quinta-feira, 30 de março de 2017

OS 7 MOTIVOS PORQUE PRECISAMOS SER BATIZADOS COM O ESPÍRITO SANTO!

TEXTO BASE I TES 1: 5

INTRODUÇÃO 

TEMA: OS 7 MOTIVOS PORQUE PRECISAMOS SER BATIZADOS COM O ESPÍRITO SANTO!


“porque o nosso evangelho não foi a vós somente em palavras, mas também em poder, e no Espírito Santo e em plena convicção, como bem sabeis quais fomos entre vós por amor de vós”.

A vitória começa pelo interior, por isso, há a necessidade de receber o Espírito Santo. 

Ele é o próprio Deus a habitar dentro de nos.

“Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele”.

I TES 1: 5 – “Porque o nosso evangelho não foi a vós somente em palavras, mas também em poder, e no Espírito Santo e em plena convicção, como bem sabeis quais fomos entre vós por amor de vós”.

Quando uma pessoa crê no Senhor e se batiza nas águas, o Espírito Santo vem morar no seu interior. 

Todos os cristãos tem o Espírito de Deus habitando em seu interior - Rm 8: 9.

Existe porém um momento em que o Espírito Santo opera em nós de forma mais poderosa, nos enchendo de virtude , poder e manifestando seus dons. 

Esta experiência é chamada Batismo no Espírito Santo.

Satanás quer contradizer , trazer confusão e anular esta experiência na vida da Igreja. 

Cada dia surge uma novidade, alguém que pega um texto isolado da bíblia e começa a pregar gerando muita confusão.

Existem muitas idéias erradas com respeito a isto também. 
Dizem alguns que:




1. É só para pastores, presbíteros, missionários.

2. É só para quem atinge um determinado grau de santidade.

3. É um prêmio, uma recompensa por obedecer ou fazer a obra de Deus.

4. É muito complicado, não precisamos saber disso agora.

Dois enganos principais:

1. Os grupos tradicionais: rejeitam a experiência do batismo dizendo que o Espírito é dado automaticamente no momento da conversão. 

Todos os que creram, se arrependeram e foram batizados já receberam o Espírito Santo e não necessitam de nenhuma outra experiência

2. Os grupos pentecostais: pregam corretamente que existe uma experiência a mais, além da conversão, um batismo. 

Porém dizem que há uma "espera", dando a entender que este dom deve ser esperado, buscado e até suplicado. 

Vão para outro extremo e ignoram que o Espírito Santo já foi dado a todos os que creram.

Onde está o equilíbrio? Precisamos entender que por um lado, o Dom do Espírito Santo já foi dado a todos que os creram e que portanto não é necessário buscar nem esperar aquilo que o Senhor já deu. 

Mas por outro lado quando alguém se converte deve ser instruído a respeito deste dom, receber imposição de mãos e se apossar da promessa de tal maneira que ela seja evidente, palpável e consciente.


I. MOTIVO - CONVENCE-NOS DO PECADO – JO 16: 8

“Quando Ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo.”

Todo o pecado traz consequências para a vida da pessoa, sendo a pior de todas a morte eterna. 

O Espírito Santo é Quem nos convence dos nossos erros quando pecamos. Sem Ele, o ser humano vive, deliberadamente, no pecado, separado de Deus, condenando a sua vida à destruição e a sua alma ao inferno. 

O Espírito Santo convence-nos, então, do pecado, com o objetivo de nos levar ao arrependimento, pois, somente o arrependimento sincero pode derrubar a parede do pecado, por meio da confissão e abandono do mesmo.

Já o diabo, ele tenta, e, uma vez a pessoa caindo em tentação, então, ele acusa-a, tentando, de todas as formas possíveis, convencer o pecador de que ele nunca será liberto, perdoado e salvo.


II. MOTIVO – ILUMINA-NOS – JO 8: 12

“Eu sou a Luz do mundo; quem Me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a Luz da Vida.” 

Quando o Senhor Jesus fala da Luz da Vida, está a referir-Se a três formas de nos iluminar: 

1. A LUZ DE UMA MENTE ESCLARECIDA, sem bloqueios, capaz de entender a Vontade de Deus e com a visão da Sua Grandeza, Santidade e Poder. 

2. A LUZ DAS BOAS OBRAS, da mudança de comportamento, que é vista pelos demais!

3. DA LUZ DA SEGURANÇA, pois, onde está a Luz, as trevas são dissipadas. 

Não há terror, medo, insegurança, problema ou perseguição, pois, a Luz Divina proporciona-nos esta segurança. 

