sábado, 19 de setembro de 2015

A CONDUTA DOS CRENTES!

A CONDUTA DOS CRENTES!

Tito 2: 7  Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra incorrupção, gravidade, sinceridade,

Paulo admoestou o seu representante em Creta, de que os membros desta igreja, deveriam ter uma conduta cristã,respaldada no Evangelho de Jesus Cristo. 

Ao requerer de cada um dos grupos que observe um alto padrão de conduta, o apóstolo está preocupado tanto com a boa reputação da igreja quanto com o avanço do evangelho num ambiente de moralidade duvidosa. 

“A família cristã era algo novo no mundo pagão. E era inevitável que certos maus costumes, maus hábitos e maus princípios viessem a desenvolver-se, na vida do grupo comunitário” 

Em Tito 2.1- 8 o apóstolo comentou sobre vida prática que era essencial para o crescimento da igreja local. 

Ele não tentava mudar o sistema; em lugar de fazer isto, ele procurava transformar o comportamento das pessoas dentro dos sistemas. 

Por meio de Tito, Paulo estava plantando sementes de transformação significativa em cada aspecto da vida em Creta. 

Mas tudo dependia da verdade da mensagem do Evangelho:

I “Quanto aos homens idosos...” (Tt 2. 2 – ARA). 



Homens com mais de 60 anos de idade

Que “por serem membros maduros da comunidade e exemplos para os homens mais jovens, Paulo recomenda que estes devem ter os seguintes requisitos: 

1. Sobriedade: Moderado' em tudo. Auto controlado', 'ser bem equilibrado' (1Tm 3. 2,11); 

2. Gravidade: Respeitoso', 'nobre', 'digno'; 


3. Prudência: Prudente', 'refletido', auto controlado. 

Em sua forma nominal temos a famosa virtude grega da 'moderação', que deveria controlar todas as ações, impedindo os vícios de excesso e de deficiência. 

3. A tríplice saúde dos homens idosos. 

No grego a expressão “saúde” é 'ugiaino' que significa 'saudável'; 

Os homens mais experientes devem demonstrar saúde em três campos: 

1. Na fé - 'fé objetiva'; aquilo em que se crê, 'credo', a saber, a 'teologia paulina ortodoxa', mais exatamente. 

Os homens mais idosos devem ser ortodoxos naquilo em que creem, porque isso e saudável, em contraste com a doutrina doentia dos hereges gnósticos; 'fé subjetiva', isto é, o próprio ato de crer, de confiar, de entregar a alma aos cuidados de Cristo (Hb 11.1); 'fé como uma virtude', o que é apenas a fé subjetiva na ação diária (Rm 1.17; Gl 5. 22); 

2. No amor - o amor é a mais elevada de todas as virtudes e qualidades espirituais do cristianismo, sendo fruto do Espirito (Gl 5. 22)

3. Na paciência – Paciência aqui tem ideia de 'resistência', de 'constância', especialmente para indicar essa atitude de alguém que sofre a pressão das perseguições (Rm 5. 3,4; 8. 25; 15. 4,5; 2 Co 6. 4; 12.12; Cl 1.11; 1Ts 1. 3; 2 Ts 1. 4) 


II. “Quanto as mulheres idosas...” (Tt 2. 3 – ARA). 

Paulo admoesta que estas mulheres devem ter o seu estilo de vida apropriado, digno, merecedor de honra, próprio das mulheres cristãs. 

Elas precisam ser: 

1. Sérias no seu viver: Conduta', 'comportamento' , 'maneiras'. 

Portanto, as mulheres mais idosas deveriam ser 'reverentes em sua conduta', não se deixando levar ao redor pelo mundanismo; 

2. Não caluniadoras: O original grego usa o vocábulo 'diabolos', um dos títulos dados ao próprio Satanás (1Tm 3. 6); temos aqui o típico 'pecado feminino', em que tantas mulheres (mas também tantos homens) se deleitam em provocar a queda de outrem, para se sentirem superiores; 

3. Não dadas ao vinho: O alcoolismo era um problema sério na sociedade pagã, e a igreja cristã não estava isenta deste problema, por isso a recomendação; 

4. Mestras do bem: Em outras palavras, as mulheres idosas devem ser mestras de 'coisas boas', da 'sã doutrina', da 'correta conduta cristã', em tudo quanto nisso esta implícito. 

