sábado, 29 de setembro de 2012

filhos nos lares


 TEXTO BASE Jer. 17: 9 / Rom 3: 10 =23

INTRODUÇÃO

TEMA: FILHOS NOS LARES=I

Jr 17: 9ª “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?”

 “Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações.”


Todos os homens estão debaixo do pecado = RM 3:

9° ”Pois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma, pois já dantes demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado;”
10ª “Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer.”
11ª “Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus.”

O Que Diz a Bíblia Sobre os Filhos do Lar

Preparado pelo Missionário Calvin Gardner

Todos os males da sociedade, sejam financeiros, políticos, trabalhistas, escolares ou religiosos têm a sua origem no coração do homem. 

Sabemos como é o coração do homem (Jer. 17: 9; Rom 3:10 =23).

“A instituição que Deus estabeleceu, ainda no jardim do Éden, que ajuntou duas pessoas em maneiras especificas para ser uma unidade é o que chamamos de família”.

O ambiente que é formado pelo amor exercitado entre todos da família cria o que chamamos de “o lar”.

O lar tem suma importância na vida humana pois é o berço de costumes, hábitos, caráter, crenças e morais de cada ser humano, seja no contexto mundial, nacional, municipal ou familiar.

Então, podemos dizer, como vai o lar vai o mundo, e também, o que é bom para a família é bom para o mundo.

Tal lar, tal mundo
Reconhecendo a existência e influência do pecado, sabemos que todos os lares não estão operando com as mesmas regras e propósitos com os quais um lar cristão opera.

Aprender o que a Bíblia ensina sobre o assunto do lar é uma garantia de que atingiremos o alvo o que Deus tem para nós na relação de família.
Filhos - Herança do SENHOR

I. Os Filhos - Uma Bênção
De acordo com a Bíblia, filhos são uma benção que vem do Senhor, “o fruto do ventre o seu galardão.” (Sal 127: 3).

Não são só os filhos que são uma benção, mas também os filhos dos filhos são “a coroa dos velhos” (Prov. 17: 6).

Tanto mais os filhos quanto mais as bênçãos parecem ser o que a Bíblia relata sobre os filhos (Sal 127: 3 =5).

O fato de não ter filhos era uma vergonha (Gên. 30: 22,23) e opróbrio (Lucas 1: 25).

Quando Deus queria abençoar um casal Ele dava filhos (Abraão e Sara - Gên. 17: 20;
Ana - I Sam 1: 3 =27; Elizabete - Luc 1). Se vamos ter a mesma atitude que Deus tem deste assunto devemos já nos dobrar à idéia que filhos, em qualquer época, não são menos que uma bênção.

Para um estudo desta atitude, estude Gên. 30: 1 =24 e veja as reações das esposas de Jacó em terem filhos.

Muitas vezes, quando os filhos são menos que uma bênção para os pais, os pais reclamam que são um peso.

É fato que “o filho insensato é a tristeza de sua mãe” (Prov. 10: 1),
Mas a maioria destes casos foram os pais quem deram causa a tal insensatez pelo descuido no treinamento do filho.

Examine Provérbios 22:15; 29:15, 17 em relação a este aspecto. Pais, não culpem os seus filhos pela vossa desatenção.

Assume a responsabilidade e procure a graça de Deus para por a casa em ordem seguindo os princípios da Palavra de Deus tão claramente estipulados e por muito tempo ignorados.

A ser viço do rei Pastor João Nunes Machado




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Obrigado por visitar nosso blog, com mensagens inspirativas, baseado na Bíblia, e vídeos ao seu alcance.