quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

ainda há esperança

TEXTO BASE 1° CORRINT1OS  5: 19

INTRODUÇÃO

TEMA: ESPERANÇA

“Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens.” I Co 15:19.

Hoje nos púlpitos evangélicos se fala muito em vitória. Jesus se tornou muito mais um realizador de desejos do que Senhor e Salvador de muitos. Poucos tem direcionado sua pregação para a glória de Deus.
A esperança da vida eterna tem sido trocada pelo imediatismo da fé, porém a bíblia fala que permanecem a fé, a esperança e o amor, sendo destes três o maior é o amor (I Co 13)
.

Por ESPERANÇA se entende: expectativa, confiança, paciência, resistência a prova, aguardar.
A esperança sempre se remete ao futuro.

A fé traz a posse das promessas de Deus no hoje, ela cria novas realidades, porém, somente com fé o cristão não chega a totalidade do plano de Deus.
Existem coisas que não podemos materializar neste momento, elas estão reservadas por Deus para o nosso futuro, devemos ter uma vida equilibrada nesse sentido. Sobre amor não seria nem necessário mencionar, pois ele é o recheio do sanduíche, sem amor a vida cristã não tem graça e nem sentido.
Portanto, o cristianismo esta muito mais centrado no próximo (e no amor a ele) do na minha fé vitoriosa (egocentrismo evangélico).
“Porquanto, tudo que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que, pela constância e pela consolação provenientes das Escrituras, tenhamos esperança.” Rm 15: 4.

Nem tudo na vida dá certo quando determinados, por isso Deus deixou na sua carta de amor muitos exemplos de pessoas que passaram por dificuldades e mantiveram a esperança em Deus.
“Pois eu bem sei os planos que estou projetando para vós, diz o Senhor; planos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança.” Jr 29: 11.

DEUS DESEJA QUE TENHAMOS UMA ESPERANÇA VIVA NA SUA PESSOA.

Hoje veremos o que estar ciente da nossa esperança produz, mas antes veremos o que a falta faz.

1 – QUEM NÃO TEM ESPERANÇA

1.1 - ANDA SEGUNDO A PRÓPRIA CABEÇA (Ef 2: 2-3; 12).
1.2 - DESANIMA;

1.3 -DISTORÇÃO DA REAL IMAGEM DE DEUS – Espera muito mais um gênio da Lâmpada do que um Senhor e Salvador.

1.4 - PESSOAS FICAM LIMITADAS AS CIRCUNSTÂNCIAS DA VIDA. Quem tem que nos limitar é a palavra de Deus e não nossas circunstâncias. (Fp 1: 20)

1.5 - PECA – Lc 12: 45-46.

Veremos agora o que uma noção de esperança gera:

2 – UMA ESPERANÇA EM DEUS GERA
2.1 - Pureza – “E todo o que nele tem esta esperança, purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro.” I Jo 3: 3

b) Firmeza – “... forte alento tenhamos nós que já corremos para o regúgio, a fim de lançar mão da esperança proposta; a qual temos por âncora da alma, segura e firme e que penetra além do véu." Hb 6:18b-19

Talvez o amado leitor possa se perguntar nesse momento.

3 - COMO EU FAÇO PARA TER A ESPERANÇA VIVA?
3.1 - Tenha vida com Deus (experiências), persevere em segui-lo“e a perseverança a experiência, e a experiência a esperança;” Rm 5: 3-4-5;

3.2 - LEMBRAR DOS BENEFÍCOS DE DEUS NA TUA VIDA - “Torno a trazer isso à mente, portanto tenho esperança.” Lm 3: 21

4 – TEMOS UMA ESPERANÇA (UMA MENSAGEM)
“antes santificai em vossos corações a Cristo como Senhor; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós;” I Pe 3:15

TEXTOS FINAIS

“Porque há esperança para a árvore, que, se for cortada, ainda torne a brotar, e que não cessem os seus renovos.” Jó 14: 7.

“Ora, o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz na vossa fé, para que abundeis na esperança pelo poder do Espírito Santo.” Rm 15: 13

Hoje o Espírito Santo deseja reajustar o foco da nossa visão.

Deus quer que enxerguemos além da nossa vida terrena.

Além da temporalidade da nossa vida. Além do sofrimento.

Além da tentação. Além das frustrações.

Deus quer nos mostrar que vale a pena sofrer por amor a Cristo. Você está disposto?

Deus te abençoe!! A  serviço do rei Pr João Nunes e Juçara Graczki

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Obrigado por visitar nosso blog, com mensagens inspirativas, baseado na Bíblia, e vídeos ao seu alcance.