sábado, 3 de junho de 2017

5 SINAIS DE QUE AS REDES SOCIAIS ESTÃO LHE AFASTANDO DA IGREJA!

TEXTO BASE MT 26: 37 - 41

INTRODUÇÃO 

TEMA: 5 SINAIS DE QUE AS REDES SOCIAIS ESTÃO LHE AFASTANDO DA IGREJA!


37. e, levando consigo a Pedro e aos dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se. 

38. Então, lhes disse: A minha alma está profundamente triste até à morte; ficai aqui e vigiai comigo.  

39. Adiantando-se um pouco, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se possível, passe de mim este cálice! Todavia, não seja como eu quero, e sim como tu queres. 

40. E, voltando para os discípulos, achou-os dormindo; e disse a Pedro: Então, nem uma hora pudestes vós vigiar comigo? 

41. Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.


BENEFÍCIOS E MALEFÍCIOS DA INTERNET:




A internet é a invenção tecnológica mais avançada e que mais benefícios traz à nossa sociedade atual. 

É o veículo de comunicação mais rápido e que transforma o mundo numa aldeia global. 

É também na internet que o mundo atual dispõe de mais tempo gasto, quer no plano de trabalho quer nas atividades de lazer.

É na Internet que localizamos qualquer parte do globo à distância dum “click”, ou uma foto, uma música, um filme, ou qualquer coisa que a nossa imaginação possa criar e ou pensar. 

Com ajuda da internet conseguimos também saber o que se passa no mundo em tempo real e comunicar da mesma forma, num curto espaço de tempo. 

Na internet há muita informação de todas as partes do mundo, disponível a partir de casa, ou de um local público, onde possamos aceder à Internet.

A Internet pode ser comparada a um centro cultural, no qual há espaço para todo o tipo de coisas: 

lazer, cultura, trabalho, educação, informação, política, humor, etc.

Como não podia deixar de ser, este monstro tecnológico, não nos traz só benefícios, é também um veículo de uma série de malefícios, que nos podem causar transtorno nas mais diversificadas maneiras.

Quem hoje em dia não tem redes sociais como wattzap, Facebook, Twitter, Instagram, snapchat etc.? 

Elas se multiplicaram e hoje já fazem parte da vida da maioria das pessoas. 

Não podemos negar que elas nos ajudam em muitos aspectos, mas igualmente não podemos negar que elas também têm um forte poder de trazer males a vida espiritual e a outras esferas da vida das pessoas!

Os cinco sinais abaixo mostram claramente que as redes sociais podem estar substituindo Deus e o relacionamento com Ele em sua vida. 

Sim, elas podem estar te afastando de Deus! 

Se esse for o caso, é melhor repensar a forma de usá-las.

Sinais de que as redes sociais estão te afastando de Deus:


I. Você navega nas redes sociais, mas não tem tempo para orar e ler a Bíblia

A maior parte das coisas que fazemos nas redes sociais, em uma escala de importância, não estão acima de uma vida de dedicação a Deus. 

Isso significa que em uma escala de prioridades, Deus vem primeiro que meu tempo para Facebook, por exemplo. 

Um grande sinal de alerta que deve ser observado é quando não temos tempo para as práticas espirituais (oração, leitura, jejum, etc), mas temos tempo suficiente para acessar nossas redes sociais por um tempo considerável. 

Isso mostra um erro na avaliação de prioridades que deve ser corrigido.

Benefícios 

Disponibiliza informação:

A Internet ajuda a criação, edição e distribuição de temas e conteúdos.

A Internet é como uma grande enciclopédia na qual há informação sobre qualquer tema

Internet engloba, abrange, reúne todo o globo e qualquer cultura.
A Internet é rede enorme, sem fronteiras geográficas, que permite saber o que se passa no mundo. 

Dá-nos a possibilidade de trocar informações, notícias, experiências de todo o tipo com pessoas de todas as partes do planeta. 


Tem um custo aceitável.

O acesso à rede é cada vez mais facilitado, tanto nas nossas casas, como a partir da escola. 

Há cada vez mais lugares públicos onde o acesso à Internet é gratuito, como por exemplo as bibliotecas, os espaços Internet.


Na educação:

A Internet tem a capacidade de promover enormes oportunidades para a educação, não só como ferramenta educativa e de aprendizagem, mas também como veículo facilitador da comunicação.

Por exemplo, permite-nos realizar cursos a distância, on-line, numa qualquer universidade ou escola virtual. 

Permite encontrar recursos educativos e notícias da atualidade, obter documentos, fotos e imagens importantes, e pesquisar temas muito diversos, desde condições climatéricas a estatísticas de população.

