quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

O ESPÍRITO SANTO - O DOM SUPREMO DE DEUS

O ESPÍRITO SANTO - O DOM SUPREMO DE DEUS

Falarei hoje da maior promessa de Deus para nós aqui na terra, o Espírito Santo, que testemunha no espírito do cristão o poder e o amor de Jesus Cristo.

Espírito este que, desde antes da fundação do homem já estava sob a face das águas. 

Explicarei qual a missão do Espírito Santo, donde ele vem, quem o recebe, e quais as suas características.

"Mas recebereis poder, aos descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas, ..." (Atos 1: 8a)

O plano de Deus para o homem era de ter comunhão plena com ele, mas com o pecado o homem afastou-se de Deus e o Espírito de Deus, que deveria habitar em todo o homem, parou de estar neste pela carnalidade humana.

Com a natureza do homem caída, Deus teve de colocar um redentor, um salvador, um perdoador para nos reconduzir a ele e fazermos receber novamente o Espírito Santo, a saber, Jesus Cristo.
Vamos a Bíblia:

"A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós." (II Coríntios 13:13).

Percebemos que: Jesus nos traz a graça (a saber, perdão de todos os pecados, nos reconduz a Deus), Deus nos ama e que o Espírito Santo testifica Jesus e Deus com a sua comunhão com o cristão.

Mesmo com o grande amor que Deus tem por nós, se não fosse pela obra expiatória de Jesus na cruz (para perdão dos nossos pecados, nos tornar limpos), ser-nos-ia impossível ter o Espírito Santo, pois o Espírito Santo é Deus, e como sendo ele Deus ele também é puro, santo; e em um copo sujo (nós, quando pecadores) a água limpa (o Espírito) não pode ficar.

Mas a obra do Espírito Santo não é só nos unir a Deus, e nem nos dar o Seu gôzo.
A principal missão do Espírito Santo é a de CONVENCER o mundo do pecado, da justiça e do juízo; (leia João 16:7-14) e nos guiar no caminho de Jesus.

Sim, o Espírito Santo é que convence cada um da existência REAL de Jesus Cristo, o Espírito Santo nos convence da justiça de Deus, e o Espírito Santo nos convence sobre as verdades bíblicas.
Ele nos conduz a verdade, a Jesus

O Espírito Santo é enviado por Deus Pai (João 15:26) para a glória do Filho (João 16:14a) e para nos transformar em verdadeiras testemunhas de Jesus Cristo (João 16:27).

"Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada." (João 14:23). Todo aquele que ama a Jesus terá o Espírito de Deus nele. Porém, ao homem carnal, o Espírito de Deus não pode habitar, porque este não crê em Deus (João 14:17).

O Espírito Santo não é apenas algo disforme, ele é Deus, tem uma personalidade definida e é uma pessoa, tanto isto é verdade que Jesus o trata como uma pessoa. Em Efésios 4:30 também percebemos que o Espírito tem sentimentos, pois ele se entristece.

Nós somos a morada do Espírito Santo, logo, devemos ter zelo para como ele, não devemos apagá-lo (I Tessalonicenses 5:19), e sim devemos nos encher dele (Efésios 5:18), para o cristão encher-se do Espírito de Deus, ele necessita esvaziar-se de si para deixar espaço para o Espírito de Deus atuar (Mateus 16:24).

Outra adversidade para ter uma boa vida espiritual é a carne, que milita contra o espírito. (Gálatas 5:16) Como o homem natural, carnal, tem seu espírito mortificado (pelo pecado) ele nunca poderá ter uma vida espiritual.

A não ser que este homem nasça em Espírito: "Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo" (João 3:7).

O cristão porém, tendo ele ainda a antiga natureza adâmica (de Adão, carnal) em si, ele precisa estar voltado para o Espírito e não para a concupiscência da carne.

A direção do Espírito, na vida dos cristãos, geralmente é sútil (cf. João 3:8), é como o vento, não se vê, geralmente não se ouve mas se pode sentir, pode-se perceber a sua ação.

