sábado, 16 de agosto de 2014

A DIFERENÇA ENTRE ACREDITAR E CONFIAR

TEXTO BASE ATOS 8: 35 - 39

INTRODUÇÃO

35.Então Filipe, abrindo a sua boca, e começando nesta Escritura, lhe anunciou a Jesus.

36. E, indo eles caminhando, chegaram ao pé de alguma água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado?

37. E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.

38. E mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou.

39. E, quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, e não o viu mais o eunuco; e, jubiloso, continuou o seu caminho.

Quem acredita, está dando crédito, pensa ser verdadeiro.

Quem confia, se entrega, muda seu agir, renuncia as demais coisa para viver naquilo em que confia.

Quem acredita e confia crê.

Etapas da salvação: Conhecer, confiar e se entregar

(Salmos 91: 1) – AQUELE que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. Só quem confia vive o prazer de ter um Deus todo poderoso o guardando 24 horas.


(Salmos 91: 2) – Direi do SENHOR: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei. O homem sem Deus está desorientado, o homem sem refúgio esta sem proteção o homem fortaleza e fraco. Só encontraremos isso se verdadeiramente confiarmos.

(Salmos 91: 3) – Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa.

(Salmos 91: 4) – Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel. Em Deus estamos protegidos

(Salmos 91: 5) – Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia,

(Salmos 91: 6) – Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia. A noite a guarda está abaixada e de dia tem pessoas desejando o mal a outras pessoas

(Salmos 91: 7) – Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti. A muitos o diabo leva a alma mais aqueles que escolhem a Deus tem a proteção. Estamos na Olimpíada da salvação.

(Salmos 91: 8) – Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios. No dia do juízo.

(Salmos 91: 9) – Porque tu, ó SENHOR, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação.

(Salmos 91: 10) – Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.

(Salmos 91: 11) – Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.

(Salmos 91: 12) – Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra. A proteção celestial de Deus.

(Salmos 91: 13) – Pisarás o leão e a cobra; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente. O leão é o adversário forte a cobra o adversário traiçoeiro.

(Salmos 91: 14) – Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome. Tudo que se faz a Deus, e retribuído na mesma proporção. Seja um grande homem de Deus e serás um grande homem nas mãos de deus.

(Salmos 91: 15) – Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei. Quem o busca de todo coração por ele é achado e consolado.

(Salmos 91: 16) – Fartá-lo-ei com longura de dias, e lhe mostrarei a minha salvação. Na terra e no paraíso.

A DIMENSÃO DAS COISAS

O que está longe, parece pequeno, sua importância parece diminuir.

O que está perto, parece bem maior. Você dá maior importância.

Exemplo: o avião de longe parece pequeno, de perto, você olha e automaticamente se imagina dentro dele a velocidade, etc…

Você é aquilo que vive.

Se você esta preocupado com a reforma ou construção da sua casa. Você passa horas do seu dia pensando em pedreiro, material de construção, como a casa vai ficar, quanto a reforma vai custar, quanto dinheiro você tem e quanto gostaria de ter para realizar a reforma/construção. Se existe a possibilidade de você conseguir mais dinheiro e por ai vai…

Se você se concentra nos seus filhos, você se preocupa com a escola, se eles estão se alimentando direito, se estão doentes, na roupa, no futuro deles, e por ai vai…

Aquilo que você se concentra, aquilo que você se preocupa é o que você trouxe para perto, e por isso as dimensões dele são maiores, as demais coisas ficam distantes e por isso parecem menores. E no final da sua vida você olha e vê quanto tempo você gastou com essas coisas e concluem que muitas delas não mereciam tanta atenção.

(II Coríntios 4: 18) – Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.

Quando trazemos Deus para perto de nós estamos debaixo de sua dimensão, do seu poder do seu amor, dos seus benefícios.

Quando trazemos Deus para perto de nós, estamos valorizando o que realmente tem importância.

Quando trazemos Deus para perto de nós conseguimos vê o que outros não vêem

(Isaías 48: 6) – Já o tens ouvido; olha bem para tudo isto; porventura não o anunciareis? Desde agora te faço ouvir coisas novas e ocultas, e que nunca conheceste.

