quarta-feira, 2 de setembro de 2015

AS IMPLICAÇÕES DO FICAR

TEXTO BASE ROMANOS 12: 1

INTRODUÇÃO

TEMA: AS IMPLICAÇÕES DO FICAR

“ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional”.

Pensando em meus queridos jovens e adolescentes, quero colocar a minha visão pastoral sobre o "ficar". 

Tenho aprendido com os próprios jovens e adolescentes que o "ficar" é uma condição temporária de relacionamento e caricias. 

Dentro da minha visão pastoral, (fiz questão de colocar a minha, pois não posso responder por outros colegas de ministério).

Quero expor motivos pelos quais entendo que o ficar não é saudável para jovens e adolescentes e em especial para o jovem e o adolescente Evangélico. 

1. A vida é uma construção de relacionamentos, o "ficar" é contrario a construção, pois é algo de momento, tornando as pessoas descartáveis. 

No "ficar" não há o respeito à pessoa quanto ao sentimento, mais o estimulo ao instinto. 

2. O "ficar" cria a ideia de liberdade plena, estimula a ideia de não ter relacionamentos duradouros. 

Não há referência de estabilidade e sem estabilidade não há construção. 

3. O "ficar" acaba-se tornando uma brincadeira como de vídeo game; porém nele é real e as consequências podem ser irreparáveis: 

a-) Corre-se o risco de perder a referencia de fidelidade no relacionamento, e amanhã levar esse conceito para o casamento, ou viver infeliz no casamento, pois não haverá satisfação no relacionar-se apenas com uma pessoa. 

E quem sabe até por fim a um casamento, transformando em transitório algo duradouro. 

b-) Os Ficantes de carteirinhas correm o risco de serem rotulados de volúveis e ninguém se arriscar algo mais sério com eles , como o namoro, por exemplo. 

c-) O ficar não respeita limites no contato físico e muitos adolescentes adiantam etapas de suas vidas onde ainda não estão preparados para experimentarem nem física nem psicologicamente. 
Poderia relacionar ainda outros motivos, mais tenho certeza de que jovens e adolescentes conhecem muito bem cada um deles. 

Porém a luz da bíblia, quero convidar os jovens e adolescentes a uma profunda reflexão com a orientação do Espírito Santo estabelecerem metas para sua vida.

 "Não vos conformeis com esse Mundo ..." Romanos 12. 1



Voce não deve sentir-se constrangido a "ficar" porque todos seus amigos, inclusive alguns da igreja, ficam. 

Lembre-se o padrão do mundo não é o padrão de Deus. O diferente é não ser igual. 

"Ninguém despreze a tua mocidade, mas se exemplo dos fies ..." I Timoteo 4:12

O jovem e o adolescente evangélico precisa levantar a bandeira do compromisso com Cristo e com sua palavra , não agir no padrão que todos agem. 

Amado jovem e adolescente sei que é difícil e muito difícil ter um padrão de comportamento diferenciado em um mundo tão deturpado, mais se não for agora, dificilmente será depois. 

Faça uma lista das vantagens de namorar em relação ao ficar, analise, avalie, não se deixa guiar pelos instintos, estabeleça metas espirituais para sua vida. 

Você está na fase de namorar, então namore, mais faça isto com responsabilidade, seja um jovem diferente. 

Um Forte Abraço!! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, Pr João Nunes Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Obrigado por visitar nosso blog, com mensagens inspirativas, baseado na Bíblia, e vídeos ao seu alcance.