quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

CONQUISTADOR DE MILAGRES!!!

TEXTO BASÍCO II Reis 5: 1-8

INTRODUÇÃO

1° Ora, Naamã, chefe do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu senhor, e de muito respeito, porque por ele o Senhor dera livramento aos sírios; era homem valente, porém leproso.

2° Os sírios, numa das suas investidas, haviam levado presa, da terra de Israel, uma menina que ficou ao serviço da mulher de Naamã.

3° Disse ela a sua senhora: Oxalá que o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samária! Pois este o curaria da sua lepra.

4ª Então Naamã foi notificar a seu senhor, dizendo: Assim e assim falou a menina que é da terra de Israel.

5° Respondeu o rei da Síria: Vai, anda, e enviarei uma carta ao rei de Israel. Foi, pois, e levou consigo dez talentos de prata, e seis mil siclos de ouro e dez mudas de roupa.

6ª Também levou ao rei de Israel a carta, que dizia: Logo, em chegando a ti esta carta, saberás que eu te enviei Naamã, meu servo, para que o cures da sua lepra.

7° “Tendo o rei de Israel lido a carta, rasgou as suas vestes, e disse: Sou eu Deus, que possa matar e vivificar, para que este envie a mim um homem a fim de que eu o cure da sua lepra? Notai, peço-vos, e vede como ele anda buscando ocasião contra mim.”

8ª “Quando Eliseu, o homem de Deus, ouviu que o rei de Israel rasgara as suas vestes, mandou dizer ao rei: Por que rasgaste as tuas vestes? Deixa-o vir ter comigo, e saberá que há profeta em Israel.”

"Vá e lave-se sete vezes no rio Jordão; sua pele será restaurada e você ficará purificado".
II Reis: 5:10.

Como seria bom se todos os milagres ocorressem de uma hora para outra, não é mesmo? Todavia, nem

sempre ocorre assim, muitas vezes Deus deseja que participemos ativamente do processo de milagre.

Deus não precisa de homens para realizar milagres, porque Ele é Deus, todavia, Ele gosta de nos convidar a se envolver com Ele Deus gosta de examinar o nosso coração.

Vemos na Biblia:

1° Ele transforma a água em vinho, mas deseja ver servos disponíveis para servir água primeiro.

2° Ele abre o mar, mas deseja homens que decidam pisar na água antes.

3° Ele alimenta a multidão, mas deseja ver jovens entregando o seu pão e seu peixe.

4° Ele fecha a boca dos leões, mas espera homens que entrem na cova dos leões.

5° Ele multiplica o azeite, mas deseja que você busque as vasinhas vazias.

6° Ele ressuscita o morto, mas espera que homens de fé, removam as pedras.

7° Ele quebra as corretes, mas espera que você levante um louvor primeiro.

8° Ele traz o peixe, mas deseja que você primeiro lance sua rede ao mar.

E tantos outros testemunhos!

NO MUNDO = VER PARA CRER!

COM DEUS = CRER PARA VER!

Disse Jesus. “Tudo é possível àquele que crê.” – Mc. 9: 23.

Assim está sendo com a conquista da nossa nova sede, com a nossa Escritura. Ele poderia fazer tudo de um dia para o outro, mas Deus decidiu nos dar em dois meses de oração, louvor, Palavra, entrega e renúncia.
Aprendi na Palavra de Deus e na experiência prática que milagre também se conquista!

Deus quer que você não somente espere o milagre, mas também deseja que você busque, ore, suplique, interaja, participe, contribua, seja canal dos milagres Dele.

Assim fez um homem chamado Naamã.

Naamã era comandante do exército da Síria, homem poderoso, mas que não conhecia a Deus.

Uma pessoa comum de liderança e influência como você! Eu realmente creio que Deus o trouxe aqui hoje para iniciar com você uma parceria para que juntos, Deus e você, alcance os seus melhores anos, milagre por milagre!

Deus deseja nos ministrar hoje, sobre fé, confiança, ousadia e sobre milagres.
Voltemos à história de Naama:

1° Apesar de seu prestígio humano, ele tinha um problema muito sério: Era leproso (v.1).

2° Esse homem foi curado milagrosamente pelo Senhor, quando ele ouviu a palavra de Deus e obedeceu.

3° Mas houve várias virtudes que levaram Naamã a conquistar o seu milagre.