(Lucas 8: 17) – Porque não há coisa oculta que não haja de manifestar-se, nem escondida que não haja de saber-se e vir à luz.

Devemos buscar o sobrenatural de Deus.

Algumas revelações sobre a existência de Deus.

Se a água engordasse seriamos criaturas obesas.

Se o ar não fosse transparente seríamos cegos.

Se o sol fosse mais perto ou mais longe da terra não teria como existirmos, ou mesmo se não existissem as camadas que protegem a terra.

Se não houvesse mais água do que terra neste planeta, não haveria como haver chuvas, conseqüentemente morreríamos de sede, calor ou fome já que não teria como plantar.

Se não houvesse tido os dinossauros, não teríamos combustível.

E se existisse somente o homem seríamos todos vegetarianos, imaginem a terra sem animais, sem a lua, sem a quantidade de plantas.
Se a terra não fosse formada no seu interior com uma temperatura extremamente grande não teríamos a gravidade.

Mais juntar tudo isso e dizer que é obra do acaso?

Será que nós os crentes somos loucos por acreditar em deus, que é racional com poderes para criar tudo isso, ou cientistas, que querem acreditar na grande coincidência de todas as coisas.

Agora pense em tudo que Deus representa, tudo que ele criou, pense nas promessas de eternidade, pense como ele pode afetar sua vida, para melhor.

Agora me diz o que você tem vivido as coisas de Deus ou as coisas do mundo.

O que realmente importa os problemas banais do dia a dia ou a busca da eternidade.

Eclesiastes 1: 1ª 18 PALAVRAS do pregador, filho de Davi, rei em Jerusalém.

2. Vaidade de vaidades, diz o pregador, vaidade de vaidades! Tudo é vaidade.

3. Que proveito tem o homem, de todo o seu trabalho, que faz debaixo do sol?

4. Uma geração vai, e outra geração vem; mas a terra para sempre permanece.

5. Nasce o sol, e o sol se põe, e apressa-se e volta ao seu lugar de onde nasceu.

6. O vento vai para o sul, e faz o seu giro para o norte; continuamente vai girando o vento, e volta fazendo os seus circuitos.

7. Todos os rios vão para o mar, e contudo o mar não se enche; ao lugar para onde os rios vão, para ali tornam eles a correr.

8. Todas as coisas são trabalhosas; o homem não o pode exprimir; os olhos não se fartam de ver, nem os ouvidos se enchem de ouvir.

9. O que foi, isso é o que há de ser; e o que se fez, isso se fará; de modo que nada há de novo debaixo do sol.

10. Há alguma coisa de que se possa dizer: Vê, isto é novo? Já foi nos séculos passados, que foram antes de nós.

11. Já não há lembrança das coisas que precederam, e das coisas que hão de ser também delas não haverá lembrança, entre os que hão de vir depois.

12. Eu, o pregador, fui rei sobre Israel em Jerusalém.

13. E apliquei o meu coração a esquadrinhar, e a informar-me com sabedoria de tudo quanto sucede debaixo do céu; esta enfadonha ocupação deu Deus aos filhos dos homens, para nela os exercitar.

14. Atentei para todas as obras que se fazem debaixo do sol, e eis que tudo era vaidade e aflição de espírito.

15. Aquilo que é torto não se pode endireitar; aquilo que falta não se pode calcular.

16. Falei eu com o meu coração, dizendo: Eis que eu me engrandeci, e sobrepujei em sabedoria a todos os que houve antes de mim em Jerusalém; e o meu coração contemplou abundantemente a sabedoria e o conhecimento.

17. E apliquei o meu coração a conhecer a sabedoria e a conhecer os desvarios e as loucuras, e vim a saber que também isto era aflição de espírito.

18. Porque na muita sabedoria há muito enfado; e o que aumenta em conhecimento, aumenta em dor.

"BATISMO NO ESPÍRITO SANTO"

I-QUANDO OCORREU PELA 1ª VEZ A MANIFESTAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO ?

Atos 2: 1 A 4 – E, CUMPRINDO-SE o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar;

2 E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.

3 E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.

4 E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.

II-POR QUE ISSO OCORREU?

Atos 2: 6-8 6 E, quando aquele som ocorreu, ajuntou-se uma multidão, e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua.