Permite conseguir ajuda para realizar os trabalhos de casa, quer através das enciclopédias on-line quer outras fontes de referência, ou contactando especialistas.

Aumenta as capacidades de leitura pelo acesso a conteúdos interessantes, que sugiram outras leituras.


Na vida social:
A Internet permite que as pessoas e as associações dêem a conhecer as suas atividades a um custo aceitável.

A rede desenvolve modos inovadores de socialização e comunicação. 

Como veículo de comunicação destaca-se o fato de se poder enviar mensagens através do correio eletrónico para a família e amigos em todas as partes do mundo.

Nos chats, podemos fazer novos amigos, conversar e partilhar as mesmas preocupações.

A Internet facilita a aproximação da Administração Pública aos seus cidadãos.


No lazer:
A Internet oferece um leque de oportunidades de entretenimento, como o humor, desporto, jogar (sozinho ou com outros)
Também nos fornece informação para levar a cabo as nossas atividades de lazer preferidas (livros, música, cinema viagens...). 


Na cultura:
A Internet ajuda em grande medida a criar e difundir conteúdos multimédia digitais, promovendo a diversidade linguística e as diferentes culturas que existem no mundo

A Internet fomenta novas formas de cultura: também se pode utilizar a Internet para visitar um museu ou ver um vídeo, ouvir programas de rádio produzidos por grandes produtoras, por empresas, organizações ou indivíduos.

Derivado à Internet é possível ligar entre si, escolas universidades e bibliotecas e fomentar uma nova forma de ensinar e ou aprender. 

A cultura é um ponto que reflete bem a importância da internet na sociedade, pois com a internet, a informação, cultura e educação passaram a ser ter uma base sustentável para divulgação e aprendizagem entre povos. 


Na Internet encontram-se diversos sites, que nos aproximam de outras culturas e costumes, tais como a Wikipedia que já é a maior enciclopédia do mundo. 


Para a maioria das pessoas que nunca tiveram acesso à enciclopédia Britânica, por exemplo, agora podem consultar livremente o que quiserem na Wikipedia.


Os livros disponíveis on-line, mapas de todo o mundo, blogs dos diversos assuntos, imagens e filmes de carácter educativo ou demonstrativo, tudo isto são ferramentas disponíveis na Internet, que fazem as nossas vidas parecerem uma nulidade perante a dimensão mundial e perante outros povos.

A educação à distância é uma realidade em Portugal com inúmeros cursos de graduação e pós-graduação a distância.


Na atividade económica:
A Internet é benéfica para uma nova classe económica, pelo facto de surgirem novas profissões e novas empresas (fornecedores de serviços de Internet, difusão de conteúdos relacionados com negócios e bens de consumo, serviços on-line como por exemplo informação e serviço financeiro, bancos on-line, etc.).

A Internet transforma radicalmente, os diversos sectores económicos, as agências de viagem e turismo, os seguros, a venda direta, a imprensa on-line, criando novos mercados, melhorando o serviço ao cliente e ao mesmo tempo reduzindo os custos ao consumidor. 


A Internet está a criar novas oportunidades no que diz respeito às pequenas e médias empresas, permitindo o acesso aos mercados nacionais e internacionais.


De uma maneira geral, graças à Internet podemos realizar comodamente diversas atividades como: transações, leilões, publicidade, reservar bilhetes de avião, aceder ao banco, comprar on-line, etc.


O correio eletrónico:

A Internet traz também benefícios através do correio eletrónico. 
As diferenças horárias, os atrasos do correio postal tradicional e os custos são fatores desfavoráveis à comunicação tradicional. 

O correio eletrónico veio revolucionar a comunicação entre pessoas e empresas, tornando-a muito cómoda, não são necessários envelopes nem selos, nem necessitamos de nos deslocar. 

Uma mesma mensagem pode ser enviada simultaneamente a muita gente, recorrendo a listas de correio eletrónico.


A partilha de informação:

As crianças e os jovens podem utilizar a internet com frequência e partilhar todas as atividades diárias com a sua família.

As famílias podem ajudar os seus filhos nos trabalhos escolares.

Fácil partilha de todas as pequenas e grandes questões.

Envio de fotos, mensagens de áudio, reenvio de documentos e de quase tudo que possamos achar importante, que se encontra on-line.

Portabilidade de documentos eletrónicos: facilita muito o transporte de documentos eletrónicos. 

Por exemplo se as crianças se esquecem dos trabalhos de casa no computador, estes podem ser enviados para a escola.


O chat:
Promove o relacionamento com outras crianças e adultos de todas as partes do mundo.

