferecer, homens que deram seu tempo, sua vida pela causa do Senhor e que foram aprovados por Deus, podemos citar pelo menos três:

Paulo At 19: 21 ”E, cumpridas estas coisas, Paulo propôs em espírito, ir a Jerusalém, passando pela Macedónia e pela Acaia, dizendo: Depois que houver estado ali importa-me ver também Roma.”

Jesus em Mt26: 36 = 46

36 Então chegou Jesus com eles a um lugar chamado Getsemane, e disse a seus discípulos: Assentai-vos aqui enquanto eu vou além orar.

37 E, levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu; começou a entristecer-se e a angustiar-se muito.

38 Então lhes disse: A minha alma está cheia de tristeza até à morte; ficai aqui, e velai comigo.

39 E, indo um pouco mais para diante, prostrou-se sôbre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálix; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres.

40 E voltando para os seus discípulos, achou-os adormecidos; e disse a Pedro: Então nem uma hora pudeste velar comigo?

41 Vigiai e orai, para que não entreis em tentação: na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.

42 E, indo segunda vez, orou, dizendo: Pai Meu, se este cálix não pode passar de mim sem eu o beber, faça-se a tua vontade.

43 E, voltando, achou-os outra vez adormecidos; porque os seus olhos estavam carregados.

44 E deixando-os de novo, foi orar pela terceira vez, dizendo as mesmas palavras.

45 Então chegou junto dos seus discípulos, e disse-lhes: Dormi agora, e repousai; eis que é chegada a hora, e o Filho do homem será entregue nas mãos dos pecadores.

46 Levantai-vos, partamos; eis que é chegado o que me trai.

Jesus é o nosso referencial máximo de uma pessoa cuja vida era resolvida desde o início.

Você não encontra Jesus em crise ministerial.

Você não encontra Jesus lamentando-se de nada. Você não encontra Jesus reclamando do peso da obra.

Você não encontra Jesus pensando em desistir. Muitos acham que Jesus só decidiu pela cruz no Getsêmani.

Mas a vida toda de Jesus ele caminhou para cruz.

Muitas vezes quiseram matá-Lo e Ele fugiu no meio da multidão, pois sabia a forma que iria morrer; Outras vezes quiseram pegá-lo a força para torná-lo rei e ele se retirou de barco para o outro lado.

O destino dele era a cruz.

Da mesma forma, o Senhor espera que sejamos homens resolvidos.

Resolvidos ministerialmente. Resolvidos familiarmente. Resolvidos nos relacionamentos.

Resolvidos no nosso projeto de vida. Para que assim cumpramos Seu propósito.

http://prgivaldocardoso.rede.comunidades.net/index.php?pagina=1786156853

A ser viço do rei Pr. João Nunes Machado






Nenhum comentário:

Postar um comentário