quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

SATANÁS - O INIMIGO DE DEUS

SATANÁS - O INIMIGO DE DEUS


TEXTO BASE  IS 14: 12-23 e Ezequiel 28: 12 - 19)

12° Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filha da alva! como foste lançado por terra tu que prostravas as nações!

13° E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono; e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do norte;

14° subirei acima das alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.

15° Contudo levado serás ao Seol, ao mais profundo do abismo.

16° Os que te virem te contemplarão, considerar-te-ão, e dirão: É este o varão que fazia estremecer a terra, e que fazia tremer os reinos?

17° Que punha o mundo como um deserto, e assolava as suas cidades? que a seus cativos não deixava ir soltos para suas casas?

18° Todos os reis das nações, todos eles, dormem com glória, cada um no seu túmulo.

19° Mas tu és lançado da tua sepultura, como um renovo abominável, coberto de mortos atravessados a espada, como os que descem às pedras da cova, como cadáver pisado aos pés.

20° Com eles não te reunirás na sepultura; porque destruíste a tua terra e mataste o teu povo. Que a descendência dos malignos não seja nomeada para sempre!

21° Preparai a matança para os filhos por causa da maldade de seus pais, para que não se levantem, e possuam a terra, e encham o mundo de cidades.
22° Levantar-me-ei contra eles, diz o Senhor dos exércitos, e exterminarei de Babilônia o nome, e os sobreviventes, o filho, e o neto, diz o Senhor.

23° “E reduzi-la-ei a uma possessão do ouriço, e a lagoas de águas; e varrê-la-ei com a vassoura da destruição, diz o Senhor dos exércitos.”

EZEQUIEL 28: 12 - 19

12° Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-te: Assim diz o Senhor Deus: Tu eras o selo da perfeição, cheio de sabedoria e perfeito em formosura.

13° Estiveste no Éden, jardim de Deus; cobrias-te de toda pedra preciosa: a cornalina, o topázio, o ônix, a crisólita, o berilo, o jaspe, a safira, a granada, a esmeralda e o ouro. Em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados.

14° Eu te coloquei com o querubim da guarda; estiveste sobre o monte santo de Deus; andaste no meio das pedras afogueadas.

15° Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que em ti se achou iniqüidade.

16° Pela abundância do teu comércio o teu coração se encheu de violência, e pecaste; pelo que te lancei, profanado, fora do monte de Deus, e o querubim da guarda te expulsou do meio das pedras afogueadas.

17° Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei; diante dos reis te pus, para que te contemplem.

18ª Pela multidão das tuas iniquidades, na injustiça do teu comércio, profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu a ti, e te tornei em cinza sobre a terra, à vista de todos os que te contemplavam.

19° “Todos os que te conhecem entre os povos estão espantados de ti; chegaste a um fim horrível, e não mais existirás, por todo o sempre.”

Satanás era um querubim, que tinha sido criado por Deus (querubim é o anjo mais importante hierarquicamente).

Ele era muito formoso, e também era dono de grande sabedoria. Deus lhe havia dado grande poder e domínio sobre as nações.

Porém, Lúcifer, com tanta formosura, sabedoria e poder se ensoberbeceu (orgulhou demais) e cometeu um grande erro; quis colocar-se no lugar daquele que o havia criado.
E por este motivo foi ele expulso do céu (porque pecou, e Deus não pode tolerar o pecado, pois Ele é Santo).

Satanás foi expulso do céu com mais de 1/3 dos anjos que o seguiram. Foi ele jogado na terra, onde hoje é o lugar de seu domínio.

O pecado de Satanás: a soberba, ou seja, querer exaltar-se e colocar-se no lugar de Deus. (cf. Is 14: 13-14).

Atributos de Satanás:

1. mentiroso: o pai, o criador, da mentira (Jo 8:44 e Gn 3: 1-7);

2. destruidor: seu interior é cheio de violência (Is 14: 20, Ez 28: 16);

3. poderoso: dono de grande poder (Is 14: 1, 2);

4. encarcerador: aprisiona, nos programa, nos coloca numa rotina, não nos permite pensar (Is 14:17 e II Tm 2: 26);

5. homicida: tem prazer na morte (Jo 8: 44 e Hb 2:14);

6. opressor: como é encarcerador, assim também oprime a quem pode (cf. At 10: 38);

7. pecador: pecou e foi causador dos males (I Jo 3: 8 e Ez 28: 16);

8. injusto: comete injustiças (cf. I Jo 3: 10);

9. acusador: nos acusa perante Deus (Ap 12:10 e Jó 1: 6-11);

10. sedutor: usa da sedução para nos afastar de Deus (Ap 20:10);

11. sagaz: inteligente e astuto (Gn 3:1 e Ez 28:12).

Propósito de Satanás: como ele é um inimigo derrotado, seu prazer, já que está totalmente perdido é matar, roubar e destruir. (cf. Jo 10: 10a)

Como o diabo atua: (leia Gênesis 3:1-7, Mateus 4:1-11 e Jó 1: 1-22)

Em Gênesis notamos a sutileza e sabedoria sua, que contou uma mentira tão bem contada a Adão e Eva que fez dela parecer uma verdade, pregou que o homem seria como Deus (olha a soberba).

Em Mateus percebemos que ao tentar o Senhor Jesus ele usava passagens bíblicas (o que hoje ainda faz) distorcendo-as; o diabo usa até da Palavra de Deus para nos destruir, portanto, cuidado. 

Ele usa de todos os meios possíveis para atingir o seu fim, até as coisas santas de Deus.

