quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

NÃO AMEIS O MUNDO

TEXTO BASE 1° JOÃO 2: 5 - 17

INTRODUÇÃO

5° mas qualquer que guarda a sua palavra, nele realmente se tem aperfeiçoado o amor de Deus. E nisto sabemos que estamos nele;

6° aquele que diz estar nele, também deve andar como ele andou.

7° Amados, não vos escrevo mandamento novo, mas um mandamento antigo, que tendes desde o princípio. Este mandamento antigo é a palavra que ouvistes.

8° Contudo é um novo mandamento que vos escrevo, o qual é verdadeiro nele e em vós; porque as trevas vão passando, e já brilha a verdadeira luz.

9° Aquele que diz estar na luz, e odeia a seu irmão, até agora está nas trevas.

10° Aquele que ama a seu irmão permanece na luz, e nele não há tropeço.

11° Mas aquele que odeia a seu irmão está nas trevas, e anda nas trevas, e não sabe para onde vai; porque as trevas lhe cegaram os olhos.

A separação do mundo  

12° Filhinhos, eu vos escrevo, porque os vossos pecados são perdoados por amor do seu nome.

13° Pais, eu vos escrevo, porque conheceis aquele que é desde o princípio. Jovens, eu vos escrevo, porque vencestes o Maligno.

14° Eu vos escrevi, meninos, porque conheceis o Pai. Eu vos escrevi, pais, porque conheceis aquele que é desde o princípio. Eu escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e já vencestes o Maligno.

15° Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele
.
16° Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não vem do Pai, mas sim do mundo.

17° “Ora, o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus, permanece para sempre.”

"Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.

Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não vem do Pai, mas sim do mundo.
Ora, o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus, permanece para sempre." I João 2:15-17.

Vivemos na época do evangelho da facilidade. Onde não se paga mais preço pela fé, onde estamos sonolentos e letárgicos na nossa fé. Muitos pastores e igrejas tem feito loucuras para conquistar novos adeptos, inclusive comprometendo a própria bíblia no afã de novos seguidores.

Mas justamente diante deste contexto devemos nos perguntar: Deus nos permitiu tal coisa?

Na bíblia Deus nos manda amarmos a ele e aos nossos irmãos (Mt 22: 37-39).
No meio deste contexto surge Satanás, o enganador e príncipe deste mundo.

A Bíblia é um livro do amor. A expressão do amor de Deus para nós. O amor para o cristão é um mandamento. Mas neste texto, ao contrário dos demais da escritura, Deus, através do apóstolo do amor nos dá uma ordem: “não ame”.

O SENHOR DESEJA QUE TENHAMOS O SEU AMOR E VENHAMOS TRANSMITI-LO.

Mas você pode se perguntar: Por que Deus nos ordena para não amarmos o mundo?

Veremos neste estudo porque não podemos amar este mundo.

1 - O QUE É O MUNDO?

(Kosmos). Sistema mundial governado pelo príncipe deste mundo (Satanás). Que tem por seus sustentáculo 7 pilares, são eles:

1.1 – ORGULHO - O mundo vive e ensina as pessoas a dizerem: "eu me basto, não preciso dos outros, eu venço sozinho. Infelizmente o cristão que pensa assim está com a sua mente comprometida, pois foi justamente isso que Adão e Eva fizeram quando decidiram comer da árvore do conhecimento do bem e do mal, eles queriam ter um juízo independente do que Deus achava.

 O orgulho sempre leva a independência divina. Deus resiste ao orgulhoso (Tiago 4:6);

1.2 – EGOÍSMO - Este sistema também preconiza que todas as coisas devem ser direcionadas para mim e nada para os outros. O mundo ensina a não abençoar. Reter e acumular. A bíblia nos ensina a sermos abençoadores (At 20:35). Em Mt 4:3-4 Cristo foi tentado a comer pão desconsiderando a vontade de Deus, que naquele momento era o jejum. Cristão também sabe negar o que lhe é de direito se Deus lhe ministra isso.

1.3 – AMBIÇÃO - O mundo nunca está satisfeito. Ele sempre quer mais. Infelizmente esta idéia tem adentrado dentro da igreja de Cristo, e há ensinos de demônios dizendo que o cristão não deve se contentar com o que tem e com o que é, mas a bíblia nos diz que tendo o suficiente estejamos contentes (I Timóteo 6: 8).

