segunda-feira, 15 de setembro de 2014

indentificando sete problemas da lingua indisciplinada

TEXTO BASE TG. 3: 1-12

INTRODUÇÃO

TEMA: INDENTIFICANDO SETE PROBLEMAS DA LINGUA INDISCIPLINADA 

1. Meus irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo que receberemos mais duro juízo.

2. Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo.

3. Ora, nós pomos freio nas bocas dos cavalos, para que nos obedeçam; e conseguimos dirigir todo o seu corpo.

4. Vede também as naus que, sendo tão grandes, e levadas de impetuosos ventos, se viram com um bem pequeno leme para onde quer a vontade daquele que as governa.

5. Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia.

6. A língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.

7. Porque toda a natureza, tanto de bestas feras como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se amansa e foi domada pela natureza humana;

8. Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal.

9. Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.

10. De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim.

11. Porventura deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa?

12. Meus irmãos, pode também a figueira produzir azeitonas, ou a videira figos? Assim tampouco pode uma fonte dar água salgada e doce.

Com razão Tiago disse: “Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo”

Tg 3. 2. Quando há disciplina no falar, aí se desenvolve um ambiente de paz, comunhão e harmonia, do contrario: derrota, destruição.

Vejamos os 07 problemas provocados por uma língua indisciplinada:

I° FALAR DEMAIS.
Em Pv 10.19, diz: “Na multidão de palavras não falta pecado”. Ec 5. 3, “Porque, da muita ocupação vêm os sonhos, e a voz do tolo da multidão das palavras”.
A bíblia chama a pessoa que fala sem parar de tolo. Uma língua irrequieta demonstra um coração inquieto, precisa de cura. Pense mais e fale menos.



II° PALAVRAS VÃS. (TOLAS)
No sermão da montanha há um versículo paralelo: “Seja porém a tua palavra: Sim, Sim; não, não.
O que disto passar, vem do maligno” (Mt 5. 37). “Não andarás como mexeriqueiro entre o povo: não atentarás contra a vida do teu próximo” (Lv 19.16).

“As palavras do mexeriqueiro são como doces bocados; elas descem ao íntimo do ventre” (Pv 18. 8).
Você sabia que é possível literalmente matar uma pessoa através de palavras? Sei de casos reais onde ministros morreram sob humilhação, vergonha e feridas de línguas maliciosas. Jer 18.18 diz que os inimigos de Jeremias falaram: “vinde, firamo-lo com a língua, e não atendamos a nenhuma das suas palavras”.
Muitos servos de Deus morreram de feridas causadas pela língua. (Mt 13.36). Cuidado!

III° FOFOCA
“Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo; não te porás contra o sangue do teu próximo. Eu sou o Senhor”. Lev 19.16. A fofoca é a grande desgraça do nosso século.
É a fofoca na escola, no trabalho, na família, na casa, na vizinhança e até na igreja.

IV° MENTIRA
“Estas seis coisas o SENHOR odeia, e a sétima a sua alma abomina: Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, O coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal, A testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos”. Pv 6.16-19.
Aqui está outra grande praga do século XXI. Os mentirosos tem se multiplicado como “chuchu na cerca”.

V° BAJULAÇÃO
“SALVA-NOS, SENHOR, porque faltam os homens bons; porque são poucos os fiéis entre os filhos dos homens.
Cada um fala com falsidade ao seu próximo; falam com lábios lisonjeiros e coração dobrado.
O SENHOR cortará todos os lábios lisonjeiros e a língua que fala soberbamente” Sl 12.1-3

VI° PALAVRAS PRECIPITADAS
Em Provérbios 29.20 diz: “Tens visto um homem precipitado no falar? Maior esperança há para um tolo do que para ele”. Esta é uma afirmação muito penetrante.
Não diga tudo que sente na hora que sente. Se você fizer assim, acabará entrando em problemas sérios.

Aprenda a se dominar. No Salmo 106 temos um quadro bem trágico de Moisés, que perdeu o privilegio de guiar o povo de Deus para a terra prometida por causa de uma frase impetuosa que pronunciou.
Nada poderia melhor nos mostrar até que ponto Deus é exigente quanto à nossa maneira de falar, do que esse acontecimento com Moisés. (Sl 106. 32,33).

VII°PALAVRAS NEGATIVAS
Este é um dos “pecados respeitáveis” praticados regularmente por pessoas religiosas. Normalmente não é considerado pecado. “não tenho fé”. “não creio que conseguirei o dinheiro a tempo”.
“Tenho certeza que será preciso fazer uma operação”.
As palavras podem ser muito educadas, respeitáveis e religiosas, mas em muitos casos são inaceitáveis a Deus. Muitas vezes, cavamos nossas próprias sepulturas com nossas bocas.
Há muitas pessoas mortas hoje que não deveriam ter morrido. Morreram por causa daquilo que falaram.

Um bom exemplo está em Nm 13. Há uma diferença enorme entre o que os dez espias disseram e o que Josué e Calebe disseram.
Josué e Calebe disseram: “somos capazes”. Os outros disseram: “Disseram, não somos capazes”. Cada um selou o seu próprio destino que disse.

CONCLUSÃO
Identificamos hoje 07 problemas da língua indisciplinada: falar demais, palavras tolas, fofoca, mentira, bajulação, palavras precipitadas e palavras negativas.
Onde temos falhado e como podemos mudar? Cuidado os “seus frutos” podem estar sendo roubados devidos á estes “07 problemas”.

PÃO DIÁRIO= Seg – Números 13 ** Ter – Prov 10.19, Ecls 5. 3 ** Qua – Mat 13.36, Ef 4. 29, Mat 9.37 ** Qui – Prov 18.8, 1 Tm 5. 73, 1 Pe 4.15 ** Sex – Apoc 21.8, Prov 12.22 ** Sab – Salmos 106 ** Dom – Prov 6.16-19.

UMA NOITE QUE DEUS MARCOU SUA VIDA: 

unção, comunhão, relacionamento, milagres, lazer, edificação e renovo espiritual.

Tags: Andam, Bíblico, Caminho, Cristo, Cruz, Deus, Escrituras, Evangelho, Glória, Jesus, Palavra, Pastor, Porta, Poucos, Salvação, Salvador, Satanás, Verdade, Vida
A ser vice do rei Pr João Nunes Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Obrigado por visitar nosso blog, com mensagens inspirativas, baseado na Bíblia, e vídeos ao seu alcance.