I° VOCÊ PODE SER UM CONQUISTADOR DE MILAGRES COM DEUS:

1. SEJA HUMILDE EM APRENDER COM AS COISAS SIMPLES DE DEUS -2° Rs 5: 2, 3, 13 e 14.

As pessoas que Deus usou para levar Naamã ao milagre foram pessoas muito simples.

“Ora, tropas da Síria haviam atacado Israel e levado cativa uma menina, que passou a servir à mulher de Naamã.” Rs 5:  2

“Mas os seus servos lhe disseram: "Meu pai, se o profeta lhe tivesse pedido alguma coisa difícil, o senhor não faria? Quanto mais quando ele apenas lhe diz que se lave, e será purificado!"Rs 5:13.

Rs 5: 2 diz de uma pessoa, uma menina que trabalhava em sua casa e que falou do poder de Deus para ele...

Rs 5: 13 mostra que os comandados no exército de Naamã também lhe falaram de Deus, fortalecendo a sua fé e encorajando-o!

2° Se Naamã não tivesse ouvido estas pessoas (pessoas simples), ele nunca teria sido curado!

3° Se ele tivesse insistido em dizer: "Mas é palavra de menina! Esse conselho é de uma garotinha... eu quero ouvir algo de um adulto, de uma pessoa madura!" ...É possível que ele não tivesse sido curado!

4° Às vezes uma pessoa na igreja diz: "Eu quero oração, mas quero oração do irmão fulano... eu quero é que o pastor ore por mim... e tem que ser do pastor tal!"

“Pessoas criticam onde não estão envolvidas”

Se os seus olhos não estiverem vendo o que Deus está vendo, sua visão nunca será a visão Dele.

5° A experiência de Naamã deve nos levar a entender que Deus usa todo tipo de pessoa para nos abençoar e que temos que ter a humildade para receber de quem o Senhor escolher para falar conosco.

Esse homem, Naamã, deu ouvidos as pessoas simples que Deus havia colocado no caminho dele, e foi abençoado. Aleluia!

Hoje você deve dar ouvidos à voz de Deus, mesmo se ela venha da pessoa mais simples que você conhece.

II° O QUE IMPEDE MUITOS HOMENS DE CONQUISTAREM MILAGRES É O ORGULHO E A VAIDADE.

Esteja aberto as simplicidades do mover de Deus em sua vida!

Disse Jesus: “Portanto, quem se faz humilde como esta criança, este é o maior no Reino dos céus.” – Mt. 18: 4

III. VENÇA A DÚVIDA E SE DISPONHA A BUSCAR O MILAGRE - 2° Rs 5: 3 e 4

“Um dia ela disse à sua senhora: "Se o meu senhor procurasse o profeta que está em Samaria, ele o curaria da lepra".

Naamã foi contar ao seu senhor o que a menina israelita dissera.” - 2° Rs 5:  3 e 4.

A única pessoa que pode impedir você de crer, é você mesmo. Nem o mundo, nem o diabo podem te impedir!

Certamente, Naamã já havia procurado solução na melhor medicina de sua época e possivelmente tinha buscado cura nos falsos deuses que ele servia e na religião que tinha, mas nunca conseguiu resultado.

1° Portanto, Naamã já devia estar bastante desanimado quando a menina lhe falou isto aqui no 2° Rs 5: 3:

2° Porém, quando, Naamã ouviu a menina falar do poder do Deus de Israel, sabe que atitude ele teve? ...Ele venceu o desânimo e saiu em busca do Senhor.

Há pessoas aqui precisando ouvir isto, por mais simples que seja porque hoje, estão desanimadas. Já recorreram a várias soluções humanas e nada aconteceu!

Quando busquei a Deus na terça-feira. para receber uma mensagem Dele, eu orei e perguntei ao Senhor: Deus, o que o Senhor deseja falar para as pessoas que virão Te buscar aqui no domingo? E Ele me deu esta Palavra.

Hoje, Deus trouxe-lhe aqui para ensinar, Ele está lhe dizendo: se você quer conquistar um grande milagre para sua vida, vença seu desânimo e venha buscar no Deus Criador, no Deus vivo e verdadeiro.
Faça como Naamã: não deixe que o desânimo impeça você de receber hoje do Deus o Todo poderoso.

Nossa igreja não pode se acovardar, se intimidar. O Deus verdadeiro é por nós!

3° Você está desanimado? Pise com seus pés nesse desânimo, esmague-o, esfregue-o no chão até que ele se desmanche!

