sexta-feira, 24 de maio de 2013

não havia lugar para jesus

TEXTO BASE  LC 2: 1= 7

INTRODUÇÃO

TEMA: Não havia lugar para Jesus

”Naqueles dias, foi publicado um decreto de César Augusto, convocando toda a população do império para recensear-se.
Este, o primeiro recenseamento, foi feito quando Quirino era governador da Síria.
Todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade. José também subiu da Galiléia, da cidade de Nazaré, para a Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém, por ser ele da casa e família de Davi, a fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida.
“Estando eles ali, aconteceu completarem-se-lhe os dias, e ela deu à luz o seu filho primogênito, enfaixou-o e o deitou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria” (Lc 2: 1=7).
Chegada a plenitude dos tempos José e Maria saíram de onde moravam em Nazaré na Galiléia para Belém na Judéia, para serem contados no recenseamento.
Quando cumpriu os dias de Maria dar a Luz, porém, não havia lugar nas estalagens.



I° Plenitude dos tempos: 
Condições preparadas por Deus para a vinda do Messias (Jesus), para que o Evangelho fosse levado a toda a terra.
Veja Gl 4: 4= 5 – “Mas, vindo à plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos”.
Veja os sinais da plenitude dos tempos quando do nascimento de Jesus:
1° Governo central: Império Romano
2° Cultura greco-romana: cultura reinante
3° Língua: Koiné - Grega
4° Paz imposta: Pax Romana
5° Condição geográfica: O local onde Jesus nasceu tinha posição geográfica privilegiada, era cortado por estradas e tinha acesso ao mar.
6° Toraha: Lei dada por Deus, através de Moises, que pela sua envergadura inspirou os principais códigos do mundo.

II° Na Palavra de Deus temos exemplos, nos quais vemos a recompensa por dar lugar ao Senhor.
1° Em Lucas 8: 40 =56 vemos um pai, Jairo, indo até Jesus por causa de sua filha que estava morrendo, e a criança receber a ressurreição e a mulher que tinha uma hemorragia receber a cura.
2° Em Lucas 15: 15 =24 vemos o perdão e a restauração que o Filho Pródigo recebeu do Pai.
3° Em Lucas 18: 35 =43 vemos o cego de Jericó clamando a Jesus e a resposta do nosso Salvador a ele: "O que queres que te faça" e ele pediu para ver e foi curado e perdoado os seus pecados.
4° Em Lucas 19.1 =10 vemos o cobrador de impostos Zaqueu superando todos os obstáculos que estavam à sua frente para ver Jesus e ele foi perdoado e recebeu salvação.

III. A raça humana continua ainda até os dias de hoje não tendo lugar para Jesus. 
Vemos na Palavra de Deus, pessoas que tiveram a oportunidade e não abriram os seus corações.
Analise o que Jesus diz em Lc 9.26: “Porque, qualquer que de mim e das minhas Palavras se envergonhar, dele se envergonhará o Filho do Homem, quando vier na sua glória, e na do Pai e dos santos anjos”.
1° Em João 3: 1,2 vemos o nobre Nicodemos procurando Jesus à noite, às escondidas.
2° Em Lucas 18: 18 =30 vemos o Jovem rico que desprezou o chamado de Jesus para segui-lo, por causa dos bens deste mundo.
3° Em Mateus 26: 14 =16 vemos Judas traindo a Jesus e vendendo-o aos seus perseguidores por trinta moedas de prata.

IV. Jesus continua buscando a raça humana:
O seu amor é indescritível: “Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos se agradem dos meus caminhos” (Pv 23: 26).
Veja as suas instruções à igreja de Laodicéia: “Eu repreendo e disciplino a quantos amo.
Sê, pois, zeloso e arrepende-te.
Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.
Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono, assim como também eu venci e me sentei com meu Pai no seu trono.
“Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas” (Ap 3: 19 =22).

Conclusão
Só existem duas classes de pessoas:
As que têm vida abundante no tempo presente e herdarão a salvação eterna porque receberam a Jesus em seus corações fazem a sua vontade.
- As que fecharam os seus corações e rebelaram contra Deus e sua vontade e são escravas do inimigo que veio para matar roubar e destruir (Jo 10: 10), e ainda herdarão a condenação eterna
  A ser=viço do rei Pr. João Nunes Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Obrigado por visitar nosso blog, com mensagens inspirativas, baseado na Bíblia, e vídeos ao seu alcance.