sexta-feira, 24 de maio de 2013

tomando atitudes que geram mudanças

TEXTO BASE  JR 4: 1 =4

INTRODUÇÃO

TEMA: Tomando Atitudes que Geram Mudanças

"Se voltares, ó Israel, diz o Senhor, volta para mim; se removeres as tuas abominações de diante de mim, não mais andarás vagueando; se jurares pela vida do Senhor, em verdade, em juízo e em justiça, então, nele serão benditas as nações e nele se glorificarão.

Porque assim diz o Senhor aos homens de Judá e Jerusalém: Lavrai para vós outros campo novo e não semeeis entre espinhos.

“Circuncidai-vos para o Senhor, circuncidai o vosso coração, ó homens de Judá e moradores de Jerusalém, para que o meu furor não saia como fogo e arda, e não haja quem o apague, por causa da malícia das vossas obras" (Jr 4: 1=4).

Tem muitas pessoas que estão paralisadas fisicamente e espiritualmente, estão vagueando, andando em círculos, sem sair da rotina do dia a dia.



Não tem alvos, não tem direção, a vida não está focada em nada; querem mudanças, mas não tem coragem para tomar atitudes. Creio, porém, que hoje você começará a experimentar mudanças radicais em sua vida.

I° O motivo principal que nos leva a perdermos a motivação para viver e conquistar nossos alvos chama-se: Afastamento de Deus e esfriamento espiritual:

“Uma vida fora da direção de Deus, significa uma vida sem direção”.

Os filhos de Israel começaram a vaguear e andar sem direção porque abandonaram ao Senhor, trocando as virtudes espirituais por cerimônias e rituais:

"Se voltares, ó Israel, diz o Senhor, volta para mim; se removeres as tuas abominações de diante de mim, não mais andarás vagueando” (Jr 4: 1),

"Porque dois males cometeu o meu povo”: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas.

Acaso, é Israel escravo ou servo nascido em casa?

Por que, pois, veio a ser presa?

“Os leões novos rugiram contra ele, levantaram a voz; da terra dele fizeram uma desolação; as suas cidades estão queimadas, e não há quem nelas habite" (Jr 2: 13=15).

IIª Para experimentarmos mudanças, precisamos começar a pensar em coisas novas, em novas atitudes, num novo projeto de vida:

A palavra do Senhor exortava ao povo de Israel para que não continuasse a semear entre os espinhos. Isto significava:

Parar de perder tempo, parar de investir no fracasso, de perseverar no erro e de viver uma vida sem resultados positivos

"Porque assim diz o Senhor aos homens de Judá e Jerusalém: Lavrai para vós outros campo novo e não semeeis entre espinhos" (Jr 4: 3); Veja Os 10: 12=15.

IIIª Para experimentarmos mudanças radicais, precisamos tomar atitudes espirituais e buscar um novo coração quebrantado e curado:

Para que isto aconteça, algumas atitudes são necessárias; como por exemplo:

Perdoar, pedir perdão, pagar o que deve, parar de mentir, parar de falar mal dos outros, abandonar o orgulho, deixar a murmuração, deixar a prostituição, o adultério, voltar à vida de intimidade com Deus, voltar a orar, jejuar e a meditação na palavra de Deus

"Circuncidai-vos para o Senhor, circuncidai o vosso coração, ó homens de Judá e moradores de Jerusalém, para que o meu furor não saia como fogo e arda, e não haja quem o apague, por causa da malícia das vossas obras" (Jr 4: 4);

"Então, eu disse: semeai para vós outros em justiça, ceifai segundo a misericórdia; arai o campo de pousio; porque é tempo de buscar ao Senhor, até que ele venha, e chova a justiça sobre vós" (Os 10: 12);

"Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim, e o meu vigor se tornou em sequidão de estio. Confessei-te o meu pecado e a minha iniqüidade não mais ocultei.

“Disse: confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a iniqüidade do meu pecado" (Sl 32: 4,5).

Conclusão: Peça ao Senhor para que te ajude a sair da mesmice e de uma vida sem resultados.

“Creia que é tempo de mudar, e mudar para melhor”.

  A ser=viço do rei Pr. João Nunes Machado


Nenhum comentário:

Postar um comentário