7 E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! não são galileus todos esses homens que estão falando?

8 Como, pois, os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos?

III-O QUE IMAGINARAM ESTAR ACONTECENDO ?

Atos 2: 12-13 12 E todos se maravilhavam e estavam suspensos, dizendo uns para os outros: Que quer isto dizer? 13 E outros, zombando, diziam: Estão cheios de mosto.

IV-O QUE É NECESSÁRIO PARA RECEBER ESTE DOM ?

Atos 2:38-39 38 E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;

39 Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar.

V-QUEM NOS BATIZA NO ESPÍRITO SANTO?

Mateus 3:11 – E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo.

VI-QUEM PODE SER BATIZADO ?

Atos 2: 41 De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas,

VII-O QUE ACONTECIA APÓS O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO ?

Atos 2:43-47 43 E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.

44 E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum.

45 E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister.

46 E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração,

47 Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.

VIII-QUE ESPÍRITO É ESSE QUE LEVA AS PESSOAS A FALAREM EM OUTRAS LÍNGUAS ?

I coríntios 12: 4-6 4 Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.

5 E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.

6 E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.

IX-PARA QUE RECEBEMOS ESTES DOM DE DEUS?

I coríntios 12: 7 Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil.

I coríntios 14: 22-24 22 De sorte que as línguas são um sinal, não para os fiéis, mas para os infiéis; e a profecia não é sinal para os infiéis, mas para os fiéis.

23 Se, pois, toda a igreja se congregar num lugar, e todos falarem em línguas, e entrarem indoutos ou infiéis, não dirão porventura que estais loucos?

24 Mas, se todos profetizarem, e algum indouto ou infiel entrar, de todos é convencido, de todos é julgado.

X-QUAIS SÃO OS DONS DO ESPÍRITO SANTO ?

I coríntios 12:8-11 8 Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; 9 E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar;

10 E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas.

11 Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.

XI- POR QUE AS PESSOAS RECEBEM DONS DIFERENTES DENTRO DA IGREJA ?

I coríntios 12: 13-20 13 Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.

14 Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos.

15 Se o pé disser: Porque não sou mão, não sou do corpo; não será por isso do corpo?

16 E se a orelha disser: Porque não sou olho não sou do corpo; não será por isso do corpo?

17 Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfato?

18 Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis.

19 E, se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo? 20 Assim, pois, há muitos membros, mas um corpo.

XII-QUAL DOM DEVO BUSCAR E COMO RECEBER ?

I coríntios 12: 30-31 30 Têm todos o dom de curar? falam todos diversas línguas? interpretam todos? 31 Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente.

XIII-QUAL O DOM MAIS ÚTIL ?

I coríntios 14: 1-5 1 SEGUI o amor, e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar.

2 Porque o que fala em língua desconhecida não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala mistérios.

3 Mas o que profetiza fala aos homens, para edificação, exortação e consolação.

4 O que fala em língua desconhecida edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja.

5 E eu quero que todos vós faleis em línguas, mas muito mais que profetizeis; porque o que profetiza é maior do que o que fala em línguas, a não ser que também interprete para que a igreja receba edificação.

XIV-POR QUE DEVO BUSCAR OS DONS ESPIRITUAIS ?

I corintios 14: 12-13 12 Assim também vós, como desejais dons espirituais, procurai abundar neles, para edificação da igreja.
13 Por isso, o que fala em língua desconhecida, ore para que a possa interpretar.

XV-PODE ALGUÉM SER BATIZADO SEM QUERER SER ?

I corintios 14: 32-33 32 E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas. 33 Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos.

XIV-QUAL A MELHOR MANEIRA DE USAR OS DONS DE DEUS ?

I coríntios 14:39-40 39 Portanto, irmãos, procurai, com zelo, profetizar, e não proibais falar línguas.

40 Mas faça-se tudo decentemente e com ordem.

2.Pedro 1: 21 – Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.

Deuteronômio 18: 20 – Porém o profeta que tiver a presunção de falar alguma palavra em meu nome, que eu não lhe tenha mandado falar, ou o que falar em nome de outros deuses, esse profeta morrerá.

Um Forte Abraço! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, PR João Nunes Machado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Obrigado por visitar nosso blog, com mensagens inspirativas, baseado na Bíblia, e vídeos ao seu alcance.