terça-feira, 22 de setembro de 2015

LIDANDO COM OS SENTIMENTOS DA SOLTEIRICE

TEXTO BASE 1 CORÍNTIOS 7: 32

INTRODUÇÃO

TEMA: LIDANDO COM OS SENTIMENTOS DA SOLTEIRIÇE

O solteiro cuida das coisas do SENHOR, em como há de agradar ao Senhor (1 Coríntios 7. 32).
Lidando com os sentimentos da solteirice

Nesta fase de solteiro, um turbilhão de sentimentos vem sobre nós. Precisamos estar firmes para não sermos levados por eles e fazê-los ser nosso guia. Para a grande maioria é inevitável a presença deles. 

No entanto, nossas decisões frente a eles é que dirão se ficaremos prostrados ou sairemos vencedores.
Fizemos uma pesquisa em nossa página no Facebook, que nos apontou os principais sentimentos “ruins” que mais atacam os solteiros. 

E é claro, estamos aqui para ajudar cada solteiro a permanecer firme nessa jornada desde o olhar até o altar. Lá vai:


I. INCERTEZA – PV 16: 33
“A sorte se lança no regaço, mas do SENHOR procede toda a determinação”.

Não saber quando irá encontrar a pessoa da sua vida. Não ter a mínima noção até mesmo de quem é essa pessoa. 

Ela pode estar longe, mas também pode estar mais perto do que se imagina, quem sabe bem ao seu lado? Quando permitimos ser envolvidos e engolidos pela incerteza, perdemos o foco e nos desestabilizamos emocionalmente.

Um excelente remédio para combater a incerteza é, mesmo fazendo planos, submeter todos eles ao senhorio de Cristo. 

Ele conhece perfeitamente nosso futuro e pode nos guiar para o lugar correto, nos livrando de todas as opções erradas nessa caminhada e nos impulsionando para as certas.


II. SOLIDÃO – IS 51: 3


Porque o SENHOR consolará a Sião; consolará a todos os seus lugares assolados, e fará o seu deserto como o Éden, e a sua solidão como o jardim do SENHOR; gozo e alegria se achará nela, ação de graças, e voz de melodia.IS 51: 3

Talvez essa seja a principal raiz que leva uma pessoa a tomar decisões erradas na vida sentimental. Uma pesquisa feita pela Universidade de Toronto, no Canadá, concluiu que o medo da solidão é um fator decisivo para pessoas se contentarem em permanecer num relacionamento infeliz. Todos estamos sujeitos a esse sentimento. 

Engolidos pela solidão, muitos se entregam a pessoas que sequer conhecem seu histórico familiar. Para fugir do sentimento de solidão muitos se afundam na pornografia e não poucos no sexo ilícito.

Como lidar com isso? Relacione-se todos os dias com aquele que nunca irá deixá-lo sozinho: 

o Espírito Santo. Submeta-se a Ele; seja transparente com Ele, e você O verá preenchendo essa lacuna e eliminando esse sentimento de solidão.


III. CARÊNCIA – 1 CO 13: 7

“Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta”. 1 CO 13: 7

É o sentimento que toma conta de você quando quer suprir uma necessidade que ainda não pode. 

A carência o faz enxergar coisas que não existem. 

Faz você pensar, equivocadamente, que a voz da sua própria alma é a voz de Deus. Com isso, muitos colocam expectativa em algo utópico. 

Como tal expectativa não é suprida, vem o sentimento de fracasso e incompletude.

Você não pode entrar em um relacionamento estando assim. Só quem pode preencher você a ponto de lhe fazer completo (a) é Jesus.

 Entregue-se a Ele e permita que Ele entre em todas as áreas da sua vida. 

Você verá o quanto pode ser feliz mesmo estando ainda solteiro(a).

Existem tantos outros sentimentos que assolam os solteiros. 


CONCLUSÃO

Podemos estar no meio de uma multidão de pessoas, e ao mesmo tempo sentirmos sozinhos. Jesus compreende perfeitamente a nossa solidão, pois Ele foi desprezado e deixado só a morrer na cruz do Calvário: 

“Eu sozinho pisei no lagar, e dos povos ninguém houve comigo...e o Seu sangue salpicou nos meus vestidos, e manchei toda a minha vestidura." Isaías 63: 3

Deus revelou-Se a Jacó na sua solidão, e assugurou-lhe que cuidadia dele: “Eis que estou contigo, e te guardarei,  por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra: porque te não deixarei, até que te haja feito o que te tenho dito.” Gênesis 28:15


Quando Elias perdeu o ânimo, ele mergulhou nas trevas de uma caverna. 

Aí Deus lhe falou para o erguer do seu desânimo: “...Deus disse-lhe: Que fazes aqui Elias?... Deus disse: Sai para fora e põe-te neste monte, perante a face do Senhor." I Reis 19: 9-11
Nos momentos de tristeza e desânimo que os filhos de Deus passam, Deus promete nunca esquecer os Seus filhos: “Sejam os vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes, porque Ele disse: Não te deixarei , nem te desampararei.” Hebreus 13: 5

Quando em dificuldades ou deixados sós, pelo divórcio, viuvez ou abandono das pessoas, os cristãos podem estar certos de que o próprio Deus preencherá as necessidades do coração. Há uma promessa linda especialmente para as mulheres: 

“Não temas porque não serás envergonhada, e não te envergonhes porque não serás confundida: antes te esquecerás da vergonha da tua mocidade, e não te lembrarás mais do opróbrio da tua viuvez...Porque o teu criador é o teu marido...Porque o Senhor te chamou como a mulher desamparada e triste de espírito...Por um pequeno momento te deixei, mas com grandes misericórdias te recolherei.” Isaias 54: 4-7

Quando vamos a Jesus, Ele enche os nossos corações com a glória da Sua própria presença. 
Ele adota-nos como filhos e filhas: “Eu serei para vós Pai, e vós sereis para Mim filhos e filhas, diz o Senhor, Todo Poderoso.” II Cor. 6:18

Para vencermos a nossa solidão, torna-se necessário orientar a nossa vida no sentido de fazermos os outros felizes. 

Para termos amigos e não ficarmos sozinhos, é necessário sermos amigos das pessoas: “A alma generosa engoradará, e o que regar também será regado.” Prov. 11: 24 e “O homem que tem muitos amigos pode congratular-se, mas há amigo mais chegado do que um irmão."

Ao aproximarmos das pessoas com o coração cheio do amor de Jesus, receberemos sólidas amizades, e sempre teremos boas companhias.


Um Forte Abraço!! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, Pr João Nunes Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Obrigado por visitar nosso blog, com mensagens inspirativas, baseado na Bíblia, e vídeos ao seu alcance.