E isso tanto na igreja (1Tm 2.11), como no lar, e também nos lares das mulheres mais jovens e de seus filhos.


III. “… as mulheres novas...” (Tt 2. 4). 

O apóstolo descreve o comportamento específico para este grupo de irmãs, além das mesmas demonstrarem prudência como os citados acima, de serem moderadas, submissas e leais aos seus maridos elas devem ser: 

Amante da família: “... ensinem as mulheres novas... a amarem seus maridos, a amarem seus filhos” (Tt 2. 4). 

O desejo e o propósito de Deus para a esposa e mãe, é que a sua atenção se focalizem na família. 

O lar, o marido e os filhos precisam ser o centro dos interesses da mãe cristã; essa é a maneira que Deus lhe determinou para honrar a sua Palavra (Dt 6. 7; Pv 31. 27; 1Tm 5.14). 

As tarefas específicas que Deus deu à mulher, no que diz respeito à família, incluem: 

1. Cuidar do filhos que Deus lhe confiou (1Tm 5.14); (b) ser auxiliar e fiel companheira do seu marido (Gn 2.18); 

2. ajudar o pai a formar nos filhos um caráter santo, e adestrá-los nas coisas práticas da vida (Dt 6. 7; Pv 1. 8,9; Cl 3. 20); 

3. ser hospitaleira (Is 58. 5-8; Lc 14.12-14; 1Tm 5.10); 

4. usar sua capacidade prática para atender às necessidades do lar (Pv 31.13,15,16,18,19,22,24); 

5. cuidar dos pais idosos no seu lar (1Tm 5.8; Tg 1. 27). 


IV. “Quanto aos moços...” (Tt 2. 6 – ARA). 

O apóstolo passa recomendações aos rapazes acima de 12 anos de idade ; que estes “... em todas as coisas, sejam criteriosos” (Tt 2. 6 – ARA) a expressão “...em todas as coisas..”, alude 'no tocante a tudo'. 

Em tudo eles deveriam ser “criteriosos”; no original o termo 'sophroneo', significa 'ser sério', 'ser sensato', 'ser auto controlado'. 

Crisóstomo aplica esse mandamento a necessidade de vencermos as tendências para os prazeres estranhos. 

Diz ele: 'Nesse período de idade, nada é tão difícil como dominar os prazeres indevidos'. 

Os jovens crentes devem controlar-se, devem refrear-se, para que possam dar um testemunho forte e coerente em favor de Cristo, não permitindo que qualquer excesso próprio da juventude leve-os a perder o controle sobre as próprias ações.


V. “Exorta os servos...” (Tt 2. 9). 

O comportamento esperado dos escravos que eram cristãos nos dias do apóstolo, são os mesmos esperados, nos dias de hoje, pelos funcionários com relação aos seus empregadores. 

Estes devem tratar os seus patrões com respeito e em tudo agradarem. 

Dizer que estes não deveriam contradizer significa que eles não deveriam ser teimosos, incontroláveis, ou resistentes à autoridade. 

Que não deveriam defraudar refere-se a qualquer tipo de roubo, mesmo aquele que possa ser classificado como um “pequeno roubo”. 

Eles poderiam ser tentados a se apropriar de “pequenos” itens necessários, mas como cristãos devem resistir a esta tentação, para mostrar toda a boa lealdade.

CONCLUSÃO

As exortações de Paulo a Tito são de grande valor para todos os tempos e faixas etárias.

Um Forte Abraço!! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, Pr João Nunes Machado

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