Falar com crianças e jovens que tenham interesses e preocupações semelhantes, em canais de chat específicos para crianças e jovens e adequadamente moderados por adultos.


Os jogos de computador:

Ajudam as crianças e os jovens a pensar e agir mais rapidamente e aumentam a capacidade de concentração, quando usado com a supervisão de um adulto. 


MALEFÍCIOS:

A Internet veio para revolucionar a forma de pensar da nossa sociedade. 

Porém, à medida que essa necessidade pelo uso da internet se torna algo incontrolável, acabamos pro nos tornar cada vez mais dependentes dela, e ficamos alienados com a mesma. 

Essa alienação provocada pela Internet, é talvez o principal malefício. 

Como é do nosso conhecimento, são os jovens os principais usuários da internet. 

Estes são os grandes responsáveis pela ampla globalização e utilização desse meio de comunicação na sociedade. 

Eles acarretam diversos problemas e consequências que a mesma nos traz para a nossa vida pessoal e social.

Crimes, vícios, alienação: a internet é traiçoeira nas nossas vidas. 
É preciso que saibamos utilizá-la, na hora exata e de maneira exata, pois podemos acabar por ficar dependentes desta tanto quanto um alcoólico depende do álcool ou até mesmo um drogado que não vive sem as drogas. O problema é grave. 

É preciso que tenhamos consciência dos males que a internet nos causa, em todos os sentidos possíveis, e possamos utilizá-la como algo essencial, mas nunca indispensável para a nossa vida.


Exemplos:

Conversa no chat

Tornou-se comum hoje as conversas via Internet, no messenger, Twitter, facebook enfim, é difícil não encontrar uma pessoa (em especial um jovem) que não utilize um desses sites de relacionamento. 

Utilizados hoje por milhões de pessoas no mundo inteiro, os sites de relacionamento trazem consigo uma boa temática mas ao mesmo tempo perigosa: conhecer "gente nova". 


Será que realmente estamos seguros na frente de um computador, conversando com uma pessoa que nunca vimos antes? 

De certa forma, muitas pessoas acham que sim, e é aí que por vezes verificamos que a realidade é totalmente diferente do que imaginamos.

Os crimes pela internet são bastante comuns hoje em dia. 

Os criminosos utilizam o "chat" para praticarem crimes dos mais variados tipos: roubos, pedofilia, homicídios, entre outros. 

Eles marcam encontros com as vítimas para praticarem abusos, facilmente essas potenciais vítimas são enganadas, achando que estão a falar com algum homem ou mulher interessado(a) em conhecê-la, ou até mesmo alguns fingem ser amigos das vítimas, para tentarem praticar de alguma forma os seus intentos, como violações, abuso de poder, ou outras formas de delito.

A polícia recebe por ano milhares de denúncias de casos envolvendo os sites de relacionamento. 

É frequente assistirmos na televisão a vários casos que abordam esse tema, mostrando as graves consequências que o "chat" pode nos causar. 

Até mesmo os adultos acabam por ser vítimas, mas os casos são muitos mais frequentes com os jovens, já que estes fazem mais uso da internet e usufruem mais desses sites.

A segurança destes sites está em cada um de nós tomar as devidas precauções, tendo bastante cuidado com quem conversa, e não dar informações pessoais para estas pessoas, pois à medida que o criminoso te conhece melhor, fica mais fácil para ele conseguir o seu objetivo. 

Os jovens precisam controlar um pouco mais este vício, provocado pela dependência causada por estes sites. 

É dever dos pais usar as diversas formas de prevenção para que estes tipos de crime não possam acontecer.“Chat " na “ net": Segurança ?


Jogos na Internet

Jogo ou passatempo para alguns. Vício para outros. 

Essa é a dura realidade trazida pelos jogos on-line. 

Febre entre os jovens do mundo inteiro, essa "diversão" nem sempre é tão bem vinda assim. 

Existem hoje milhares de sites que disponibilizam jogos, além, é claro, daqueles que são baixados de maneira ilegal, muitas vezes encontrados em blogs e sites. 

As pessoas buscam aqueles mais interessantes, e os lançamentos também, visto que sempre são lançados novos jogos, muitos deles atualizados, nas novas versões. 

E cada um deles vem ainda "melhor", o que leva o jovem a um vício ainda maior.

Pode parecer algo simples, mas o mal que esses jogos causam são muitas vezes gravíssimos. 

Os jovens deixam de estudar, trabalhar e até mesmo comer para ficarem na frente do computador perdendo horas e horas com um passatempo fútil. 

Isso acarreta graves consequências, principalmente para com as crianças, que acabam tendo a sua formação e educação afetadas, devido, é claro, ao vício e a alienação que os jogos proporcionam. 
Os adolescentes e adultos também são afetados.

Hoje em dia, milhões de usuários usam a internet não só para conversar, ou ver notícias; usam também para jogar, e à medida que o jogo vai ficando bom, aumenta o tempo que eles poderiam usar em algo mais útil. 

É bom lembrar que muitos jovens usam a internet entre 3 e 4 horas por dia. 

A pessoa que joga chega a passar entre 5 a 10 horas por dia a jogar, o que pode ser uma perca de tempo.

Os jogos servem para divertir, mas à medida que as pessoas se alienam nos mesmos, isso traz diversos problemas. 

É preciso que haja um controle maior dos jovens para com isso, e que eles saibam dividir o seu tempo para tudo. 

Podem jogar, mas não exagerando como a maioria dos "viciados" faz. 

Existem várias outras formas de diversão menos comprometedoras. 

Enfim, cabe a cada um fazer o melhor para si.


II. Você não presta atenção ao culto porque não desliga suas redes sociais

Quando você está cultuando a Deus o seu celular fica ligado ou desligado? 

Fica vibrando a cada mensagem recebida? 

Fica conectado à internet e te avisando com sinais sonoros ou visuais a cada mensagem que chega? 

Deixar o celular ligado às redes sociais durante o culto é um claro sinal de que a mensagem que está sendo trazida pelo Senhor ali é menos importante que as mensagens de suas redes sociais. 

Isso vale também para o momento de oração, de estudo da palavra em casa. 
Essa falta de atenção cobrará um preço claro, já que não estamos dando o devido valor e temor ao Senhor Deus.


III. Você não é sal e luz para as pessoas porque fica o tempo todo focado na tela do telefone

As redes sociais muitas vezes interferem em nossas obrigações como servos de Deus, por exemplo, de sermos sal e luz do mundo. 
Fica muito difícil alguém ser sal e luz sem dar atenção às pessoas, sem ouvi-las, sem olhar nos olhos dela, sem ter tempo de poder impactá-las com o bom testemunho. 

Se suas redes sociais te hipnotizam ao ponto de tirarem seu tempo de conviver com as pessoas, de conversar com elas, de testemunhar, de ouvi-las, de orar por elas, isso é algo muito prejudicial a sua vida com Deus e deve ser reavaliado, pois fomos chamados para boas obras e negligenciá-las é negligenciar a Deus.


IV. O uso das suas redes sociais não está edificante

Algo edificante é algo que nos traz crescimento positivo. 

O que as suas redes sociais te trazem de edificante, de positivo? 

Se apenas te levam a um gasto de tempo excessivo e desnecessário, a brigas, a discussões vazias, a ver coisas que desagradam a Deus e semelhantes a essas, então, o uso dessas redes sociais, na realidade, estão te fazendo tropeçar e o melhor a fazer é “arrancar” da sua vida (Mateus 5: 29).


V. Você age como um viciado em redes sociais

Alguns vícios são muito comuns e os identificamos muito facilmente: vício de fumar, de beber, de drogas, etc. 

Mas algumas pessoas estão tendo suas vidas destruídas pelo vício em redes sociais. 

Alguns sintomas: acorda no meio da noite para ver notificações; não frequenta lugares que não tenham wi-fi; não desliga o celular nunca; não conversa mais com a família; vive isolado na tela do celular; tem crises de ansiedade se fica longe do aparelho por algum tempo, etc. 

É importante verificar esses sintomas e tomar providências. 

Além da vida com Deus, o mau uso das redes sociais podem destruir o relacionamento familiar, social, atrapalhar nos estudos, etc. 
Não vale a pena perder essas coisas por causa de uma rede social!


CONCLUSÃO

E VOCÊ, CONSEGUE FAZER BOM USO DAS REDES SOCIAIS PARA QUE SEJAM BÊNÇÃO OU ELAS TÊM SIDO MALDIÇÃO EM SUA VIDA?

Sl 119. 4 - 6 – Tu ordenaste os teus mandamentos, para que os cumpramos à risca. Tomara sejam firmes os meus passos, para que eu observe os teus preceitos. Então, não terei de que me envergonhar, quando considerar em todos os teus mandamentos.

Sl 119. 10, 11 – De todo o coração te busquei; não me deixes fugir aos teus mandamentos. Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti.

Um Forte Abraço! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, PR João Nunes Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Obrigado por visitar nosso blog, com mensagens inspirativas, baseado na Bíblia, e vídeos ao seu alcance.