terça-feira, 25 de agosto de 2015

DEZ CUIDADOS URGENTES PARA SALVAR A HUMANIDADE

DEZ CUIDADOS URGENTES PARA SALVAR A HUMANIDADE


1. Cuidado com o planeta. Precisamos de uma alfabetização ecológica e rever nossos hábitos de consumo, nossa visão de desenvolvimento.

 Foi decretado o princípio de destruição da Natureza. O povo brasileiro deve ter um missão especial em relação à Amazónia.

Quem destrói a natureza são as grandes potências, os paises mais industrializados.


2. Cuidado com as cidades. As metrópoles, a urbanização, a vida na cidade é um sinal dos tempos que pede nossa atenção. Deter o êxodo rural, criar empregos e humanizar a cidade é tarefa urgente. Hoje cidade é sinónimo de droga, violência, fome, desemprego.

3. Cuidado com a sociedade sustentável. Sem um desenvolvimento social, ético e espiritual, o consumismo acabará nos consumindo a todos. O mundo pode ser diferente.



4. Cuidado com o outro. É preciso sair da subjectividade para a alteridade. O outro fala e provoca ou convoca nosso eu para o diálogo franco e aberto, onde deve haver sempre tolerância e compreensão. Viver é conviver com o outro, com o diferente. Para cuidar do outro é preciso encontrar-se no outro. Quanto mais servimos mais nos realizamos, mais nos encontramos, mais nos harmonizamos. É no altruísmo que está nossa felicidade e iluminação.

5. Cuidado com os pobres. Aumenta a pobreza e surgem "novas pobrezas", incluisive moral e espiritual . Não se pode combater a fome e a pobreza, apenas corrigindo os efeitos das estruturas sociais, é preciso ir às causas. Alguém dizia: "Quando falo dos pobres vocês me chamam de santo, mas quando falo das causas da pobreza vocês me chamam de esquerdista"...

6. Cuidado com a saúde. Sabemos que saúde é o bem-estar físico, psíquico, social, espiritual, é uma atitude de vida. Ser saudável é também enfrentar saudavelmente a doença e ter um sentido para a vida. Muitas doenças têm sua origem no pecado (da gula e outros). Então, a 'conversão' é também caminho de cuidado e zelo pela saúde.

7. Cuidado com a família. A salvação da pessoa e da sociedade está estreitamente ligada ao bem-estar da família que é uma comunidade de amor e do cultivo de vida. A finalidade da família é a continuação do género humano, o aperfeiçoamento pessoal, a prosperidade da sociedade, a sorte eterna de cada um. O futuro do mundo passa pela família.

8. Cuidado com os valores eternos. A alma, Deus e a eternidade são valores que não passam. Cuidar da alma é cuidar das emoções, dos sentimentos, dos desejos, dos sonhos. Os valores conferem sentido à vida e alimentam a esperança. A perda de valores é causa de crises e vazios, doenças e violências.

9. Cuidado com a espiritualidade. É a abertura para Deus, para a mediação, a oração, a experiência religiosa. Sem Deus o homem acaba construindo um mundo contra si mesmo. Fé e razão são duas asas que elevam o ser humano ao encontro com a verdade. Sem espiritualidade o homem é alguém perdido ou desencontrado, sedento, doente, muitas vezes num "beco sem saída".

10. Cuidado com a morte. Desde que nascemos estamos morrendo. Ao morrer acabamos de nascer. Morremos para viver ("se um grão de trigo não morrer fica ele só"... dizia Jesus), é o trânsito para a plenitude, a ressurreição para outro estado da Existência. Por isso, cuida da morte para que ela tenha o bom sentido que dermos à vida. Quem não pensa na morte acaba banalizando a própria vida.


Um Forte Abraço!! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, Pr João Nunes Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário