quinta-feira, 20 de julho de 2017

DEUS TE CRIOU PARA ENFRENTAR TEMPESTADES!

TEXTO BASE DT 32: 11

INTRODUÇÃO

TEMA: DEUS, A ÁGUIA E NÓS

DEUS TE CRIOU PARA ENFRENTAR TEMPESTADES!


“Como a águia desperta o seu ninho, adeja sobre os seus filhos e, estendendo as suas asas, toma-os, e os leva sobre as suas asas,”

A Bíblia muitas vezes para nos falar numa linguagem mais inteligível à nossa limitada razão, se utiliza de certos artifícios literários, por exemplo, para nos ajudar a compreender um pouco Deus, algumas vezes ela o descreve com características humanas. 
Diz que Ele tem coração, mãos, braços… a isso, os estudiosos chamam de antropomorfismo, ou seja, atribuir características humanas a Deus. 

E algumas vezes também, neste mesmo intuito, a Bíblia se utiliza dezoomorfismos, ou seja, atribui características de animais a Deus, por exemplo: 

“Leão de Judá” para indicar a força de Deus. 




Jesus, uma vez, no Evangelho comparou seu amor a Jerusalém com uma galinha que quer reunir seus pintainhos sob as asas… (cf. Lc. 13, 34).

Mas uma comparação que talvez seja a mais linda, é quando a Bíblia compara Deus à Águia! 

Leia só: “Vistes o que fiz aos egípicios e como vos levei sob asas de águia e vos trouxe a mim” (Ex. 19, 4). 

E esta outra: “Se estiveres abatido, Deus te levantará, e novamente voarás como a águia.” (Dt. 32, 11). 

“ Como a águia desperta a sua ninhada e voeja sobre os seus filhotes, estende as suas asas, e, tomando-os, os leva sobre elas…” (Dt. 32,11).

Perceba, caro leitor, que a Bíblia nao só compara Deus à Águia, como também o ser humano, pois afinal de contas, somos filhos de Deus, criados à sua imagem e semelhança, “filho de peixe, peixinho é”. 

Então há algumas coisas sobre a Águia que você precisa saber para melhor compreender o que a Bíblia está querendo dizer a você:

1. A águia vôa alto! É a rainha das alturas. 

Você foi feito para voar alto, muito alto, e não pode se contentar com vôos rasteiros, se contentar com o ponto onde já chegou!

2. Nunca um vôo da Águia é mais baixo que o anterior, ela nunca se contenta com a altura que atingiu, assim, o segundo vôo é mais alto que o primeiro, o terceiro, mais alto que o segundo… 

E você meu amigo? Como anda sua capacidade de voar?

3. As águias voam como projéteis velocíssimos e em linha reta, nunca em círculos, nem em movimentos sinuosos. 

Ela é determinada e certeira. 

Você é determinado naquilo que busca? 

Na sua luta pela santidade? Ou vôa em circulos e não sai do lugar?

4. A águia é uma mãe exemplar, faz seus ninhos nas alturas do penhasco para que nenhum predador devore seus filhotes, e traz comida no tempo ideal e no bico, e ai se algum predador se aproximar de seus filhotes, coitado! 

Deus é assim com você, te ama tanto, que ai se o “encardido” quiser relar o dedo em você, coitado dele!

5. A águia faz o seu ninho com espinhos, mas forra-o com algo macio para não incomodar os filhotes. 

Porém, um dia chega um momento muito difícil para ela que é mãe, fazer com que seus filhos entendam que têm de voar também, e que não podem ficar dependentes dela o resto da vida, pois ela não é eterna. 

Então, sem exitar, ela tira todo o forro do ninho para que os espinhos incomodem os filhotes. 

Os filhotes ainda não sabem que têm asas, eles precisam “se tocar”, mas mesmo incomodados, quando olham para o abismo que está embaixo, não pulam! Preferem os espinhos! 

Que coisa interessante, a capacidade de voar nasce justamente com o medo de voar! 

Um dia você teve de sair do aconchegante ninho de sua casa para ir para sua escola, e de lá não parou mais de ser tocado dos lugares onde estavas tão acostumado, dentro dos esquemas! 

Deus faz assim com você quando permite que alguma coisa saia dos conformes, que um ente querido se vá, que alguém te frustre, que mudes de emprego… Medo? Faz parte!

6. E então chega o momento mais difícil para a mamãe águia, ela pega o filhote com o bico e joga-o para baixo para que ele vôe! 

O filhote poderia pensar: Mas que mãe cruel eu tenho!Mas não se assuste caro leitor, quando a águia percebe que seu filhote não vai conseguir voar mesmo, numa velocidade extraordinária ela vôa como um projétil, toma-o sob as asas e devolve- o à segurança do ninho! 

É… Deus fez isso com você um montão de vezes, e você pensando que Ele estava sendo cruel não é? 

Deus nunca nos dá uma cruz que não possamos carregar, as cruzes pesadíssimas, geralmente somos nós que as inventamos! 

Mas não se preocupe se diante de um grande problema Ele perceber que você não terá forças, Ele, num vôo rasante te pegará em suas asas e te levará para a segurança de seu ninho e te dará aulas de vôo novamente, sem nunca desistir! 

“Vos levei sob asas de águia e vos trouxe a mim” (Ex. 19, 4).

7. Última característica da águia que quero que você saiba: 

A águia é a única ave que enfrenta tempestades! 

E ela vôa de frente, sem vacilar, e se ela perceber que a tempestade realmente está muito forte, ela redobra as forças e vôa acima das nuvens de tempestade, na bonança! E você? 

Já passou por tempestades meu irmão? Sobreviveu? 

Parabéns! 

Se ainda és muito jovem, irás passar, e quando passar, lembre-se: 

Deus te criou para enfrentar tempestades!

Um Forte Abraço! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, PR João Nunes Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário