sábado, 22 de dezembro de 2012

OS TEUS PROBLEMA NÃO É O TEU FIM( DE I A VIII)

OS TEUS PROBLEMA NÃO É O TEU FIM


TEXTO BASE MT 16: 24 -28



Não siga homens, siga somente Jesus, pois temos a promessa de Jesus, onde Ele estiver você estará com Ele.

“24° Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me.

25° Porquanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa achá-la-á.

26° Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma?

27° Porque o Filho do Homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos, e, então, retribuirá a cada um conforme as suas obras.

28° Em verdade vos digo que alguns há, dos que aqui se encontram, que de maneira nenhuma passarão pela morte até que vejam vir o Filho do Homem no seu reino.

 “Não foi um profeta qualquer, mas foi Jesus que disse aos seus discípulos, se alguém quiser vir após mim renuncie a si mesmo e siga-me.”

Nas palavras de Jesus tem uma coisa muito importante, se alguém quiser, isto seguir ao Senhor não é nada obrigatório, compulsório.

Muitas pessoas dizem: Quem não vem por amor vem pela dor, você sabia que isso não é verdade, e é contrária a palavra.

Mas Jesus esta dizendo se alguém quiser.

Não importa se você estava em dor ou não. Você veio porque quis, ato voluntário, livre arbítrio.

Esta cheio de gente que esta cheio de dor e não quer a Deus, estão quase morrendo mas não quer ouvir falar de Deus.

Muitas pessoas ficam muito irritadas com a palavra de Deus, então a frase acima não se aplica aqueles que querem seguir ao Senhor.

Você vai até Deus porque você amou a palavra.  É claro que Deus te escolheu desde o seu nascimento, o que Ele faz não é trazer você pela dor.

Se Ele nos trouxesse pela dor que Deus rancoroso seria esse, iria te dar uma doença, claro que não.

O que o Senhor faz é que Ele nos convence do pecado, e se você permitir Ele lhe faz convencer do pecado.

É como você parasse num local e estivesse para um local, mas estaria indo para outro, teria que voltar, converter, mudar a direção.


Iª O Espírito de Deus nos  convence do pecado.

Então, porque algumas pessoas pecam, muitos não estão nem ai, perversão total, porque elas não tem  nada o que lhe acuse, e acham que devem viver dessa forma.

O Espírito de Deus nos coloca o convencimento, nos mostra o efeito e as consequências do pecado, e você diz eu não quero mais isso para  minha vida.

Você se convence e diz vou me voltar para outra direção, e escolhe essa nova direção.


II.RENUNCIA-
 MT 16: 24 - 28

Então, Jesus disse: Se você quiser, renuncia a si mesmo e me siga.

Vamos aprender algumas coisas sobre a Cruz.

A cruz significa vergonha, dor, maldição, e porque ele esta dizendo pega a sua cruz ?

Esta dizendo pega os seus dias, e siga-me, venha atrás de mim. Se você quiser!

Quando fazemos uma oferta você deve levar conforme  a sua vontade, você levanta e você faz.

É feito um convite para você aceitar Jesus, e você deve dizer se aceita ou não.

Temos o livre arbítrio, o Senhor não invade a nossa privacidade.

Jesus disse: Pega a sua cruz, não é cruz da sua família, cada um de nós temos uma vida pessoal, e por isso somos chamados  de individuo, amamos nossa família mas somos individuais.

Algumas pessoas dizem eu não sigo a Deus porque eu aprendi como minha mãe e meu pai, mas você vai dar conta da sua vida.


É por isso que Jesus diz pega a sua cruz, você responde por sua vida, a cruz é sua.

E isso vale para nossos filhos, nossa família.

Se alguém da sua família quer jogar a vida fora, você vai chorar, ficar triste, mas você não será cobrado por isso.

Jesus esta dizendo pega a sua cruz, e venha atrás de mim.

III° Todos nós temos uma cruz para carregar:

A cruz representa as nossas perdas, dificuldades, rejeição, temos uma vida pautada a cruz.

Você pode ter dinheiro ou não, mas você tem dificuldades, perdas, você tem seus próprios problemas.

E o Senhor diz pega todos esses problemas e vem atrás de mim.

Cruz não é coisa de Israel, porque eles não matavam pela cruz, e se a pessoa fosse condenada a morte era apedrejamento.

A cruz vem muito antes com os Assírios e depois foi utilizada pelos Gregos, egípcios, e finalmente pelos Romanos.

IV° A morte de cruz era terrível:

A pessoa era crucificada, morria e fica crucificada até os abutres, urubus comerem toda a carne da pessoa.

Aquele lugar era chamado o monte das cavernas, lá era um lugar de caveira porque os abutres, urubus, iam comendo até ficar ossos.

Cruz é maldição, é por isso que nós não usamos o sinal da cruz para nos abençoar.

Cruz lembra maldição, caveira e não lembra benção, a bíblia não ensina que o sinal da cruz é o sinal de Jesus de um cristão.


IV. O SINAL DA CRUZ É O SINAL DE SOFRIMENTO -
GN 3: 15

Quem adorou a chegada da cruz aos romanos foi o diabo. Ele vem acompanhando desde Adão.

Genesis 3:15

“15 Eu farei com que você e a mulher sejam inimigas uma da outra, e assim também serão inimigas a sua descendência e a descendência dela.

“Esta esmagará a sua cabeça, e você picará o calcanhar da descendência dela.”

Isso é uma profecia, depois do pecado de Adão, foi feito a profecia pelo Senhor Deus ao demônio.

O diabo sempre soube que ia nascer uma criança, e esse menino iria pisar na sua cabeça.

Quando Jesus nasceu, o diabo sabia que aquele menino tinha algo especial, o coral de anjo cantou glória a Deus nas alturas.

E o diabo disse é essa a criança.

A cruz chegou aos romanos ao sexto ano depois de Cristo, Jesus já estava ali Ele era um bebezinho.

O diabo disse: Ele veio, chegou, mas Ele vai morrer na cruz, e será comido pelos abutres(urubus).

Pensou o diabo descobri uma forma de matar o menino, e partir daí o diabo ficou mais tranquilo com a profecia de Genesis 3:15.

O Senhor disse siga-me, onde Ele entrar você deve entrar atrás, você não precisa ir a Israel para seguir a Jesus.

A bíblia não deve ser lida como um texto histórico, após a leitura deve se perguntar o que isso me ensina, o que aprendo com a palavra, o que Deus quer falar comigo.

No começo do ministério de Jesus Ele vai à festa, pois Ele era alegre, convívio social, estava nos ensinando.

Ninguém para seguir deve ser travado, mal humorado, deve ser uma pessoa natural, abençoada, feliz.

No Episódio de Lazaro Jesus nos ensina a importância de termos amigos.

Jesus ensinou aos discípulos muitas coisas abençoadas.

Jesus disse: "Aprendei de mim, isso é andar comigo".

Uma coisa que você precisa aprender jamais abandonar tudo isso que recebemos de Deus.

Nós devemos chegar, mas nunca abandonar, nós podemos cansar-nos, podemos até parar, mas nunca abandonar.

Você sabe porque o mar abriu para Israel passar? Porque era a passagem dos Israelitas, mas o mar fechou não porque os Egípcios deveriam ser mortos, mas para que Israel não pudesse voltar para o deserto.

1° O Evangelho não é para os frouxos, covarde, seguir a Jesus o preço é alto.

2° Você escolheu a Deus, e Deus escolheu você, e deve encarar.

3° Quando Cristo lhe chamou, pega a tua cruz e venha, onde eu for você vai, estou contigo.

4° Você pensou que seria fácil. Você veio para enfrentar, encarar, medo de que?

5° Muitos irmãos qualquer aborrecimento, se afasta de Deus.

6° A sua fé deve estar firmada em Jesus, independente  do que você passe jamais volte atrás.

Você precisa aprender a vencer, a ter paciência, perseverança.

7° Existe uma história da entrada de Jesus em Jerusalém, foi lindo, sabe por quê?

Porque os Judeus quando virão Jesus entrando em Jerusalém pensaram que era o Messias.

Quando Jesus entrou em Jerusalém todos diziam: Hosana nas alturas, Hosana nosso Deus.

Jesus passava no meio da multidão, todos estavam alegres e gritando Hosana nas alturas.

VI° Todos nós temos o nosso dia de Hosana, não é só cruz para carregar: 

1° Você vai ter Hosana na sua vida em todas as áreas de sua vida, Hosana nas alturas.

2° Você pode estar desempregado, sem dinheiro, mas vai passar, o Hosana aparece para você.

3° O Senhor entrou em Jerusalém, e você esta entrando após Ele, e seus amados entraram juntos.

4° Uma coisa que nós aprender é que além da alegria e da festa, todos estavam lá, Judas também estava lá.

Quando você estiver vivendo Hosana estará todo mundo atrás de você, quando esta bem todos te amam, Hosana.

Nós temos muitos amigos só no período de Hosana, todos te amam, é o melhor amigo, a melhor pessoa do mundo.

Mas, a vida não é assim, Jesus disse:  segue-me, pega a tua cruz.

Quinze dias, após a entrada de Jesus em Jerusalém, começa o período da crucificação, depois de Hosana vem crucificação, dificuldades.

Quando Jesus estava em dificuldades, muitos dos apóstolos não estavam lá com Ele, o abandonaram.

Na crucificação, dificuldades, os amigos, muitos de nossos parentes desaparecem se afastam de nós.

Quando você esta em dificuldades, as pessoas se afastam de você, é importante saber isso, uma coisa que aprendemos é que na hora da dor que os amigos verdadeiros são revelados.

Aqueles que aparecem quando você da uma melhora não são os seus amigos, não fique chateado com isso, não decepcione-se mais com ninguém, mas pega a tua cruz e siga a Jesus.

Aqueles que disseram que o amavam serão os primeiros que viraram as costas para você.



VII. Quando alguém virar as costas para você diga Deus misericórdia, aprenda com Jesus:-
MT 27: 57- 58

1° A crucificação mostrou os verdadeiros amigos do Senhor Jesus, e ai então acontece uma das coisas mais maravilhosas do ministério de Jesus.

