terça-feira, 13 de agosto de 2013

otimismo nos relarionamento

TEXTO BASE JOSUE 1: 9

INTRODUÇÃO 

TEMA: OTIMISMO NOS RELACIONAMENTO=UMA REFLEXÃO
Adicionar legenda

“Não fui eu que ordenei a você? Seja forte e corajoso! Não se apavore nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar". 

 “Para ter olhos bonitos, procure ver o melhor dos outros, para ter lábios bonitos, fale somente palavras agradáveis, e para ter boa postura, caminhe com a certeza de que você nunca está sozinho.”

Pessoas positivas conseguem enxergar o que os outros têm de melhor
Aprendemos no dia a dia, com nossos relacionamentos, que nem todas as pessoas são bem-intencionadas em suas ideias e comportamentos. 


Algumas vivem tentando levar vantagem sobre os outros e em certas situações. 



Já lidei com indivíduos desse tipo e, com certeza, você também.
“Quando tudo nos parece dar errado, acontecem coisas boas, que não teriam acontecido, se tudo tivesse dado certo”
Não temos como desvendar totalmente o interior do ser humano. 
“Se algumas pessoas se afastarem de você, não fique triste, isso é uma resposta da oração: "...mas livrai-nos do mal. Amém"

Em Jeremias 17: 9 lemos que enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? Somente Deus nos conhece por completo e sonda nossas intenções.
E graças ao Seu amor e perdão Ele está sempre nos orientando a sermos melhores a cada dia. Deus nos deixou várias mensagens de otimismo em Sua Palavra.

Mesmo se nos decepcionarmos, não devemos deixar de investir e acreditar no ser humano. 
Quando desconfiamos o tempo todo das pessoas, tendemos a comportar-nos de maneira errada com elas e a fazer julgamentos precipitados, prejudicando nossos relacionamentos. Temos de ser otimistas e esperar o melhor dos outros, pois essa atitude revela maturidade.

Jesus nos deixou um belo exemplo de conduta registrado na história da mulher adúltera. 
Ele desafiou as pessoas a atirarem nela a primeira pedra caso não tivessem pecado. 
Os mais velhos do grupo foram os primeiros a largar as pedras e ir embora. Por quê? 
A maturidade lhes dera o entendimento de que também eram pecadores.

A Bíblia nos incentiva a sempre desenvolvermos a empatia com nosso próximo: 
Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas (Mt 7: 12). 

Precisamos conscientizar-nos de que todos nós temos limitações e falibilidades, características inerentes ao ser humano após a Queda. Como somos perdoados diariamente por Deus, precisamos aprender a adquirir o saudável hábito do perdão em nossos relacionamentos.

Seja otimista e aprenda a perdoar>
"Pois o certo é que Deus não rejeita o íntegro e não fortalece as mãos dos que fazem o mal. Jó 8: 20
Entregue suas preocupações ao Senhor, e ele o susterá; jamais permitirá que o justo venha a cair. Salmos 55: 22

Ainda que eu passe por angústias, tu me preservas a vida da ira dos meus inimigos; estendes a tua mão direita e me livras. Salmos 138: 7

Quem segue a justiça e a lealdade encontra vida, justiça e honra. Provérbios 21: 21

Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito. Romanos 8: 28

Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho; mas, então, veremos face a face. Agora conheço em parte; então, conhecerei plenamente, da mesma forma com que sou plenamente conhecido. 1°Coríntios 13: 12

Por isso, não abram mão da confiança que vocês têm; ela será ricamente recompensada. Vocês precisam perseverar, de modo que, quando tiverem feito a vontade de Deus, recebam o que ele prometeu; 
As pessoas negativas não conseguem agir assim, pois não se sentem perdoadas e carregam mágoas e ressentimentos de relacionamentos mal resolvidos. 

Portanto, não conseguem ver nem extrair o melhor das pessoas. 
Estão sempre criticando e julgando com base no que elas mesmas têm de pior.
Se você é otimista e deseja manter e desenvolver relacionamentos saudáveis, o perdão deverá fazer parte do seu cotidiano. 

Temos de aprender a perdoar e a pedir perdão diariamente.
 Martin Luther King Jr. tinha razão quando afirmou que “o perdão não é um ato ocasional, é uma atitude permanente”.
Lembre-se de que seremos julgados de acordo com os mesmos critérios pelos quais julgamos os outros. Se nos concentrarmos nos aspectos positivos do comportamento das pessoas, será mais provável que elas façam o mesmo conosco.......A serviço do rei Pr. João Nunes Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário