segunda-feira, 22 de abril de 2013

RECOMEÇAR E VIVER UM NOVO PROJETO*


TEXTO BASÍCO JR 29:11

INTRODUÇÃO

"Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais."

Às vezes não percebemos o quanto somos influenciados pelo meio em que vivemos, até que um dia tudo muda de forma impetuosa e abrupta. 

De súbito um sentimento de desvalorização pessoal se funde a uma sensação de precariedade que radicalmente impede de nos adaptarmos no novo contexto e geralmente esse novo contexto se torna um lugar onde não queremos estar. 

Essa foi a realidade do exílio na Babilônia. 

Com base no testemunho bíblico podemos presumir que as pessoas foram brutalmente arrancadas de onde haviam nascido deixando para trás a terra prometida, o templo, as casas e de modo mais amplo sua cultura. 

O povo foi forçado a caminhar como mais de 1.100 quilômetros pelo deserto para finalmente serem recebidos em país de língua estranha, com costumes paganizados e onde a geografia nem de longe lembrava a imponência dos montes da palestina. 

O povo que foi chamado e escolhido por Deus para dominar e ser representante do Reino de Deus, estava sob grande humilhação. Cerca de três mil pessoas foram levadas para a Babilônia como escravas por Nabucodonosor, o restante de Judá e Benjamim ficaram em Jerusalém. 

Deus então revela sua vontade ao profeta Jeremias e este manda uma carta ao povo que está em Babilônia, orientando como enfrentar aquela situação. 

Esta palavra mostra também, que foi Deus que enviou seu povo para o exílio, e que um falso profeta (cap. 28), tentava aliviar o coração do povo com palavras enganadoras tentando animar o povo com mentira. 

A carta os encontro sem entusiasmo. 

Nosso entusiasmo tem grande influência sobre o estado emocional. 

Quando o entusiasmo desaparece, fica difícil recomeçar ou continuar qualquer atividade. 

A carta tem um tom de recomeçar e projetar a vida para os próximos anos. 

Recomeçar um trabalho, um casamento, um sonho, um projeto requer uma força quase sobre-humana. 

Exige-se fé, coragem e, acima de tudo, a certeza de que é da vontade de Deus que recomecemos o que foi destruído. 

a) Veja o que Deus ordenou através de Jeremias: (Jr 29:1-4) 

1) Deus lembra que a vida continua apesar dos problemas. Olhe para trás e tente lembrar de situações “que quase acabaram com sua vida”. 

No entanto, você está aqui hoje! Muitas pessoas estão se enterrando vivas em razão de uma perda, de um desastre, de uma morte. Muitos acabam se perdendo com aquilo que perderam. 

Estão se entregando ao fracasso e não percebem que esta atitude trás depressão e derrota. 

Ouça: Não é fácil recomeçar. Mas não é impossível! A graça de Deus não morreu com o seu problema. 

As misericórdias Deus não foram destruídas com as tempestades. 

A ordem de Deus foi simples, mas objetiva: Jr 29:5 “Construam casas e habitem nelas; plantem jardins e comam de seus frutos”. Isto é: não deixem de trabalhar, não murmurem não se entreguem. 

A vida continua, não deixem de vivê-la! “nada nos separa do amor de Deus” 

2) Deus lembra ao povo a importância do amor à cidade, ao povo e ao lugar onde Deus nos colocou, a igreja deve influenciar e exercer influencia sobre a terra que habita. Jr 29:7 “Busquem a paz da cidade para a qual eu os mandei, orai ao SENHOR em favor dela, porque na paz dela vocês terão paz”. 

O povo estava sob a forte opressão do governo. Como escravos, não tinham direitos. 

Numa situação assim, o normal é deixar que o lamento, o choro, o desapontamento e a desilusão tomem conta do coração. Mas a ordem de Deus para o povo é: tome a atitude certa! 

A carta de jeremias dizia: “… orem ao SENHOR em favor dela”. Isto é, não pensem só em vocês, mas na situação que aflige a todos. Se vocês querem viver em paz, orem pela paz da cidade. 

3) Suas provações tem dia pra começar e dia pra terminar. 

Lembre-se: Deus havia determinado um tempo para o cativeiro. 

Ele disse que o povo seria escravo durante 70 anos. 

O povo não seria libertado nem antes, nem depois. Saber esperar com paciência é um dom. Saiba que não há crises eternas. 

Sabemos que, muitas vezes, as doenças, os problemas, as quedas e as perdas trazem desanimo e tendem a nos afastar de Deus. 

Quando, na verdade, Deus as permite para se aproximar de nós e nos fortalecer. 

Quando você se volta de todo o coração, Deus muda sua vida: Jr. 29:12 a 14a “Então me invocareis, e passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração. 

E serei achado de vós, diz o SENHOR, e farei mudar a vossa sorte,…!” 

TRANSIÇÃO: Apenas quatro anos haviam se passado até o contexto desta passagem ser escrito. 

Eles estavam no cativeiro por causa da desobediência a Deus. 

Falsos prognósticos proféticos, uma carta de ânimo com uma sentença longa (70 anos), falta de entusiasmos e fé, eles sentam e choram Sl 137. 

O futuro parece sombrio, todo o sonho de futuro e a expectativa das promessas feitas aos seus antepassados haviam desmoronado mesmo cheios de promessas de restauração. 

TODOS NÓS TEMOS MEDO DO DESCONHECIDO, PORQUE NÃO TEMOS CONTROLE SOBRE ELE E ISTO NOS ATEMORIZA 

À luz desta passagem podemos tirar alguns princípios que vão nos ajudar a lidar com o medo do futuro e fazer novos projetos de e para a vida. 

DEUS É O DEUS DO NOSSO FUTURO (Jr 29:11). 

Pois eu bem sei os planos que estou projetando para vós, diz o Senhor; planos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança. 


I. DEUS CONHECE TUDO A MEU RESPEITO. 

Hb 4:13 “Todas as coisas ele conhece e estão descobertas perante seus olhos …”. Deus sabe o que me trás medo. Deus sabe o que vou precisar amanhã. Deus sabe aquilo que está me afligindo hoje. 

AQUELE QUE ME AMA NÃO ME DEIXARÁ AO LÉO NO MEIO DO MEU MEDO. 

Deus sabia da aflição do povo no Cativeiro. Insegurança, solidão, falta de recursos, dominados pelo temor. 

Por saber todas as coisas Deus podia trazer esperança no meio do medo… para vos dar um futuro e uma esperança. 


II. DEUS TEM UM PLANO PARA O MEU FUTURO. 

...planos de paz … Deus trouxe esperança no meio do caos da incerteza. 

Deus trouxe um plano apesar do contexto da vida do povo. O povo estava no cativeiro por causa da desobediência. 

Os planos de Deus para minha vida incluem PAZ. 

Paz não significa ausência de conflito. Paz necessariamente não significa mudança de condições. 

O Shalon de Deus significa: nada quebrado, nada faltando e nada fora do lugar. Portanto, quando você disser “Shalon” ao seu irmão, lembre que você está desejando a ele algo além da paz, você está desejando que ele atinja a completude do seu ser, que ele esteja completo. 


III.DEUS PROJETA E GARANTE NOSSO FUTURO COM SALVAÇÃO FINAL DA MINHA SITUAÇÃO.

Jr 29:12-14 “Então me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo vosso coração. Serei achado por vós, diz o Senhor e farei mudar a vossa sorte”. 

A promessa de Deus é que Ele será achado. Deus será achado na media que ele é buscado. 

Ao ser achado Deus promete mudar a sorte do povo (nossa). A mudança ocorrerá no tempo de Deus.  

Jeremias diz ao povo que eles deveriam voltar para Deus. No entanto, teria de ser uma volta diferente. 

Voltar com todo o coração! Voltar com a disposição de agora caminhar ao lado do Senhor, independentemente das circunstâncias. 

Quando você se volta de todo o coração, Deus muda sua vida: “Então me invocareis, e passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. 

E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração. E serei achado de vós, diz o SENHOR, e farei mudar a vossa sorte,…!” 

CONCLUSÃO: 

A resposta de Deus para viver um novo projeto: 

Não deixe de viver. A vida continua! 

Ore pela cidade, pelo lugar onde você está sofrendo. 

Não espere soluções fáceis! 

Volte-se para Deus de todo o coração. Assim fazendo, ele mudará sua vida, mesmo na aflição.  

Aprenda a reconstruir o que foi destruído. 

Não se deixe contaminar pelas perdas, pelas desilusões. 

Entre na presença de Deus agora e diga: “Senhor, não vou desistir. Vou recomeçar tudo o que o diabo, o mundo e as pessoas destruíram”. 

Este é o momento e o tempo de recomeçar coisas, resgatar a coragem e a determinação na vida com fé, entusiasmo e unção! 

Os discípulos não desistiram porque não tiveram uma pescaria, eles creram na palavra de Jesus, mas antes de saírem para pescar tiveram que lavar suas redes e preparar o barco de novo para o mar.  

Vamos recomeçar da maneira de Jesus e com nossas vidas renovadas no animo e no entusiasmo.

Um Forte Abraço! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, PR João Nunes Machado!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Obrigado por visitar nosso blog, com mensagens inspirativas, baseado na Bíblia, e vídeos ao seu alcance.