José de Arimatéia, um homem rico e Senador e discípulo de Jesus Mateus 27: 57 =58

“57 Já era quase noite quando chegou da cidade de Arrematei-a um homem rico chamado José.

Ele também era seguidor de Jesus.

58 José foi e pediu a Pilatos o corpo de Jesus. “E Pilatos mandou que o entregassem a ele.”

O senhor sempre coloca no nosso meio pessoas abençoadas com propósitos que  nem sabemos, mas tem propósito de Deus.

José de Arrematei-a era da família de Jairo cujo Jesus ressuscitou a sua filha, José de Arimateia se converteu nesse milagre e fazia parte dos discípulos de Jesus.

2° Se alguém fosse a Pilatos pedir o corpo de Jesus receberia um não, pois a lei dizia:

Os abutres(urubus) tem que comer o corpo do ressuscitado, mas a importância da pessoa de José de Arrematei-a consegue convencer Pilatos e ter o corpo do Senhor Jesus. Marcos 15: 43

“Já era quase noite quando chegou José, que era da cidade de Arimatéia.

Ele era um homem importante e fazia parte do Conselho Superior.

José também esperava a vinda do Reino de Deus.

Era o Dia da Preparação, isto é, a véspera do sábado.

“Por isso José, tomando coragem, foi falar com Pilatos e pediu o corpo de Jesus.”
José de Arimatéia disse: Eu quero a liberação do corpo de Jesus, Ele era um Senador honrado.

3° O diabo deveria ter dito eu mato esse José de Arimatéia, e dessa forma o corpo de Jesus não seria devorado pelos abutres(urubus), conforme mandava a lei.

Os urubus estavam todos voando esperando para atacar o corpo.

Os urubus podem se levantar para querer te comer, mas sempre tem um José de Arimatéia para lhe abençoar.

4° Seja um José de Arimatéia na vida das pessoas.

A benção de Deus esta chegando na sua vida, as pessoas podem estar fechando a sua porta, mas Deus manda pessoas como José de Arimatéia para abrir as tuas portas e lhe abençoar.

5° Ninguém tem poder para fechar as portas dos filhos de Deus.

6° Ninguém fecha a porta do seu emprego, da tua casa, da tua empresa, ninguém põe a mão no que é teu meu irmão.

7° O inferno ficou preocupado, e o diabo deve ter dito onde foi que apareceu esse tal de José de Arimatéia.

Na profecia de Genesis 3:15 foi dito que o filho da mulher pisaria na cabeça da serpente.

Jesus desceu no inferno, livrou os aprisionados, todo o poder foi lhe dado no céu e na terra, e foi no inferno pisar na cabeça do diabo.

8° As coisas de Deus não é para frouxos, e sim para corajosos, os chamados por Jesus não voltam atrás.

9° Não tenha medo de nada, o Senhor é contigo. Pisa na cabeça do diabo, ele não tem poder na tua vida.

Pisa na cabeça da enfermidade, tua casa não é lugar de doença, é bênção.

Pisa na cabeça das dificuldades financeiras, repreenda-as em Nome de Jesus.


VIII. A coisa mais importante é que o calvário não é fim-
MC 16: 15 - 20

“15 Então ele disse: Vão pelo mundo inteiro e anunciem o evangelho a todas as pessoas.

16° Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.

17° Aos que crerem será dado o poder de fazer estes milagres: expulsar demônios pelo poder do meu nome e falar novas línguas;

18° se pegarem em cobras ou beberem algum veneno, não sofrerão nenhum

19° Depois de falar com eles, o Senhor Jesus foi levado para o céu e sentou-se do lado direito de Deus.

20° Os discípulos foram anunciar o evangelho por toda parte.

“E o Senhor os ajudava e, por meio de milagres, provava que a mensagem deles era verdadeira.”

Jesus não esta na cruz, Ele esta sentado a direita de Deus, e como seguidor de Jesus estou junto com Ele.

Jesus disse: Eu vou levar vocês comigo, onde Ele estiver todos os seus seguidores estarão com Ele.

Não desanime, não siga homens, siga somente Jesus, pois temos a promessa Jesus, onde Ele estiver você estará com Ele.

CONCLUSÃO

Os teus problemas não é o teu fim, você não vai se acabar com ele, chegara o momento que será só Hosana.

Não conhecemos os amigos pelas horas boas, mas os verdadeiros amigos conhecemos nas dificuldades.

Muitos de nossos amigos nas horas boas são os Judas.

Mas não amaldiçoe seus inimigos, ore por todos, peça misericórdia a Deus, abençoe-os.

Todos que lhe fizeram mal prestaram contas ao Senhor.

Seja abençoado com  essa palavra.

 Deus te abençoe !

Deus te deu 24 horas no dia, então reserve um tempo para ele, e seja abençoado!

Um Forte Abraço! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, PR João Nunes Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Obrigado por visitar nosso blog, com mensagens inspirativas, baseado na Bíblia, e vídeos ao seu alcance.