quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

POR QUE O HOMEM NATURAL NÃO PERCEBE DEUS?

POR QUE O HOMEM NATURAL NÃO PERCEBE DEUS?

Buscaremos explicar por que o homem natural não consegue perceber e entender as coisas de Deus. 

Irei aludir o assunto argumentando pela Bíblia. Também mostrarei todos os motivos que separam o homem de Deus.

Nos dois primeiros capítulos de Gênesis vimos que o homem tinha pleno conhecimento de Deus, o homem tinha comunhão com Deus; Deus amava o homem, e Deus também gostaria de ser amado.

Deus não obrigou ao homem que o amasse; permitiu que o homem usasse do livre arbítrio (escolher:

vida ou morte). Deus pôs a árvore do bem e do mau no paraíso.

Alertou ao homem para que não comesse da árvore. Porém o homem desobedeceu, e a partir daí tudo mudou.

O homem se separou de Deus porque pecou ( tipificado no "onde estás?" de Gênesis 3:9).

A partir deste momento o homem perdeu a sua condição de justo, passou a ser um injusto; e, automaticamente se separou de Deus (não que Deus queira isto, mas o pecado separa o homem de Deus, pois Deus é Santo. leia Isaías 59:1-2).

O Espírito Santo, que procede de Deus, vindo que o homem se tornou carnal, não habitou mais nele (cf. Gênesis 6:3). 

Quando o Espírito abandonou o homem este percebeu-se vazio, como se faltasse alguma coisa que ele não sabia o que era, e o homem tornou-se insatisfeito.

Se não fosse por essa insatisfação a humanidade não estaria neste grau de avanço, porém, não teríamos problemas se fossemos satisfeitos.

Quando o homem se separou de Deus ele perdeu seu propósito de vida e sua segurança.

Disto, derivou todos os problemas que nossa sociedade atual vive.

Todo aquele que comete pecado é escravo, tem um grande vazio, e ainda por cima tem uma cegueira espiritual (leia: Isaías 5:13; Isaías 29:8-16; Amós 8:11; Sofonias 1:17; João 8:34).

Deus sabe que o vazio do homem só pode ser saciado por Ele. Então enviou o Seu Filho para que reconstruísse a união entre ambos. Hoje, para o homem voltar aos átrios de Deus basta ele aceitar a obra de expiação de Jesus pessoalmente, basta aceitar a Cristo como seu Salvador, crer Nele e segui-Lo.

Mas, se tudo é assim tão simples, então por que muitos ainda estão vazios? Por que muitos não conseguem dar este passo de fé? Por que parece tão difícil?

Infelizmente foi pregado ao homem que para ele se salvar ele precisa ser "bonzinho", que ele precisa ir a todos os cultos, que ele precisa fazer caridade, que ele precisa ser religioso,... NÃO, não, não... para o homem se salvar ele só precisa crer que Jesus Cristo é Filho de Deus, e aceitá-lo pessoalmente como seu Salvador (cf. Jo 5:24, Ef 2:8-9,...).

O homem, pensando que ele precisa ser "santo" para conhecer a Deus percebe que isto é impossível de se realizar por si só e desiste de Deus. Ora, realmente é impossível ao homem tornar-se santo, é vã qualquer tentativa do homem de se tornar bonzinho perante Deus.

 Porém a Bíblia diz que todo aquele que aceita a obra de Jesus se torna santificado aos olhos de Deus, pois desta pessoa é retirado todo o pecado. Infelizmente muitos estão pregando que a "graça de Deus" não é mais graça e sim uma graça que não é mais de graça, que é cara. Quem lê entenda!

Deus é categórico em estabelecer que nenhum injusto terá a verdadeira PAZ (cf. Is 48:22)... Todos que não creem em Cristo são injustos, veja: "Não há um justo, nem um sequer, não há quem entenda, não há quem busque a Deus; todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer... todos pecaram e carecem da Glória de Deus." (Romanos 2:10-12, 23).

Em suma: o homem só busca Deus porque se sente vazio e porque não há outro jeito de ter paz no coração.

