terça-feira, 22 de setembro de 2015

PORQUE SOU DIZIMISTA?

TEXTO BASE SALMOS 24: 1

INTRODUÇÃO 

TEMA: PORQUE SOU DIZIMISTA?

“DO SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam”.

“Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mt 6. 33).

Quando buscamos o Reino de Deus em primeiro lugar, as outras coisas nos vêm naturalmente; confira:

CONFERÊNCIA BÍBLICA:

1. O dízimo é santo (Lv 27. 30-32).

2. Quero ser participante das bênçãos de Deus (Ml 3.10-11).

3. Amo a obra de Deus na face da terra (Ml 3.10).

4. Não quero ser amaldiçoado (Ml 3. 9).

5. Deus é dono de tudo (Sl 24.1).

6. Eu mesmo irei gozá-lo na casa de Deus (Dt 14. 23).

7. Mais bem-aventurado é dar do que receber (At 20. 35).

8. Deus ama a quem dá com alegria (2Co 9.7).

9. Tudo vem das mãos de Deus (1 Cr 29. 14).

10. Não sou avarento (1Tm 6.10).

11. Meu rico tesouro está nos céus (Mt 6.10).

12. Tudo o que peço a Deus, recebo (Mt 7.7-9).

13. Obedeço a Deus (At 5.29).

14. A bênção de Deus enriquece (Pv 10. 22).

15. Para cada lei, Deus promete uma recompensa (Sl 19.7-11).

16. Receberei de Deus a mesma medida (Lc 6. 38).

17. Os pensamentos de Deus são mais altos (Is 55. 9).



18. Deus me escolheu e me nomeou (Jo 15.16).

19. Deus diz: ”fazei prova de mim” (Ml 3.10).

20. Minha descendência não irá mendigar o pão (Sl 37.25).

21. O meu salário não será posto em saco furado (Ag 1. 6).

22. É minha responsabilidade sustentar a igreja (Ml 3.10).

23. Quero ter a consciência tranquila (1Tm 1. 19).

24. Tudo que o homem semear isto também ceifará (Gl 6. 7).

25. Deus suprirá todas as minhas necessidades (Fp 4.19).

CONCLUSÃO

A palavra hebraica para “dízimo” (ma’aser) significa literalmente “a décima parte”.

1. Na Lei de DEUS, os israelitas tinham a obrigação de entregar a décima parte das crias dos animais domésticos, dos produtos da terra e de outras rendas como reconhecimento e gratidão pelas bênçãos divinas (ver Lv 27. 30-32; Nm 18. 21,26; Dt 14. 22-29; ver Lv 27. 30). 

O dízimo era usado primariamente para cobrir as despesas do culto e o sustento dos sacerdotes. DEUS considerava o seu povo responsável pelo manejo dos recursos que Ele lhes dera na terra prometida (cf. Mt 25.15; Lc 19.13).

2. No âmago do dízimo, achava-se a idéia de que DEUS é o dono de tudo (Êx 19. 5; Sl 24.1; 50. 10-12; Ag 2. 8). 

3. Além dos dízimos, os israelitas eram instruídos a trazer numerosas oferendas ao Senhor, principalmente na forma de sacrifícios. 

4. Além das ofertas prescritas, os israelitas podiam apresentar outras ofertas voluntárias ao Senhor. (ver Lv 22.18-23; Nm 15.3; Dt 12.6,17), a

5. Houve ocasiões na história do AT em que o povo de DEUS reteve egoisticamente o dinheiro, não repassando os dízimos e ofertas regulares ao Senhor. 

Durante a reconstrução do segundo templo, os judeus pareciam mais interessados na construção de suas propriedades, por causa dos lucros imediatos que lhes trariam, do que nos reparos da Casa de DEUS que se achava em ruínas. 

Estavam sofrendo reveses financeiros na época de Ageu (Ag 1. 3-6). 

DEUS castigou seu povo por se recusar a trazer-lhe o dízimo (Ml 3. 9-12).

Deuteronômio 8: 18 – Mas, lembrem-se do Senhor, do seu Deus, pois é ele que lhes dá a capacidade de produzir riqueza, confirmando a aliança que jurou aos seus antepassados, conforme hoje se vê.

3 João 1: 2 – Amado, peço a Deus que prosperes em tudo e tenhas saúde, assim como tua alma prospera.

Malaquias 3: 10 – Trazei o dízimo todo à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e provai-me nisto, diz Jeová dos exércitos, se não vos abrir eu as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção até que não haja mais lugar para a recolherdes.

Josué 1: 9 – Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar”.

Jeremias 29: 11– Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês”, diz o Senhor, “planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.

Salmos 127: 1 Se não for o Senhor o construtor da casa, será inútil trabalhar na construção. Se não é o Senhor que vigia a cidade, será inútil a sentinela montar guarda.

Filipenses 4: 19 - O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus

Um Forte Abraço!! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, Pr João Nunes Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Obrigado por visitar nosso blog, com mensagens inspirativas, baseado na Bíblia, e vídeos ao seu alcance.