Em Jó fica claro a intenção dele de nos acusar perante Deus, de procurar a nossa ruína.
O diabo procura mostrar aos outros que ele não existe; pois se ele existir; sua contrapartida (a saber, Deus) também existirá.

E é evidente que ele, como estando perdido, vai procurar levar junto com ele o maior número de pessoas que puder; por isso ele se esconde do homem, pois se aparecer explicitamente a qualquer ser vivo, este apegar-se-á a Deus para fugir ao mal.

É perfeita a analogia bíblica entre luz (Deus) e trevas (diabo).

Quem está na luz enxerga o que acontece ao seu redor, enquanto que quem não está na luz não enxerga nada, e por isso não sabe que está no mal.

Por isso, o diabo é tão difícil de ser provado. 

Um filósofo alemão disse que o maior truque do diabo é convencer o mundo de que ele não existe.

Sobre o que Satanás tem controle:

Satanás atua tanto na vida do crente como na do incrédulo; porém há diferenças, veja elas:
Na vida dos crentes: o exemplo de Jó ilustra bem (cf. Jó 1:1-22).

Deus tem controle total na vida de quem a entregou (a vida) a Deus, a saber, os crentes.

Neste caso Satanás, além de ter que pedir permissão para atuar na vida do crente a Deus, é "usado" por Deus para (purificar) aperfeiçoar cada cristão; com um fim de pô-los no caminho da santidade. (isto é bíblico, leia também I Coríntios 10: 13).

Na vida dos não-crentes: Como essas pessoas estão afastadas de Deus, não entregaram sua liberdade a Ele e não o conhecem.

0 Maligno tem plenos poderes; pois o domínio deste mundo é dele (cf. Jo 18: 36).
Resumindo: nas pessoas do mundo, acho eu, que o diabo deita e rola.
Até onde vai o domínio do diabo:

Como vimos na Bíblia, Satanás pode influenciar em nossas decisões, palavras e gestos (como no caso de Pedro; Jesus lhe disse: "arreda-te Satanás"); ou pode possuir a uma vida e sobre ela ter controle (como em Lucas 9: 37-43).

Mentiras do diabo:

Lá vamos nós, com as principais mentiras do diabo, que estão na cabeça de toda pessoa que não está na luz da Palavra de Deus, lá vai...

1. todos são filhos de Deus (cf. João 1:12.13): mentira, a pior de todas, a Bíblia diz que os únicos que são filhos de Deus são aqueles que creem no Senhor Jesus.

2. diabo não existe (cf. I Pedro 5: 8): Deus, que não pode mentir, diz que ele existe.

3. "seja bom, faça o seu melhor, e tudo sairá bem" (cf. I João 5: 12): caramba!, para sermos salvos a Bíblia diz que devemos aceitar a obra de Jesus em nossa vida, a Bíblia também diz que somos salvos pela fé e não pelas obras que fizemos (cf. Efésios 2: 8-10).

Obras boas não salva ninguém, o ÚNICO QUE SALVA É JESUS.

4. "Deus é bonzinho, não preciso me preocupar" (cf. Salmo 145: 17): metade da verdade é mentira; Deus é bom (disso não duvidemos), mas Deus é amor (Deus pode deixar de te amar?

Deus se alegra em te ver errante?), só que Deus também é santo (Deus pode habitar junto com o pecado sendo santo?), Deus também é justo (e em todos seus caminhos, pode ele colocar em seu Reino alguém que não está limpo -a saber, quem não aceitou o sacrifício de Jesus na cruz-? Pode Deus sendo justo deixar de punir o pecado? Pense! Leia Ezequiel 18: 32.

5. "Jesus foi um grande homem, e um exemplo de vida" (João 1: 1,14) MENTIRA, Jesus foi muito mais que um homem, Jesus foi homem-Deus (100% homem, 100% Deus).

Muito mais que um exemplo de vida, Jesus é a própria vida (João 14: 6), Jesus traz a vida (I Coríntios 15:

45). Pondere no que acabo de te dizer.

Quem são os filhos do diabo? (leia Efésios 2:1-3, 12; II Timóteo 3: 2-7)
Todo aquele que comete o pecado do diabo, a saber, a soberba, procede dele (do diabo).
Todo aquele que exalta a si não pode ser de Deus.

Todo homem alheio de Deus, é filho do diabo, e isto, o fazem sem nenhuma intenção, porque ele não tem entendimento das coisas de Deus.

Presta atenção no versículo 5 e no 7 de II Tm 3: 2-7.

O versículo 7 até irei comentar; muitos homens aprendem muitas coisas (e podem até, humanamente, ser muito sábios), mas não podem chegar ao conhecimento da verdade bíblica, a saber, Jesus, o Cristo; porque estão em trevas (espiritualmente) e precisam ser levados a luz; portanto "conhecereis a verdade e a verdade vos libertará" (Jo 8: 32)..."Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres" (Jo 8: 36).
Jesus pode nos libertar de toda opressão demoníaca, basta crermos Nele.

"Quem é mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Este é o anticristo, o que nega o Pai e o Filho. Todo aquele que nega o Filho, esse não tem o Pai; aquele que confessa o Filho tem igualmente o Pai" (I João 2: 22, 23).

"Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios creem e tremem." (Tiago 2: 19).

"Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios" (I Coríntios 10: 21)

"Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar." (I Pedro 5: 8).

Acabo este estudo com este versículo.

"A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder, para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria humana e sim no poder de Deus." (I Coríntios 2: 4,

Um Forte Abraço! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, PR João Nunes Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Obrigado por visitar nosso blog, com mensagens inspirativas, baseado na Bíblia, e vídeos ao seu alcance.