Jesus fala que os de coração limpo (os justos, salvos, aqueles que tem seus pecados perdoados) são bem-aventurados porque estes verão a Deus (Mateus 5:8). Não tem outro jeito de se conhecer a Deus. Só por Jesus. "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." João 14:6

"Ora, o homem natural não aceita as cousas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente." (I Coríntios 2:14).

"Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade." (João 4:24).

O homem sem Deus tem uma grande dificuldade de entender as Suas coisas; este homem necessita de fé; ou seja, dar crédito a Deus e a Sua Palavra, crer nela e buscar a Deus pessoalmente, e aí sim, averiguar se Deus é verdadeiro ou mentiroso, ver se a Bíblia se cumpre ou se ela é mentirosa.

O único caminho para se chegar ao entendimento das coisas de Deus é Jesus, que só podemos alcançar por meio da fé, este é o único caminho, não há outro.

"Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados...naquele tempo, estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo." Efésios 2:1, 12.

Como pode o homem estando morto (em espírito) perceber e entender a Deus?
O próprio Deus que responda...

"O Senhor liberta os encarcerados.

O Senhor abre os olhos aos cegos." Salmo 146:7b, 8a

"Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressureição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá." João 11:25.

Frutos da falta de conhecimento sobre Deus:

Soberba: orgulho, arrogância. (Isaías 47:10).

Desobediência: a pessoa torna-se uma pecadora. (Deuterenômio28:15, 28).
Cegueira (espiritual): não percebe a Deus, Seu amor, Sua salvação e nem os Seus feitos (Isaías 59:7-12).

Insensibilidade: não sente o amor de Deus. (Isaías 6:8-10).

Rebeldia: é revoltada (Jeremias 5:21-25).

Satanás nos cega: esta pessoa é cegada pelo diabo (veja II Coríntios 4:1-6; I Jo2:11; I Jo 5:18).

JESUS LIBERTA-NOS DESTE SISTEMA: (Isaías 42:1-7; João 8: 32; João 8: 36).

Agora, te ficou claro, que qualquer um que quiser perceber a Deus, o conseguirá, se buscar pelo único caminho que se tem para chegar a Deus, a saber, Jesus Cristo (cf. Jo 14:6). Então, se você deseja conhecer o Senhor, oremos juntos

"Ó Senhor Deus, pai de misericórdia, muito obrigado pelo teu cuidado, sim, Senhor, graças te dou porque tu puseste tua Palavra diante de mim para que dela eu aprendesse; louvado seja tu, porque tu tens paciência e tu és um Deus tardio em irar-se.

Te louvo porque tu és um Deus soberano e nenhum dos teus planos podem ser frustrados. Peço-te, Senhor, perdão pela minha incredulidade; perdão, ó Deus, pelas vezes que quis eu, em toda minha ignorância entender os teus planos. Sei, Senhor, que é impossível ao homem compreender os teus desígnios.

Senhor, confesso que a minha fé não é ideal, confesso que ando alheio a tua vontade, confesso buscar a minha satisfação onde não consigo encontrar. Também Senhor, peço-te perdão por não enxergar nada. Peço-te, ó Senhor Deus, em nome de Jesus, que tu me ensine a te enxergar, me ensine a discernir as coisas espirituais.

Ó Senhor, tira a venda dos meus olhos, eu peço-te. Senhor, também sei que Satanás tem tentado me cegar a teu respeito, por isso, quero também agora renunciar toda obra que vem dele.

Senhor, muito obrigado pela certeza do teu amor, obrigado Deus, porque sei que é da tua vontade que eu te conheça; me auxilie, por favor, quebra Senhor, em mim, todos os preconceitos a teu respeito e me ajude a trilhar o caminho da salvação. Obrigado Senhor. AMÉM.

Leituras complementares: Para compreender melhor este estudo leia os dois primeiros capítulos da epístola de Paulo aos Coríntios (destaco alguns versículos para você se conter: I Co1:28,29; I Co 2:11);

Isaías 42:16; Zacarias 7:12-14; Mateus 11:25-27; Mateus 13:14-15; João 9:39; II Timóteo 3:2-7.

Um Forte Abraço! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, PR João Nunes Machado


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Obrigado por visitar nosso blog, com mensagens inspirativas, baseado na Bíblia, e vídeos ao seu alcance.