sexta-feira, 24 de maio de 2013

A DECISÃO É TUA*

BÊNÇÃO x MALDIÇÃO?

TEXTO BASÍCO DT 30:19

INTRODUÇÃO

“Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência,”

A vida é repleta de momentos onde somos forçados a tomar decisões. 

Algumas decisões contribuem para uma história de sucessos e realizações. Outras contribuem para uma carreira de derrotas e decepções.

Mesmo no meio cristão, há pessoas que deixam sua personalidade ficar impregnada pelos conceitos exageradamente derrotistas, se apegando a versículos negativos. 

Não duvido que haja em nosso meio, mulheres que nunca engravidaram com medo de Mateus 24.19 – “Mas ai das grávidas e das que amamentarem naqueles dias!”. 

A boa notícia é que há outras preferem se amparar em Salmos 128.3 – “A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira à roda da tua mesa.”.

Aliás, a própria Bíblia é repleta de antagonismos, como em:

1. Aqueles enfrentados por Jesus.

Mateus 4.6-10 – “E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito ... Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus. Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; ... E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.

2. Aqueles enfrentados pela Igreja (Bênção x Maldição).

Mateus 16.18 - “Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;”

Versus

Atos 21.28-31 – “Clamando: Homens israelitas, acudi; este é o homem que por todas as partes ensina a todos contra o povo e contra a lei, e contra este lugar; e, demais disto, introduziu também no templo os gregos, e profanou este santo lugar. Porque tinham visto com ele na cidade a Trófimo de Éfeso, o qual pensavam que Paulo introduzira no templo. E alvoroçou-se toda a cidade, e houve grande concurso de povo; e, pegando Paulo, o arrastaram para fora do templo, e logo as portas se fecharam. E, procurando eles matá-lo, chegou ao tribuno da coorte o aviso de que Jerusalém estava toda em confusão;”

3. Aqueles enfrentados por nós, como indivíduos. Os antagonismos estão diante de nós porque ...

Romanos 8.6,7 – “Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser”;
Vejamos algumas situações:

A) OS ATAQUES DO MALIGNO:

1 João 5.18 - “Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca.”

Versus

Jó 1.5-12 – “Sucedia, pois, que, decorrido o turno de dias de seus banquetes, enviava Jó, e os santificava, e se levantava de madrugada, e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles; porque dizia Jó: Talvez pecaram meus filhos, e amaldiçoaram a Deus no seu coração. Assim fazia Jó continuamente. 

E num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles. 

Então o SENHOR disse a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao SENHOR, e disse: De rodear a terra, e passear por ela. 

E disse o SENHOR a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal. 

Então respondeu Satanás ao SENHOR, e disse: Porventura teme Jó a Deus debalde? Porventura tu não cercaste de sebe, a ele, e a sua casa, e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste e o seu gado se tem aumentado na terra. Mas estende a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema contra ti na tua face. 

E disse o SENHOR a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está na tua mão; somente contra ele não estendas a tua mão. E Satanás saiu da presença do SENHOR.”,

B) BÊNÇÃO x MALDIÇÃO:

Gálatas 6.13 – “Cristo nos resgatou da [maldição] da lei, fazendo-se [maldição] por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;”.

Versus

Provérbios 26.2 – “Como ao pássaro o vaguear, como à andorinha o voar, assim a maldição sem causa não virá.”.

C) CONDENAÇÃO e SALVAÇÃO:

Ezequiel 33.13-15 – “Quando eu disser ao justo que certamente viverá, e ele, confiando na sua justiça, praticar a iniqüidade, não virão à memória todas as suas justiças, mas na sua iniqüidade, que pratica, ele morrerá. 

Quando eu também disser ao ímpio: Certamente morrerás; se ele se converter do seu pecado, e praticar juízo e justiça, Restituindo esse ímpio o penhor, indenizando o que furtou, andando nos estatutos da vida, e não praticando iniqüidade, certamente viverá, não morrerá.”.

Conclusão:

João 8.47 – “Quem é de Deus escuta as palavras de Deus; por isso vós não as escutais, porque não sois de Deus.”

O Senhor, nesta noite, te orienta a conhecer melhor a Sua Palavra. 

Assim, você poderá se defender das investidas da carne.

Você precisa tomar posse do que Deus separou para tua vida.

A chave da vitória está em confiar em Deus. Lembra-te que o mesmo Salmos 1 que afirma que o ímpio perecerá, também diz que o justo prosperará.

Veja o que o Senhor te propõe ...

Deuteronômio 30.19 – “Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência,”

Um Forte Abraço! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, Pr João Nunes Machado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Obrigado por visitar nosso blog, com mensagens inspirativas, baseado na Bíblia, e vídeos ao seu alcance.