Como fala em Hebreus 2:4, Deus distribui o Espírito Santo de acordo com a Sua vontade, mas mesmo com esta disbribuição, Deus quer que sejamos cheios do Espírito, há uma experiência cristã que nos faz transbordar no Espírito Santo, esta experiência é o batismo com o Espírito Santo.

Quando aceitamos a Cristo como seu Salvador, o Espírito Santo age em nossa vida convencendo-nos do pecado, da justiça e do juízo (cf. João 16:7-14). Há no entanto, uma outra experiência do Espírito Santo que é distinta da salvação e é referida na Bíblia como o Batismo com o Espírito Santo (veja Marcos 1:8; Atos 1:4-5; Atos 11:16).

"Batismo", literalmente, significa imersão. Quando alguém é batizado com o Espírito Santo é literalmente imergido no poder e na presença do Espírito. Nesta experiência o Espírito Santo passa realmente a morar na pessoa.

Em I Coríntios (I Coríntios 12:4-11; I Coríntios 13:1,13; I Coríntios 14:1) Paulo dá uma lista de dons espirituais outorgados pelo Espírito Santo aos cristãos que receberam esse revestimento de poder.

Os dons são dados para ajudar no testemunho aos não-convertidos e na edificação dos cristãos.

O batismo com o Espírito Santo é outorgado não somente para que possamos apresentar Cristo com poder a outros, mas para que Deus possa, com mais proveito, ministrar a nós mesmos a sua graça.
Quando alguém está cheio do Espírito Santo tem mais poder para servir a Deus; experimenta um júbilo maior, sente um profundo amor por Cristo e vive uma vida de oração.
Como você recebe esta experiência abençoada? Simplesmente pela fé (cf. Gálatas 3:2) e oração (Estude Lucas 11:9-13).
Bom, agora você já sabe a missão do Espírito (nos converter), sabe também que ele é uma pessoa, ele mora no cristão e é por meio dele que testemunhamos Jesus Cristo, também sabe que há uma experiência profunda com ele que se chama batismo com o Espírito Santo, isto é o que acho ser principal sobre o Espírito, mas se você acha alguma coisa, ou tem algo a perguntar, não seacanhe e faça a sua colocação, responder-te-ei com maior diligência.

Acabo este estudo com algumas passagens sobre o Espírito Santo das Santas Escrituras.
"...até que se derrame sobre nós o Espírito lá do alto; então, o deserto se tornará em pomar, e o pomar será tido por bosque; o juízo habitará no deserto, e a justiça morará no pomar.

O efeito da justiça será paz, e o fruto da justiça, repouso e segurança, para sempre.
O meu povo habitará em moradas de paz, em moradas bem seguras e em lugares quietos e tranquilos," (Isaías 32:15-18).

"Porque derramarei água sobre o sedento e torrentes, sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito, sobre a tua posteridade e a minha bênção, sobre os teus descendentes;" (Isaías 44:3).

Informações adicionais sobre o Espírito Santo:

1. Promessas de Deus de nos dar o Espírito: (Ezequiel 36:25-27; Joel 2:28);

2. Somos (cristãos) o santuário do Espírito: (I Coríntios 3:16; I Coríntios 6:19);

3. O batismo Espírito Santo nos é dado por imposição de mãos: (Atos 8:14-17;Atos 19: 1-6);

4. A obra do Espírito em Jesus, o que o Espírito quer fazer em nós (nos tornar igual a Jesus): (Isaías 11:2);

5. Todo cristão é selado com o Espírito: (II Coríntios 1:22; Efésios 1:13);

6. Deve-se andar em Espírito: (Gálatas 5:16, 25);

7. FRUTO DO ESPÍRITO: (Gálatas 5:22-23);

8. O Espírito sacia os nossos vazios espirituais: (João 7:37-39).

Leituras complementares:

Romanos 5:5; 8:2; 8:5-6; 8:14, 16; 8:26; 14:17; I Coríntios 2:11; 12:3; II Coríntios 3:17; 3:6-8 Gálatas 6:8; Tito 6:8; II Pedro 1:21; I João 3:24; 4:2; 5:6-8.

Um Forte Abraço! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, PR João Nunes Machado


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Obrigado por visitar nosso blog, com mensagens inspirativas, baseado na Bíblia, e vídeos ao seu alcance.