segunda-feira, 25 de agosto de 2014

CORRUPÇÃO DA DOUTRINA BÍBLICA

TEXTO BASE 1° JO 4: 1

INTRODUÇÃO

“Amados, não creiais a todo espírito, mas provai se os espíritos vêm de Deus; porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo.”

Modismos teológicos de nossos dias e seus contrassensos à luz da Bíblia

Doutrina bíblica é um ensino normativo, terminante, final, extraído das Sagradas Escrituras e concernente à fé em Deus e à prática da vida cristã.

Esse ensino deve ser desdobrado em pormenores e embasado com a apropriada referenciarão bíblica. Ela é chamada de "a sã doutrina" (Tt 2.1).

A falsificação da doutrina ocorre quando se formula doutrina anti-bíblica, se perverte a sã doutrina com falsa base em textos bíblicos mutilados e quase sempre isolados do seu contexto.

Isso é distorção, aberração, adulteração, desvio, inovação e trucagem das verdadeiras doutrinas bíblicas.

O surgimento cada vez maior de doutrinas falsas é um sinal dos tempos (1°Tm 4.1; 2° Pe 2.1; 1°Jo 4.1; Cl 2. 22; Mt 24.11 e 15. 9).

A distorção da doutrina bíblica vem em grande parte das igrejas neopentecostais e de outros grupos similares.

Também vem das seitas falsas, como Ciência Cristã, Igreja Local, Igreja da Unificação, Igreja Messiânica, Testemunhas de Jeová, Mormonismo, Tabernáculo da Fé, Voz da Verdade, Igreja "Só Jesus" etc.

Grande parte dos falsos ensinos está relacionada às operações, ministérios e manifestações do Espírito Santo.

Escrevendo a Timóteo, o apóstolo Paulo falou sobre os desviados da doutrina (2° Tm 2.18; 4.4).

I° Vejamos as facetas da falsificação da doutrina:

1° Falsos ensinos – São doutrinas bíblicas falsificadas, adulteradas.

2° Falsas doutrinas – São pseudo-doutrinas, doutrinas forjadas. 

Nunca foram doutrinas bíblicas. Isso está surgindo até dentro da Assembleia de Deus.

3° Falsas religiões – São religiões anti-bíblica que vêm dos primórdios da humanidade.
Às vezes mudam de nome, mas o conteúdo é o mesmo.

4° Falsas seitas – É um falso movimento religioso derivado de uma ou mais religiões, verdadeiras ou falsas.

5° Falsos princípios, ideias e crenças filosóficas – Uma ramificação de falsas ideias no campo religioso-filosófico.

Vejamos, a partir de agora, um exemplário parcial de corruções da doutrina bíblica.

II° "Amarrar o Inimigo"

Há pessoas que pensam que através de frases feitas, jargões, lemas, slogans e gritos podem "amarrar" Satanás e seus demônios.

O Inimigo, na verdade, zomba de tal mecanicismo.

Não é assim que se "amarra" o Inimigo, conforme podemos conferir em Marcos 3.27 e Mateus 12. 29.

Isso é divulgar os demônios e explorar a credulidade pública, levando o povo a uma maléfica crendice, uma forma de curandeirismo e pajelança.

“Amarra-se” realmente o Inimigo pela fé em Cristo, quando assumimos a nossa posição em Cristo e reivindicamos a Sua vitória e a Sua autoridade, que é suprema, sobre o Inimigo (Jo 14.20; Ef 1.3,20-22 e 2.6; Cl 2.15; 2Co 2.14 e 10.4-5; Mc 16.17; Fp 3.10 e 4.13).

III° Arrebatamento em grupo

Os casos de arrebatamento mencionados na Bíblia foram todos para fins específicos, conforme o propósito de Deus:

(1) Paulo, duas vezes (At 22.17 e 2Co 12.2);

(2) Pedro, uma vez (At 10.10);

(3) João, uma vez (Ap 1.10).

Casos como o de Felipe, o evangelista, e os de Enoque, Elias e Ezequiel, não são de arrebatamento no sentido em que estamos tratando aqui.

Os "arrebatados" em grupo, ao "retornarem", relatam visões fantasiosas, infantis, absurdas e, acima de tudo, anti-bíblica.

IV° Batismo no Espírito Santo sem a manifestação de línguas

As línguas "conforme o Espírito Santo concede" são a evidência física inicial desse glorioso batismo, conforme seu padrão em Atos 2.1-4; 10.44-47 e 19.1-7.

É a lei da primeira referência, da Hermenêutica.

Os promotores desse batismo sem línguas são algumas igrejas neopentecostais e o povo da renovação católico-carismática.

V° Batismo em águas só em nome de Jesus

É uma forma de unicismo herético. Consiste em negar o Deus Trino. "Em nome de Jesus" refere-se à autoridade divina dada pelo Senhor para a igreja batizar, como podemos ver em Atos 2. 38; 8.16; 10.48 e 19.15.

A fórmula bíblica para batizar é a dada pelo Senhor Jesus, como a temos em Mateus 28.19: "Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo".

V° Cair no Espírito

"Cair no Espírito" é cair e ficar inconsciente; cair não subjetivamente; cair à toda hora; cair em grupo; cair por manipulação de alguém esperto, e ainda mais citando textos bíblicos truncados.

Há, por exemplo, uma má compreensão e interpretação de João 20. 22, que relata o momento em que Jesus soprou sobre seus discípulos e disse: "Recebei o Espírito".

Há quem acredite no poder do toque ou do sopro que derruba as pessoas de tal forma que o fenômeno passa a ser centro das atenções e do culto.

Elias tinha poder até na sua capa. Eliseu tinha poder até nos seus ossos.

Pedro tinha poder até na sua sombra. Paulo tinha poder até nas suas vestes, mas nenhum deles jamais andou derrubando as pessoas no culto.

Daniel e Ezequiel caíram, sim, mas prostrados. É diferente.

Não foram derrubados de modo ostensivo.

João, o apóstolo, caiu prostrado ante a glória da majestade divina.
Também é algo absolutamente diferente.

"O Senhor levanta a todos os abatidos", Sl 145.14.

Tags: Andam, Bíblico, Caminho, Cristo, Cruz, Deus, Escrituras, Evangelho, Glória, Jesus, Palavra, Pastor, Porta, Poucos, Salvação, Salvador, Satanás, Verdade, Vida

Um Forte Abraço! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, PR João Nunes Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Obrigado por visitar nosso blog, com mensagens inspirativas, baseado na Bíblia, e vídeos ao seu alcance.