segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Como Pode um Marido Ajudar Sua Esposa a Crescer em Cristo?

TEXTO BASE EF 5: 25 = 27

INTRODUÇÃO

TEMA: Como Pode um Marido Ajudar Sua Esposa a Crescer em Cristo?

"25 Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,

 26 Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, 

27 Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível." (Ef 5: 25 =27 ACF)

A passagem soa estranha a muitos de nós porque nós vemos que é uma clara diretriz dada aos maridos, mas nós não sabemos realmente o que ela significa. 


O que significa você “santificar” a sua esposa? E como um marido poderá fazê-lo?


Seção especial -  Amando a sua esposa

Quanto à primeira pergunta: “O que significa santificar minha esposa?”, Lou Priolo, em seu livro The Complete Husband ("O Marido Completo"), explica: “Como líder espiritual dela, você deve 'colocá-la à parte, colocá-la separadamente' (isto é, fazê-la santa), purificando-a através das Escrituras. 

Você deve ajudá-la, com a Palavra, a remover suas manchas e enrugamentos espirituais e quaisquer [outras] coisas (v.28) que não se conformem com a imagem de Cristo.
A maneira que você faz isto é obedecendo e usando a Palavra de Deus em todo o seu lidar com ela.”

Para os maridos cujas esposas conhecem as Escrituras melhor do que eles, Priolo diz: “Mantenha em mente que Deus fez de você o líder espiritual de seu lar, e o encarregou com a responsabilidade de purificar sua esposa com a Palavra. Apenas isto já deve responder à sua pergunta. Você pode ensiná-la porque Deus  requer de você fazer assim como a cabeça espiritual de seu lar (1 Coríntios 14: 35).”

 Priolo fornece também algumas sugestões e modos de como um marido pode santificar sua esposa pelas Escrituras:

1. Certifique-se de que sua esposa tem bastante tempo, em sua programação diária, para o estudo da Bíblia e para a oração.
 Isto pode envolver você se levantar mais cedo [claro, dormindo mais cedo também] ou rearranjar sua programação de modo que você possa prestar atenção às crianças durante este tempo.

2. Invista tempo com ela, regularmente, no estudo da Bíblia.

3. Peça a ela para memorizar uma porção das Escrituras juntamente com você e para cada um dos dois poder cobrar do outro e cada um ter que prestar contas ao outro.

4. Faça e explique suas decisões com base nas Escrituras.

5. Elogie-a por todas e quaisquer das características de caráter bíblico que ela possua (reverência, auto-controle, discrição, amor, alegria, paz, etc.).

6. Esteja seguro de que você nunca a critica (reprova) a não ser sobre fundamentos bíblicos [e com a atitude correta de coração, no local e tempo adequados], incentivando-a a fazer o mesmo com você.

7. Incentive-a a ser fiel em seu comparecimento à igreja, onde ela pode se sentar sob a fiel pregação e ensino da Palavra. Seja um bom exemplo de, fielmente, você mesmo comparecer à igreja. 

8. Incentive-a em outras oportunidades que ela possa ter de estudar as Escrituras (individualmente ou com outras).

9. Faça da hora do jantar um tempo agradável para trocarem opiniões sobre a verdade bíblica e aplicações pessoais das Escrituras

10. Determine quais áreas na vida dela ela mais deseja mudar e e porque as deseja mudar. 

Use estas áreas como trampolins para juntamente procurarem as respostas de Deus (assegure-se de que você também dirá a sua esposa as mudanças que você gostaria de ver em sua própria vida e de procurar sua ajuda e orações). 

A serviço do rei Pr, João Nunes Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário