sexta-feira, 24 de maio de 2013

o que uma esposa espera do marido

TEXTO BASE  ´EF  4: 2

INTRODUÇÃO

TEMA: O QUE TODA ESPOSA ESPERA DO MARIDO

O Amor é paciente
Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes,
suportando uns aos outros com amor.- Efésios 4: 2
Oamor funciona.É o motivador mais poderoso e tem uma
profundidade e um significado bem maiores do que a maioria das pessoas pensa. O amor sempre faz o que é melhor para os outros e tem o poder de nos fortalecer para enfrentar grandes problemas. Nascemos com uma sede perpétua de amor. Nosso coração precisa de amor, assim como nossos pulmões precisam de oxigênio. O amor muda a nossa motivação de vida. Os relacionamentos se tornam significativos com ele. Nenhum casamento é bem sucedido sem amor.
O amor é construído sobre dois pilares que melhor definem o que
ele é. Esses pilares são apaciência e abondade. Todas as outras
características do amor são extensões desses dois atributos. E é aqui que começa o seu desafio, com apaciência.



O amor irá lhe inspirar a ser uma pessoa paciente. Quando você decide ser paciente, você responde de maneira positiva à uma situação negativa. Vocêé tardio em irar-se. Prefere ter um
“pavio longo” a se irritar facilmente. Ao invés de ser impaciente e exigente, o amor lhe ajuda a se acalmar e a transmitir misericórdia aos que estão ao seu redor. A paciência traz a calma interior em meio à tempestade exterior.
Ninguém gosta de ter uma pessoa impaciente por perto. Estar próximo de alguém assim faz você reagir com raiva, insensatez e de maneiras lamentáveis. A ironia da raiva em umaação errada está em gerar novos erros porsisó. Araiva quase nunca torna as coisas melhores. Naverdade, ela geralmente cria mais problemas.
Mas a paciência paralisa o andamento do problema.

A paciência, mais do que morder a língua, mais do que bater a mão na boca,é respirar fundo.
Ela purificao ar. Ela impede a insensatez de espalhar seuveneno por todacasa. Ter paciência é escolher controlar suas emoções ao invés de
permitir queelas lhe controlem. É demonstrar discrição ao invés depagar mal com mal.
Se o seu cônjuge lhe ofende,você rapidamente revida ou você se controla? Você reage com raiva quando lhe tratam injustamente? Se a resposta for sim, você está espalhando veneno ao
invés de remédio.
A raiva é causada, na maioria dasvezes, quando um forte desejo por algo é combinado com decepção ou tristeza. Você não consegue o que quer, então começa a se irritar por dentro. Muitasvezesela é a reação emocional que resulta das nossas razões egoístas, tolas e más.

Por outro lado, a paciência nos torna sábios. Ela não se apressa em julgar, mas ouve o que a outra pessoa está dizendo. Ela espera na entrada enquanto a raiva deseja invadir com violência. A paciência aguarda paraver toda a situaçãoantes de julgar. A bíblia diz:”o homem paciente dá prova de grande entendimento, mas o precipitado revela insensatez” (Provérbios 14:29).
Assim comoa falta de paciência fará doseu lar uma zona de guerra, a prática da paciência estimulará a paz e a tranqüilidade.”O homem irritável provoca dissensão, mas quem é paciente acalma a discussão” (Provérbios 15:18). Frases como esta do livro de Provérbios são princípios claros de aplicaçãoeterna. A paciência é o lugar onde o amor
encontrasabedoria. E todo casamento precisa destacombinação para
permanecer saudável.

Apaciência lhe ajuda adar ao seu cônjuge o direito de serhumano.
A paciência entende que todos falham. Quando um erro é cometido, a paciência decide dar mais tempo do que ele (a) precisa para corrigi-lo. A paciência lhe capacita a permanecer firme durante os tempos difíceis do seu relacionamento, ao invés de lhe esgotar com as pressões.
Mas o seu cônjuge pode contar com um marido ou com uma esposa paciente? Ela pode ter certeza de que se trancar as chaves dentro do carro poderá contar com a sua compreensão ao invés de ouvir um sermão que a farásentir-se como uma criança? Ele pode se assegurar de que se comemorar os últimos segundos do jogo de

futebol não vai ouvir uma lista de sugestões de como poderia usar melhor oseu tempo? Acontece que poucas pessoas são tão difíceis de se conviver quanto uma pessoa impaciente.
Como seria o tom de voz do seu lar se você colocasse em prática essa abordagem bíblica:”tenham cuidado para que ninguém retribua mal com mal, mas sejam sempre bondosos uns para com os outros e para com todos.” (1 Tessalonicenses 5: 15)?
Poucos de nós praticama paciência de forma adequada, e nenhum de nós a pratica naturalmente. Mas o homem e a mulher sábiosverão a paciência como um ingrediente essencial no casamento. Este é um bom ponto de partida para demonstrar o amor verdadeiro.
Essa jornada deO Desafio de Amar é um processo, e a primeira atitude que você deve decidir ter é ser paciente. Pense nisso como uma maratona, não como uma corrida de 100 metros rasos. Uma maratona quevaleà pena correr.

≈Desafio de hoje ≈
A primeira a parte do desafio de hojeé bastante simples. Apesar do amor se comunicar de várias formas, as palavras, na maioria das vezes, refletem o estado do nosso coração. Para o próximo dia, decida demonstrar paciência e de modo algum diga algo negativo para o seu cônjuge. Se a tentação surgir, não diga nada. É melhor segurar a língua do que dizer algo de que possa se arrepender depois.
- Anote aqui quando o desafio de hoje estiver completo.
Aconteceu alguma coisa hoje que lhe deixou com raiva do seu cônjuge?
Você foi tentado a ter pensamentos condenáveis e a expressá-los com
palavras?
http://www.adbritaim.com.br
http://www.adbomretiro.com.br
A serviço do rei Pr. João Nunes Machado


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Obrigado por visitar nosso blog, com mensagens inspirativas, baseado na Bíblia, e vídeos ao seu alcance.