quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

não tome decisões com bese nas emoções = 2013


TEXTO BASE Mc 5: 14 = 29

INTRODUÇÃO 

TEMA: FAMLIA MEU MAIOR PATRIMÔNIO=I

NÃO TOME DECISÕES COM BASE NAS EMOÇÕES
Na minha leitura biblica devocional de hoje, me deparei com um homem e uma mulher que não soube colocar inteligência nas suas emoções, por isso agiu de forma irracional (Mc 5: 14 = 29).
Herodes, na sua festa de aniversário, ao ver a filha da sua amante dançando, ficou encantado e dominado por suas emoções disse à jovem: pede o queres que eu vou lhe dar.




Orientada pela sua mãe, ela pediu a cabeça de João Batista, simplesmente porque a verdade que ele dizia a incomodava. Herodes não podia negar porque tinha feito um juramento, então mandou assassinar o precursor de Jesus.

O grande desafio de todos nós é viver a vida tendo as redeas das emoções nas mãos, isto é, auto controle emocional. Herodes, um líder que não agiu com equilibrio.
Uma decisão com base apenas nas emoções, pode resultar em tragédia, morte e prejuízos irreparáveis.
A razão principal porque Jesus nunca errou nas suas decisões no exercício do seu ministério, é porque todas as suas decisões eram dirigidas por princípios.
Quando as nossas respostas aos estimulos, são dirigidas por princípios, sempre acertamos e contabilizamos lucros em vez de prejuízos.

A palavra chave na vida das pessoas que mantém as redeas das emoções nas mãos, é:proatividade.
Pessoas proativas, pensam antes de responder, tem iniciativa própria, sabem dizer não para si mesmas sempre que necessário, são otimistas e visionárias.

A semelhança de Herodes, quem age precipitadamente, amanhã ira chorar com a dor do remorso.
Nossas decisões devem ter propósitos bem definidos, a glória de Deus e o bem estar do próximo.
Qualquer decisão que não passar por este filtro, deve ser abortada.
Se Herodes tivesse isso em mente, ele não teria matado aquele que lhe falou a verdade, João Batista.
Antes de tomar qualquer decisão relevante, conte até dez e se for necessário, até cem ou mil, quem pensa antes de agir sempre constrói o seu destino debaixo da bênção e não da maldição.

A ser viço do rei Pr. João Nunes Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário