terça-feira, 12 de junho de 2012

Vivendo o melhor de Deus para minha vida

"Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem. Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui feito, e entretecido nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia". Salmos 139:14-16

"Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta." Jeremias 1:5

Leia também: 1° Sm. 3: 1-10

Tema: Vivendo o melhor de Deus para minha vida

Introdução:

A nossa vida não é marcada por coincidências e acasos, e sim por propósitos e oportunidades. Todos nos queremos ter êxito e sucesso em tudo que fazemos, porém mais importante que isso é descobrir o verdadeiro sentido da nossa existência e então concluir com sucesso o chamado de Deus para a nossa vida.

Nós não nascemos por acaso e a nossa vida só terá sentido quando estivermos dentro da vontade do Senhor. O melhor de Deus para a nossa vida é viver o propósito que Ele estabeleceu para nós.

Vejamos então como poderemos viver nesse propósito:


I. ENTENDER QUE DEUS TEM UM PROPÓSITO PARA A MINHA VIDA (Jr.1: 5):

O propósito de Deus para a nossa vida foi estabelecido antes mesmo de nascermos e ele se iniciou no momento em que nascemos, como podemos ver o exemplo de Samuel que foi consagrado ao Senhor pela sua mãe antes mesmo de nascer porque Deus já tinha um propósito para sua vida e usou a sua mãe para isso.

Precisamos entender que nascemos para cumprir o propósito que Deus estabeleceu e então nos entregarmos para cumpri-lo.

Quando estamos no centro da vontade de Deus então estamos no lugar mais feliz do mundo, pois tudo que fazemos dentro desse propósito nos faz sentir completos e realizados e então frutificamos em todos os sentidos.


II. DAR RESPOSTAS CERTAS DIANTE DAS CIRCUNSTÂNCIAS (1ª Sm 3: 4,6,8):

4 O Senhor chamou: Samuel! Samuel! Ele respondeu: Eis-me aqui.

6 Tornou o Senhor a chamar: Samuel! E Samuel se levantou, foi a Eli e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste.

8 O Senhor, pois, tornou a chamar a Samuel pela terceira vez. E ele, levantando-se, foi a Eli e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Então entendeu Eli que o Senhor chamava o menino.

Por três vezes Deus chamou Samuel mas ele não entendia que era Deus quem estava chamando. Deus usa várias maneiras para atrair a nossa atenção e Ele espera de nós uma resposta certa.

As lutas, dificuldades, incertezas, tentações, muitas vezes são apenas circunstâncias que Deus usa para a nossa aprovação, então quando respondemos de maneira correta somos aprovados e podemos avançar e o Senhor nos levará a um novo nível.

Mas quando respondemos de forma errada ou equivocada não podemos avançar, a prova disso são pessoas que ano após ano continuam da mesma forma.


III. SABER QUE DEUS USA PESSOAS PARA NOS AJUDAR A CUMPRIR O PROPÓSITO:

Ninguém vai cumprir o propósito de Deus sozinho, Deus vai usar pessoas para nos ajudar nisso, e talvez Ele vai usar as menos prováveis, que nós nem imaginamos.

Certas pessoas nunca ouvem ninguém, não ouvem o pai espiritual, o líder, o pastor, etc, e sempre tem uma desculpa para não serem tratados por Deus.

Temos que aprender com as circunstâncias e com as pessoas, pois Deus vai usá-las para cumprir o propósito Dele para as nossas vidas.


IV. SABER QUE O CONHECIMENTO E A INTIMIDADE COM DEUS GERA MATURIDADE (Ex. 20: 18-20):

O povo de Israel viu todos os grandes feitos de Deus na terra do Egito e os milagres que Deus realizou, mas na hora de desfrutar da Glória de Deus recuaram e não quiseram avançar.

O povo se alegrou com o maná, a água, os livramentos, durante a peregrinação no deserto, mas não quiseram ser íntimos do Senhor.

Deus quer revelar a sua Glória e quer que cresçamos não só no conhecimento, mas em intimidade com Ele, experimentando o melhor que Ele tem para nós, precisamos amadurecer e crescer dando respostas certas, aprendendo com as circunstâncias e aproveitar todas as oportunidades que nos levará a crescer como:

Um devocional com Deus, frequentar uma célula, ir ao Encontro com Deus e se batizar, fazer os cursos da igreja, ser intenso e fervoroso, aceitar os desafios, etc.


CONCLUSÃO

O melhor lugar para se estar é no centro da vontade de Deus. É lá que nos sentiremos felizes e realizados, é onde vamos frutificar como nunca frutificamos. E para viver o melhor de Deus precisamos trilhar esse caminho.

Pois a nossa existência tem um propósito divino, temos que dar respostas certas, estar abertos para aprender a acima de tudo amadurecer espiritualmente crescendo no conhecimento e intimidade com Deus.



GUIA DO COMPARTILHAMENTO:

1° Você já se sentiu feliz quando fez algo por alguma pessoa ou a Deus? Compartilhe.

2ª Você tem buscado amadurecer com as circunstâncias e as pessoas?

3° Você está disposto a ir a um novo nível com o Senhor dando respostas certas?

Fonte: Igreja Batista Água Viva


A serviço do rei,  Pr. João Nunes Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário