quinta-feira, 25 de abril de 2013

VIVENDO O MELHOR DE DEUS PARA MINHA VIDA*

VIVENDO O MELHOR DE DEUS PARA MINHA VIDA*




TEXTO BASE SL 139: 14 -16 / Jr. 1: 5 / 1° Sm. 3: 1-10

14 “Eu te louvarei, porque de um modo tão admirável e maravilhoso fui formado; maravilhosas são as tuas obras, e
a minha alma o sabe muito bem.”

15 ”Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado, e esmeradamente tecido nas
profundezas da terra.”

16 “Os teus olhos viram a minha substância ainda informe, e no teu livro foram escritos os dias, sim, todos os dias
que foram ordenados para mim, quando ainda não havia nem um deles.”

Jr 1: 4 Ora veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:

Jr 1: 5 Antes que eu te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre te santifiquei; às nações te dei por profeta.

1° SM 3: 1 Entretanto, o menino Samuel servia ao Senhor perante Eli. E a palavra de Senhor era muito rara naqueles dias; as visões não eram freqüentes.

1° SM 3: 2 Sucedeu naquele tempo que, estando Eli deitado no seu lugar (ora, os seus olhos começavam já a escurecer, de modo que não podia ver),

1° SM 3: 3 e ainda não se havendo apagado a lâmpada de Deus, e estando Samuel também deitado no templo do Senhor, onde estava a arca de Deus,

1° SM 3: 4 o Senhor chamou: Samuel! Samuel! Ele respondeu: Eis-me aqui.

1° SM 3: 5 E correndo a Eli, disse-lhe: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Mas ele disse: Eu não te chamei; torna a deitarte.

1° SM 3: 6 E ele foi e se deitou.Tornou o Senhor a chamar: Samuel! E Samuel se levantou, foi a Eli e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste.

Mas ele disse: Eu não te chamei, filho meu; torna a deitar-te.

1° SM 3: 7 Ora, Samuel ainda não conhecia ao Senhor, e a palavra de Senhor ainda não lhe tinha sido revelada.

1° SM 3: 8 O Senhor, pois, tornou a chamar a Samuel pela terceira vez. E ele, levantando-se, foi a Eli e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Então entendeu Eli que o Senhor chamava o menino.

1° SM 3: 9 Pelo que Eli disse a Samuel: Vai deitar-te, e há de ser que, se te chamar, dirás: Fala, Senhor, porque o teu servo ouve. Foi, pois, Samuel e deitou-se no seu lugar.

1° SM 3: 10 Depois veio o Senhor, parou e chamou como das outras vezes: Samuel! Samuel! Ao que respondeu Samuel:
Fala, porque o teu servo ouve.

A nossa vida não é marcada por coincidências e acasos, e sim por propósitos e oportunidades.

Todos nos queremos ter êxito e sucesso em tudo que fazemos, porém mais importante que isso é descobrir o verdadeiro sentido da nossa existência e então concluir com sucesso o chamado de Deus para a nossa vida.

Nós não nascemos por acaso e a nossa vida só terá sentido quando estivermos dentro da vontade do Senhor.

O melhor de Deus para a nossa vida é viver o propósito que Ele estabeleceu para nós.

Vejamos então como poderemos viver nesse propósito:


I° ENTENDER QUE DEUS TEM UM PROPÓSITO PARA A MINHA VIDA (Jr.1: 5):

O propósito de Deus para a nossa vida foi estabelecido antes mesmo de nascermos e ele se iniciou no momento em que nascemos, como podemos ver o exemplo de Samuel que foi consagrado ao Senhor pela sua mãe antes mesmo de nascer porque Deus já tinha um propósito para sua vida e usou a sua mãe para isso.

Precisamos entender que nascemos para cumprir o propósito que Deus estabeleceu e então nos entregarmos para cumpri-lo.
Quando estamos no centro da vontade de Deus então estamos no lugar mais feliz do mundo, pois tudo que fazemos dentro desse propósito nos faz sentir completos e realizados e então frutificamos em todos os sentidos.


II°DAR RESPOSTAS CERTAS DIANTE DAS CIRCUNSTÂNCIAS (1ª Sm 3: 4,6,8):

4 o Senhor chamou: Samuel! Samuel! Ele respondeu: Eis-me aqui.

6 Tornou o Senhor a chamar: Samuel! E Samuel se levantou, foi a Eli e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste.

8 O Senhor, pois, tornou a chamar a Samuel pela terceira vez. E ele, levantando-se, foi a Eli e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Então entendeu Eli que o Senhor chamava o menino.

Por três vezes Deus chamou Samuel mas ele não entendia que era Deus quem estava chamando.

Deus usa várias maneiras para atrair a nossa atenção e Ele espera de nós uma resposta certa.

As lutas, dificuldades, incertezas, tentações, muitas vezes são apenas circunstâncias que Deus usa para a nossa aprovação, então quando respondemos de maneira correta somos aprovados e podemos avançar e o Senhor nos levará a um novo nível.

Mas quando respondemos de forma errada ou equivocada não podemos avançar, a prova disso são pessoas que ano após ano continuam da mesma forma.


III° SABER QUE DEUS USA PESSOAS PARA NOS AJUDAR A CUMPRIR O PROPÓSITO:

Ninguém vai cumprir o propósito de Deus sozinho, Deus vai usar pessoas para nos ajudar nisso, e talvez Ele vai usar as menos prováveis, que nós nem imaginamos.

Certas pessoas nunca ouvem ninguém, não ouvem o pai espiritual, o líder, o pastor, etc, e sempre tem uma desculpa para não serem tratados por Deus.

Temos que aprender com as circunstâncias e com as pessoas, pois Deus vai usá-las para cumprir o propósito Dele para as nossas vidas.


IV° SABER QUE O CONHECIMENTO E A INTIMIDADE COM DEUS GERA MATURIDADE (Ex. 20: 18  = 20):

O povo de Israel viu todos os grandes feitos de Deus na terra do Egito e os milagres que Deus realizou, mas na hora de desfrutar da Glória de Deus recuaram e não quiseram avançar.

O povo se alegrou com o maná, a água, os livramentos, durante a peregrinação no deserto, mas não quiseram ser íntimos do Senhor.

Deus quer revelar a sua Glória e quer que cresçamos não só no conhecimento, mas em intimidade com Ele, experimentando o melhor que Ele tem para nós, precisamos amadurecer e crescer dando respostas certas, aprendendo com as circunstâncias e aproveitar todas as oportunidades que nos levará a crescer como:

Um devocional com Deus, frequentar uma célula, ir ao Encontro com Deus e se batizar, fazer os cursos da igreja, ser intenso e fervoroso, aceitar os desafios, etc.

CONCLUSÃO

O melhor lugar para se estar é no centro da vontade de Deus.

É lá que nos sentiremos felizes e realizados, é onde vamos frutificar como nunca frutificamos.

E para viver o melhor de Deus precisamos trilhar esse caminho.

Pois a nossa existência tem um propósito divino, temos que dar respostas certas, estar abertos para aprender a acima de tudo amadurecer espiritualmente crescendo no conhecimento e intimidade com Deus.


GUIA DO COMPARTILHAMENTO:

1° Você já se sentiu feliz quando fez algo por alguma pessoa ou a Deus? Compartilhe.

2ª Você tem buscado amadurecer com as circunstâncias e as pessoas?

3° Você está disposto a ir a um novo nível com o Senhor dando respostas certas?

Um Forte Abraço! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, PR João Nunes Machado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Obrigado por visitar nosso blog, com mensagens inspirativas, baseado na Bíblia, e vídeos ao seu alcance.