quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

paz - uma graça que só ve de deus

TEXTO BASE FP 4: 7

INTRODUÇÃO

TEMA: PAZ - UMA GRAÇA QUE SÓ VEM DE DEUS

 “e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus”.
Falaremos de paz... mas antes vamos ao dicionário: (minidicionário aurélio, 1993):

1. Ausência de lutas, violências ou perturbações sociais, ou de conflitos entre pessoas

2. Restabelecimento de relações amigáveis entre países beligerantes.

3. Sossego, serenidade.
Agora posso falar onde quero chegar e sobre que tipo de paz quero falar.
Antes de tudo, a paz que pretendo falar não é ausência de conflitos, nem restabelecimento de amizade; muito menos atributos que certos tipos de pessoas tem.



A paz que desejo falar é aquela que todo ser humano pode ter, e que é muito maior, algo espiritual, que não vem de nós ou de nossos esforços, e sim, de Deus. Paz esta que excede todo entendimento humano (Filipenses 4: 7) e que não nos deixa confusos inteiormente (Romanos 10:11 e I Coríntios 14:33a).

A paz espiritual, é algo muito profundo, acredite, algo fora de concepções humanísticas, algo que nem um dicionário escrito por homem pode expressar, então caro amigo, adivinha em que dicionário vamos buscar "entender" o que é isto? RESPOSTA: na Bíblia, o dicionário de Deus.

Então vamos a ela...
Não tem jeito, para os injustos (perversos, que não aceitaram o sacrifício da cruz) não há paz. Posso afirmar que no interior de todo aquele que não crê em Jesus não há paz, e isto não sou eu que sei, e sim Deus que afirma: "Para os perversos, todavia, não há paz, diz o Senhor." (Isaías 48: 22).

Muitas pessoas tem se enganado a este respeito, pessoas que se dizem estar em paz, e na sua vida até parece que tudo está bem, mas se elas não crêem em Cristo, certamente paz elas não tem.
Veja o que Deus fala sobre isso: "Curam superficialmente a ferida do meu povo, dizendo: Paz, paz; quando não há paz." (Jeremias 6: 14; leia também os versículos 15 e 16).

Hoje o mundo prega uma paz, "não vamos guerrear, vamos todos viver unidos", mas o mundo prega uma paz que não tem, no interior destas pessoas só há confusão e perplexidade diante seu futuro, medos, receios, amor ... Ah! se estas pessoas antes de pregar esta paz a buscassem interiormente, e se a buscassem em Cristo, certamente não teríamos tanta dor.

É questão de adimitir, é só parar e pensar (pense). Mas esta falta de paz tem solução. Adivinha qual? CRISTO, solução para este mundo aflito. Ele é o Príncipe da paz (cf. Isaías 9:6).

Vamos a outra referência bíblica:

"Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido.

Mas ele foi traspassado pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz PAZ estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.

Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos." (Isaías 53: 4-6)

Pela cruz de Jesus temos reconciliação com Deus (Romanos 5: 10).
A falta de paz que havia em nós antes de aceitarmos a obra de Deus nos trazia grande vazio.
Um vazio que nos forçava a buscarmos uma satisfação efêmera (superficial) que não resolvia em nada, apenas criava peso.

Jesus é a água viva, ele sacia todos os vazios do ser humano, até a falta de paz ele também supre, dando-nos muito mais que imaginamos ter (leia João 4: 14).
Veja agora o que Jesus fala: "Deixo-vos a minha paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo." (João 14: 27a).

Como você já percebeu, a paz de Jesus está acima de tudo, acima de dificuldades, acima de sentimentos, acima de paixões... a paz do Senhor é enorme e eterna, veja o que o próprio Deus fala:

"Porque os montes se retirarão, e os outeiros serão removidos; mas a minha misericórdia não se apartará de ti, e a aliança da minha paz não será removida, diz o Senhor, que se compadece de ti.... Todos os teus filhos serão ensinados do Senhor; e será grande a paz de teus filhos."(Isaías 54: 10,13).

A paz além de ser uma dádiva de Deus é um fruto do Espírito Santo em nossas vidas (cf. Gálatas 5: 22, Romanos 8:6; Isaías 48:18).

Ou seja, além dela ser imensa ela pode ser cada vez maior (cf. I Pedro 1: 2).
A paz pode ser multiplicada em nós por Deus, quanto mais andarmos em espírito maior será a paz em nossos corações, e falo isto não porque está na Bíblia, falo isto por experiência própria.

A paz que o Senhor me deu cresce dia após dia, e cada vez é maior e melhor, é algo aliviante, um refrigério, que eu não tinha antes de conhecê-lo, é algo eterno, sem fim.
A paz tem mais uma função na vida de um cristão; servir de árbitro: "Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos." (Colossenses) 3: 15).

A paz serve para a gente fazer escolhas em nossas vidas, Paulo nos aconselha a fazermos o que nos dá maior paz.

Uma coisa que para o cristão traz paz também é louvar a Deus, vejamos:

"Como fruto dos seus lábios criei a paz, paz para os que estão longe e para os que estão perto, diz o Senhor, e eu o sararei." (Isaías 57: 19).

Bom, caro amigo, o que tinha eu para falar acerca de paz já foi dito, o importante é que tu busque esta paz, lute por ela, e com certeza e Senhor dar-te-á ela.

Não se esqueça, o SENHOR É UM ABISMO DE PAZ.

"Saireis com alegria e em paz sereis guiados; os montes e os outeiros romperão em cânticos diante de vós, e todas as árvores do campo baterão palmas.

Em lugar do espinheiro, crescerá a murta; e será isto glória para o Senhor e memorial eterno, que jamais será extinto." (Isaías 55:12-13). Pondere sobre este texto.
Fala Senhor...

"Tu, Senhor, conservarás em perfeita paz aquele cujo propósito é firme, porque ele confia em ti." Isaías 26:
3.

"O efeito da justiça será paz, e o fruto da justiça, repouso e segurança, para sempre.

“O meu povo habitará em moradas de paz, em moradas bem seguras e em lugares quietos e tranqüilos," Isaías 32: 17-18.

"A Deus pertence o domínio e o poder; ele faz reinar a paz nas alturas celestes." Jó 15: 2.

"Grande paz têm os que amam a tua lei; para eles não há tropeço." Salmo 119: 165.

"Ora, o Senhor da paz, ele mesmo, vos dê continuamente a paz em todas as circunstâncias.

“O Senhor seja com todos vós." II Tessalonicenses 3:16.

"E o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz no vosso crer, para que sejais ricos de esperança no poder do Espírito Santo." Romanos 15: 13.

Findo com este texto "Paz a todos vós que vos achais em Cristo." I Pedro 5: 14b.
A serviço do rei Pr João Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Obrigado por visitar nosso blog, com mensagens inspirativas, baseado na Bíblia, e vídeos ao seu alcance.