Esta Luz é Obra do Espírito Santo na vida daquele que O recebeu.


III. MOTIVO – GUIA-NOS – JO 16: 13

“Quando vier, porém, aquele Espírito da Verdade, ele vos guiará em toda a Verdade.” 

O Espírito Santo é a nossa bússola interior neste mundo. 

Manter a fé-inteligente, nos dias de hoje, é cada vez mais difícil, devido a problemas, perseguições e tropeços no nosso caminho, que procuram desviar-nos do nosso percurso. 

Falsos cristãos, um número incontável de religiões, seitas e doutrinas diabólicas andam por aí a multiplicar-se, como foi profetizado que aconteceria nos últimos tempos, tudo para desviar os escolhidos da fé-inteligente, verdadeira e pura. 

O Espírito Santo é Quem nos dá o discernimento para vermos os perigos e tomarmos as decisões certas que nos manterão no rumo certo, que é o caminho da Verdade, na prática da Palavra de Deus.


IV. MOTIVO – INTERCEDE POR NÓS COM GEMIDOS INEXPRIMÍVEIS – RM 8: 26

“Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis.”

Muitas vezes, vemo-nos em situações perante as quais, humanamente falando, não sabemos o que fazer. 

É precisamente nesse momento que o Espírito Santo intercede por nós, mostrando-nos o que fazer e como agir. 

Sem Ele, a pessoa fica desnorteada, sem direção, acabando por ser vencida pelas circunstâncias. 

Veja se não é verdade, a frase que mais temos escutado da boca das pessoas tem sido: 

“Não sei mesmo o que fazer…”, porém, quem recebe o Espírito Santo tem um Intercessor que intervém, expressamente, em seu auxílio.


V. MOTIVO – NÃO PERMITE QUE SEJAMOS TENTADOS ALÉM DAS NOSSAS FORÇAS – I CO 10: 13

“Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar.”

É inevitável, no decorrer da nossa vida cristã, passarmos por várias e diferentes tentações, porém, é importante termos bem presente que nenhuma delas foi, é, ou será superior ao que alguma vez possamos suportar. 

O escape da tentação é, justamente, o Espírito Santo, que nos dá poder para superá-la. 

Ou seja, quando a pessoa é Batizada com o Espírito Santo é tentada, mas tem a força para resistir à tentação e vencê-la. 

Quando não é, ainda que tenha condições para suportar a tentação, acaba por ceder.


VI. MOTIVO – DÁ-NOS PODER PARA VENCER – AT 1: 8

“Mas recebereis Poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo.” 

A vida é uma guerra constante! Temos de lidar com a incredulidade dos familiares, a perseguição da família, de conhecidos, as constantes investidas contra a nossa fé, as humilhações na sociedade ou no trabalho, tudo por sermos cristãos inteligentes. 
O pecado assedia-nos diariamente, com o orgulho, a vaidade, tentações para ganharmos dinheiro ilicitamente, para que mintamos, venhamos a trair a nossa fé e as pessoas a quem amamo

Diante deste ataque feroz contra nós, que vivemos uma fé-inteligente, como suportar e mantermos-nos na fé? 

Somente sendo Batizados com o Espírito Santo podemos vencer esta luta desigual, porque Ele não Se rende, não blasfema e não Se vende, aliás, este Batismo não serve apenas para nos ajudar a vencer as tentações, as perseguições, o inferno ou o mundo, serve também para nos ajudar a vencer a nós mesmos, pois, o Espírito Santo é Poder, Poder para vencer!


VII. MOTIVO – CONSERVA-NOS FIÉIS – GL 5: 22

“Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio-próprio.”

Quando somos Batizados com o Espírito Santo, a Natureza Divina passa a residir em nós. 

As características de Deus evidenciam-Se na pessoa Batizada, dentre elas, a fidelidade. 

Vivemos num mundo onde a palavra perdeu o seu valor, onde os votos não são cumpridos e muito menos levados até ao fim. 

Mas, para quem tem o Espírito de Deus, a sua palavra é honrada com a verdade, custe o que custar, e os seus votos jamais são quebrados, pois, o seu carácter é fiel, e fiel até ao fim. 

O Espírito Santo também é paz, amor, alegria, bondade, misericórdia, perseverança, tudo aquilo que precisamos. 

E você, quer receber o Espírito Santo?

Um Forte Abraço! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, PR João Nunes Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Obrigado por visitar nosso blog, com mensagens inspirativas, baseado na Bíblia, e vídeos ao seu alcance.