1.4 – RIQUEZA - Ter mais sempre é mais importente do que ser mais. O homem tem medido o homem pelos bens que ele possui. Deus não enxerga desta forma, porque a igreja deveria privilegiar o dízimos dos ricos e os irmãos que possuem salários maiores? Se perante a Deus todos somos iguais não devemos fazer acepção de pessoas (Tiago 2:1-9).
A palavra canon significa vara de medir. Como estamos medindo as pessoas?

1.5 – PRAZERES - Gozar mais. O mundo ensina a "aproveitarmos" a vida, fazendo toda a sorte de orgias sem questionarmos a Deus.
A bíblia nos orienta a aproveitarmos as coisas boas da vida, mas ao mesmo tempo ela nos adverte que devemos fazer estas coisas sabendo que vamos comparecer diante de Deus para sermos julgados por ele (Ec 11: 9).

1.6 – STATUS - Ser admirado, estar em evidência. Ter fama, para muitos isso é interessante; Deus não se preocupa com isso, por que a igreja deveria se preocupar? Mt 6:1-3. O homem deseja olofotes, Deus prefere fazer a sua obra no silêncio. O que estamos buscando? A nossa glória ou a de Deus? Em Mt 4:8-9 - Jesus disse não ao Status que Satanás lhe ofereceu se desse o mundo e a sua glória. Nem por um segundo Jesus comprometeu os seus critérios. E nós?
1.7 – PODER - O mundo busca o poder. Quer mostrar que consegue, que faz.
Os homens querem que os outros lhe obedeçam. Jesus nos disse que aquele que quiser ser o primeiro que sirva (Mt 20: 26).

Você tem buscado mais poder para quê? Para a glória de Deus ou a sua? Pense nisso!

2 - O QUE O VERDADEIRO CRISTÃO PRECISA FAZER PARA VENCER O MUNDO

2.1 - Reenegar as paixões do mundo

"Porque a graça de Deus se manifestou, trazendo salvação a todos os homens, ensinando-nos, para que, renunciando à impiedade e às paixões mundanas, vivamos no presente mundo sóbria, e justa, e piamente," Tito 2:11-12.

2.2 - Guardar-nos incontaminados do mundo

"A religião pura e imaculada diante de nosso Deus e Pai é esta:

Visitar os órfãos e as viúvas nas suas aflições e guardar-se isento da corrupção do mundo." Tiago 1: 27.

2.3 - Preparar-nos para a eternidade

Este mundo não é o fim. Vamos viver nele, mas devemos nos preparar para a Nova Jerusalém.
"e os que usam deste mundo, como se dele não usassem em absoluto, porque a aparência deste mundo passa." I Coríntios 7: 31.

3 - O QUE HÁ NO MUNDO?

3.1 - CONCUPISCÊNCIA DA CARNE – Desejo de enriquecer (já ouviu alguém falar sobre isso? Vida fácil (Triunfalismo – Rm 8: 31-37. Vc quer vencer quem? VENÇA O MUNDO – Jo 16: 33). Js 7: 21.

REMÉDIO DE DEUS ESMURRAR O CORPO – (I Co 9: 27).

3.2 – CONCUPISCÊNCIA DOS OLHOS – Desejo de ter. Veja Eva (Gn 3: 4-6). 

As mulheres são muito tentadas pelas vitrines, já os homens são tentados em ver as mulheres.

REMÉDIO DE DEUS: ATITUDE DE DISCIPLINA (Jó 31:1; Sl 119: 37)

3.3 – SOBERBA DA VIDA – Ostentar. Parecer mas não ser. Exibição. Muita casca e pouco conteúdo.
REMÉDIO DE DEUS: HUMILHAR-SE. (I Pe 5: 5).

Meu leitor. Cristo testemunhou publicamente que ele era contra o mundo (Jo 7: 7).

Cristo tomou o mundo por adversário e o venceu (Jo16: 33)

Em I Co 2: 12 a bíblia faz um contraste entre o Espírito de Cristo e do mundo. E nós? Estamos querendo amar os dois? Isso não é possível.

Aprendemos nessa palavra que em Deus não quer que estejamos divididos. Ele não quer que você ame o mundo. Ame apenas a Deus e aos homens, nunca as coisas e sistemas.

Os sistemas passam, mas quem faz a vontade do Senhor permanece!

"Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo." Gálatas 6:14

Nós que estamos em Cristo estamos pregados para o mundo (uma cruz nos separa do mundo).
E este mundo ainda está pregado para nós. Vamos viver esta palavra?.

Deus quer que você tenha uma nova visão. Aceite o colírio de Cristo meu irmão!


Um Forte Abraço! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, PR João Nunes Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Obrigado por visitar nosso blog, com mensagens inspirativas, baseado na Bíblia, e vídeos ao seu alcance.