“O desânimo é um verme e você não deve ser vencido por um verme!”

4°Hoje você precisa se dispor a buscar a Deus, porque hoje, há um milagre a ser conquistado para a sua vida!

IV. DESENVOLVA UMA ATITUDE DE DAR E NÃO SOMENTE DE RECEBER DO SENHOR -2° Rs 5: 5 e 15.

“O rei da Síria respondeu: "Vá. Eu lhe darei uma carta que você entregará ao rei de Israel". Então Naamã partiu, levando consigo trezentos e cinqüenta quilos de prata, setenta e dois quilos de ouro e dez mudas de roupas finas.” 2° Rs 5: 5

“Então Naamã e toda a sua comitiva voltaram à casa do homem de Deus.

Ao chegar diante do profeta, Naamã lhe disse: "Agora sei que não há Deus em nenhum outro lugar, senão em Israel.

Por favor, aceita um presente do teu servo.” 2° Rs 5: 15.
Naamã não era um homem avarento, apegado ao dinheiro, mesquinho...

Lemos aqui em 2° Rs 5: 5, que Naamã foi ao profeta de Deus, levando consigo 350 quilos de prata, 72
quilos de ouro e 10 mudas de roupas finas! ...no  em 2° Rs 5: 15 ele chama estas coisas de "presente"!
Sabe por que muitas pessoas não conquistam milagres em suas vidas?

porque têm seus corações fechados para ofertar e só querem receber a bênção.

Existem pessoas que compram uma bolsa de:

R$ 10.000,00 mas não conseguem doar

R$ 100,00 para a obra de Deus ou para uma pessoa.

Não retenha e entregue restos e espere receber o melhor da terra!

Naamã, porém, antes mesmo de receber o milagre, preparou uma grande oferta para abençoar o profeta de Deus, que iria ser usado para curá-lo e insistiu para que sua oferta fosse aceita.

Aprenda a apresentar-se diante de Deus, não apenas para receber dEle, mas também para dar a Ele!

E a principal coisa que Deus está procurando receber não é o seu dinheiro... É o seu coração.

A Bíblia diz que é o seu coração como adorador.

A adoração é o que podemos dar a Deus em resposta ao amor que Ele tem por nós.

Você pode até dar o seu dinheiro e não dar o seu coração, mas você não pode dar o seu coração e não dar o seu dinheiro para Deus.

Por isso, se você precisa que um milagre aconteça na sua vida, aprenda a se apresentar a Deus não apenas para receber, mas também para dar ao Senhor. E isso Naamã fez.

V. SUPERE O MEDO, O ORGULHO E OS SEUS PRECONCEITOS - 2° Rs 5: 10 a 14.

1°Quero ler em 2° Rs 5: 10 = 12:

"Eliseu enviou um mensageiro para lhe dizer:

"Vá e lave-se sete vezes no rio Jordão; sua pele será restaurada e você ficará purificado".

11. Mas Naamã ficou indignado e saiu dizendo: "Eu estava certo de que ele sairia para receber-me, invocaria em pé o nome do SENHOR, o seu Deus, moveria a mão sobre o lugar afetado e me curaria da lepra....

12. Não são os rios Abana e Farfar, em Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Será que não poderia lavar-me neles e ser purificado?" E foi embora dali furioso....”

Você tem mais preconceito do que imagina e até mesmo admite!

Tem gente que sai da igreja assim. Só quer bênção! Na hora do sacrifício... Na hora do chega junto, oferta, sacrifício desanima.

Esta igreja precisa de pessoas que acreditem na visão dada por Deus e estejam dispostos a pagar o preço.
Como muitos, aquele homem (Naamã) tinha orgulho e preconceitos no coração.

2° Ele havia imaginado uma maneira através da qual Deus deveria agir e o Senhor fez completamente diferente.

3° Naamã imaginou isto aí do 2° Rs 5: 11: "Por certo o profeta vai vir pessoalmente ao meu encontro, vai orar em nome do Senhor, e vai passar a mão sobre o lugar ferido e aí ficarei curado!"

4° Mas Deus fez completamente diferente disso: Deus mandou que o profeta enviasse um mensageiro com um recado: 
"Vá e lave-se sete vezes no rio Jordão; sua pele será restaurada e você ficará purificado".

Naamã poderia ter permanecido indignado com aquilo... poderia ter dito:

"Que isso? Eu sou uma pessoa ilustre, sou chefe de um exército, herói de guerra! 

Não fica bem ser tratado assim... e depois, lavar-me sete vezes no rio Jordão, que bobagem!"

Naamã poderia ter ficado nessa pose, nesse orgulho, nesses preconceitos...

Ah! Mas lemos em 2° Rs 5: 14 que ele.... SIMPLISMENTE OBEDECEU...

"desceu ao Jordão, mergulhou sete vezes conforme a ordem do homem de Deus e foi purificado; sua pele tornou-se como a de uma criança."

Muitos murmuram... Receber unção com óleo?

Oração com imposição de mãos? Ir lá na frente?

Entregar uma oferta? Fazer uma campanha de oração?

Ele venceu as resistências da sua carne e dispôs-se a aceitar o modo de Deus agir.

Você consegue imaginar Naamã naquela hora?

Imagine-o tirando diante de seus servos as medalhas de herói de guerra, a roupa nobre que usava, para mergulhar nas águas barrentas do Jordão...

Naamã aceitou se humilhar na presença de Deus! ...foi isso que ele fez.

Muitas pessoas nunca recebem a bênção, porque nunca descem do seu pedestal...

OU VOCÊ SE HUMILHA NA PRESENÇA DE DEUS, OU VAI SE HUMILHAR DIANTE DOS HOMENS!

Se você nunca se humilhar, se nunca se rebaixar na presença de Deus, você nunca será levantado na bênção, nunca será exaltado...

VI. DECIDA OBEDECER RADICALMENTE AO SENHOR - 2° Rs 5:  14 e 17

E disse Naamã: "Já que não aceitas o presente, ao menos permite que eu leve duas mulas carregadas de terra, pois teu servo nunca mais fará holocaustos e sacrifícios a nenhum outro deus senão ao SENHOR.”

2° Rs 5: 14 é um registro de que Naamã fez exatamente conforme a palavra do homem de Deus.

1° em 2° Rs 5: 10 está o que Naamã deveria fazer segundo a direção que Deus deu: "Vá e lave-se sete vezes (não apenas 1,2 ou 3, mas 7 vezes!) no rio Jordão".

E aqui está em 2° Rs 5: 14, Naamã, descendo ao Jordão, mergulhando uma, duas, três, quatro... sete vezes!

Imagina um viajante que viu a cena? Por vezes para conquistar o seu milagre, você vai fazer coisas, que aos olhos de quem está de fora e não conhece seu Deus e você, vai pensar que você pirou de vez!

Importa é agradar a Deus e não aos homens, Paulo Ef. 6: 7

“Eu não sei o segredo do sucesso, mas do fracasso é tentar agradar a todas as pessoas”
Deus não aceita 90% de obediência.

Ele quer que nós nos submetamos completamente a Ele.

Para Naamã, a ordem de Deus foi que ele mergulhasse sete vezes no rio Jordão e ele só foi curado, perceba isso, porque obedeceu completamente (após o 7º mergulho, aqui diz que ele foi purificado e que sua pele leprosa tornou-se como a de uma criança)!

Depois, diz em 2° Rs 5: 17, que Naamã fez uma aliança de que nunca mais buscaria outros deuses (nem os deuses da religião de seus pais), mas que daquele dia em diante, serviria exclusivamente ao Deus de Israel.

Isto revela o que havia no coração de Naamã naquela hora: agora, ele era um homem resolvido a obedecer radicalmente a Deus!

CONCLUSAO:

NUNCA SERÁ FÁCIL CRER NO IMPOSSÍVEL DE DEUS

PORQUE ISTO VAI CONTRA NOSSA NATUREZA CARNAL

Naamã precisava de um milagre de Deus; e ele decidiu fazer a parceria com a pessoa certa e você?
Mas o caminho para conseguir isso é assumir uma postura de quebrantamento e resolver obedecer em tudo, assumindo Jesus como Senhor da nossa vida.

Deus quer fazer um milagre na sua vida, mas você precisa estar disposto a descer ao seu Jordão, a descer do pedestal e humilhar-se diante de Deus.

Quer fazer isso agora? O maior milagre começa hoje mesmo com a entrega da sua vida! Levante sua mão e venha aqui na frente. Deus quer começar alguns milagres em sua vida, ele deseja trabalhar no sobrenatura

Um forte Braço nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, Pr João Nunes Machado




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Obrigado por visitar nosso blog, com mensagens inspirativas, baseado na Bíblia, e vídeos ao seu alcance.