sábado, 29 de setembro de 2012

OS FILHOS: OBEDIÊNCIA É A SUA ÚNICA VÍRTUDE..!!!!*

TEXTO BASÍCO Êx 20:12; EF 6:1-3; COL 3:20

INTRODUÇÃO

ÊX 20: 12ª “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá.”

1.Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.

2.Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa;

3.Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.Efésios 6:1-3

Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor. Colossenses 3: 20

Examine a Bíblia toda e irá concluir que “obediência aos pais não é só uma virtude; é a única virtude da criança.

EF 6: 1 = 3: 1ª “VÓS, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.”

2ª “Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa;”

3ª “Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra”.

4ª “E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.”

“A obediência inclui tudo que é bom que pode ser exigido ou esperado dele.” (The Christian Family, p.61).

É chamada a ‘única virtude’ porque é o único mandamento para as crianças guardarem (Êx 20:12; Efés. 6:1 =3
Col 3: 20 “Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor.”

Há o princípio de I Tim 5: 4, “recompensar seus pais” mas isso não é nada menos que o cumprimento de Êx 20:12, “Honra a teu pai e a tua mãe.” Jesus recebeu os meninos e disse, “dos tais é o reino de Deus.” (Mar 10:14).

Se a obediência completa é a única virtude da criança, então pode saber que qualquer que queira ver o reino de Deus deve ter prontidão de espirito de obedecer em amor tudo que Deus mandou.

Temos estudado já que o homem do lar tem responsabilidade de ensinar, ser exemplo, ser o cabeça, ter a iniciativa, e treinar os filhos.

Temos estudado já que a mulher do lar tem a sua responsabilidade no lar de submeter-se à cabeça do lar e ser uma ajudadora idônea para ele.

Os filhos do lar tem a única responsabilidade de obedecer os pais. Isso em si fornecerá para os filhos um ambiente no qual eles tenham o mínimo de estresse para que eles possam desenvolver bem em todos os sentidos.

O filho que sai desta posição de bênção, quer dizer o rebelde ou a criança de natureza obstinada, traz para si uma multiplicidade de problemas à sua vida e às vidas ao redor dele.

A obediência aos pais pressupõe outras qualidades boas tanto quanto a desobediência pressupõe qualidades más. 
Comparando obediência e desobediência na Bíblia podemos ver que tipo de companhia filhos obedientes ou filhos desobedientes têm e quais as expectativas podemos esperar de cada um.

OBEDIÊNCIA & DESOBEDIÊNCIA

1° Fé e salvação - Gên. 7:7 (Noé e família)

2° Prontidão em ouvir O Senhor - I Sam 3:4

3° Tenro - Prov. 4:3

4° Apreender a verdade - Prov. 31:1

5° Amor - João 14:15

5° Sujeição, submissão, bom testemunho - I Tim 3:4,12

6° Humildade, fidelidade - Fil. 2:8

7°Pronto para agradar, abençoado - Efés 5:1

8° Vá bem, vida longa - Efés 6:3  • Tolice - Juízes 14;2

9° Morte, “a glória se foi” - I Sam 4:11

10° Ódio, morte, fuga, desperdiço, dissolução - II Sam 13:22,28,34; 15:13

11° Desrespeito, morte - II Reis 2:23,24

12° Romanos 1: 29- Iniquidade, prostituição, malícia, avareza, maldade, inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade,

Romanos 1: 30 - sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males

Romanos 1: 31 - néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia

II Tim 3:2 - homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos

II Tim 3:3 - sem afeto natural, irreconciliávies, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons

II Tim 3:4 - tridores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus

II Tim 3:5 - têm aparência de piedade, mas negam a eficácia dela

Obediência - O Caminho Abençoado

Obediência traz consigo muitas outras bênçãos pois submissão aos pais é submissão a Deus, quem mandou aos filhos obedecerem os pais.

Quando uma criança aprende submissão (e tem que ser aprendida, o mais cedo possível - Prov. 22: 15)

Ela aprende submeter-se a uma vontade mais alta que a sua. Sabendo submeter-se a uma autoridade mais alta pode treinar o filho pequeno a responder até ao chamado de Deus à salvação pois salvação é uma resposta em obediência a chamado de Deus pela Palavra dEle (Prov. 23:13,14; Veja o exemplo de Noé - Gên. 7:1 =7).

O filho que sabe submeter-se aos pais sabe obedecer os mandamentos de Deus “não de uma força externa mas de uma consciência e impulso interno” (The Christian Family, p. 62).

Um Forte Abraço! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, Pr João Nunes Machado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Obrigado por visitar nosso blog, com mensagens inspirativas, baseado na Bíblia, e vídeos ao seu alcance.